quinta-feira, 21 de maio de 2020

Atividade semana 25 a 29 de maio - 1ºC, 2ºE e 3ºD


E. E. DR. GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS
Roteiro de estudos para o período de aulas não presenciais
Professora: Nelma Corrêa Costa

Componente curricular: Língua Portuguesa
Número de aulas previstas: 04
Data de entrega: 29/05/2020

Orientações: Leia os textos com muita atenção.

Elabore respostas completas.

Também estou à disposição para sanar qualquer dúvida, pelo what’s app 12 98227 5076 e pelo email nelma_ilhabela@hotmail.com

Bons estudos!

Leia com atenção e responda ao que se pede.

ESOPO

Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:

— Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está á venda no mercado.

— Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?

— Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.

Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.

— Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo — A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?

— Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?

— É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.

Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:

— Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.

Impressionado com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.

Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o mundo.
(Autor desconhecido)

1) Essa narrativa tem como protagonistas:

a-( ) o amo e o patrão

b-( ) o chefe militar e o escravo

c-( ) o companheiro e o patrão

d-( ) o servo e o escravo

2) A passagem “indagou Esopo” pode ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:

a-( ) respondeu Esopo;

b-( ) percebeu Esopo;

c-( ) perguntou Esopo;

d-( ) assegurou Esopo;

3) Segundo o texto, a língua tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo. Como exemplo de virtude e vício, respectivamente, podem-se citar:

a-( ) ensinamentos filosóficos e conceitos religiosos;

b-( ) discussões infrutíferas e obras literárias;

c-( ) rede de intrigas e desentendimentos;

d-( ) ensinamento das verdades santas e criação de anedotas vulgares;

4) Em “impressionado com a inteligência invulgar do serviçal…”, o adjetivo destacado significa:

a-( ) rara

b-( ) medíocre

c-( ) impopular

d-( ) respeitosa

5) De acordo com o texto, quando a língua é mal utilizada, intrigas e violências verbais podem ser:

a-( ) confrontadas

b-( ) armadas

c-( ) superadas

d-( ) rejeitadas

6) Em “por ela mesma ensinadas…”, a palavra destacada está no feminino plural em concordância com:

a-( ) “violências”

b-( ) “anedotas”

c-( ) “verdades”

d-( ) “discussões”

7) Em “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir a seguinte palavra:

a-( ) pacote

b-( ) amo

c-( ) primeiro

d-( ) Esopo

8) O sentido de negação, em determinadas palavras, é dado por prefixos, como em:

a-( ) “impressionado” e “intrigas”

b-( ) “infrutíferas” e “desentendimentos”

c-( ) “desapontado” e “inteligência”

d-( ) “interrogou” e “ensinadas”

9) Nessa história, a libertação do escravo se deve ao fato de Esopo:

a-( ) fazer boas compras

b-( ) ser educado

c-( ) falar muito bem

d-( ) ter grande sabedoria

10) Partindo da ideia que a nossa fala exerce forte influência nas nossas relações sociais, escreva nas linhas abaixo sobre a importância de educar a nossa linguagem; evitando diariamente termos grosseiros, palavrões e de sentido pessimista. Leve em consideração o quanto uma palavra mal proferida pode machucar e desmotivar alguém, assim como as mesmas podem trazer conforto e felicidade.

(Mínimo 8 linhas)

11) Leia com atenção e responda.
FAKE NEWS SÃO NOTÍCIAS FALSAS, MAS QUE APARENTAM SER VERDADEIRAS.

Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.

Fake news não é uma novidade na sociedade, mas a escala em que pode ser produzida e difundida é que a eleva em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais notícias, afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia?

No geral não é tão fácil descobrir uma notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado” com as empresas que produzem e disseminam Fake News constituindo verdadeiras indústrias que “caçam” cliques a qualquer custo, se utilizando de todos os recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão sendo utilizadas como peça chave dessa difusão.

Infelizmente é muito comum o uso das primeiras vítimas como uma espécie de elo para compor uma corrente difusora das Fake News. Assim, aquelas pessoas que de boa-fé acreditaram estar em contato com uma verdadeira notícia, passam – ainda que sem perceber – a colaborar com a disseminação e difusão dessas notícias falsas.

Mas não é impossível detectá-las e combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cenário, sendo a educação digital uma ferramenta para fortalecer ainda mais a liberdade de expressão e o uso democrático da internet.

Disponível em: http://portal.mackenzie.br/fakenews/noticias/arquivo/artigo/o-que-e-fake-news/ Acesso em 26 outubro 2017


a) Explique com suas palavras o que você entende por FAKE NEWS?

b) Explique a diferença entre MEME e FAKE NEWS.

c) Ao compartilhar notícias em rede social, você tem o hábito de pesquisar se são verdadeiras ou não? Se sim, de que forma você busca essas informações.

d) Como as fake News podem exercer influência sobre nossas vidas? (pesquise se necessário). Cite algumas consequências.

e) Você tomou conhecimento de alguma fake News nos últimos meses? Cite quais foram.

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