Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
quinta-feira, 21 de maio de 2020
Atividade semana 25 a 29 de maio - História
Escola Canto da Lagoa
Ilhabela – Castelhanos
Professor Tom Prado
Exercícios:
Exercício 1: (PUC-RIO 2007)
Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:
A) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade doscidadãos.
B) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.
C) A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.
D) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.
E) Os ataques terroristas fizeram ressurgir a idéia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.
**********************************************************
**********************************************
***********************************
**********************
**********
Atentado ao World Trade Center e a Guerra contra o
Terrorismo (11 de setembro)
Desde pequenos crescemos com a idéia de que os EUA são a maior potência mundial e de uma certa forma, isso é verdade, pois passamos a maior parte do tempo ouvindo ou lendo a respeito em livros, revistas, jornais e TV.
Toda essa potência, praticamente, dita regras e tendências as quais o mundo inteiro absorve.
A nossa ilusão de que os EUA são uma nação forte e preparada para qualquer ocasião acabou no dia 11 de setembro de 2001, quando terroristas driblaram a segurança americana e protagonizaram o maior atentado que o país já sofreu.
Ao todo, foram 4 aviões: dois se chocaram com as torres do World Trade Center (eram considerados dois dos maiores prédios do mundo – 110 andares - e um símbolo do poder americano), um outro avião atingiu o Pentágono e um 4º avião não chegou até o alvo previsto, pois foi abatido e caiu na Pensilvânia. Calcula-se que na hora da tragédia cerca de 10 mil pessoas estavam no World Trade Center.
Os ataques foram planejados pela organização terrorista Al Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, considerado o inimigo número 1 dos americanos.
Essa não foi a 1ª vez que o prédio foi alvo de um atentado.Em 1993, um caminhão contendo explosivos foi detonado ferindo e matando várias pessoas.
O atentado chocou o mundo, que parou diante seus televisores para assistir às tristes cenas.
Revoltado e indignado, o presidente americano – George W. Bush – iniciou sua própria campanha contra oterrorismo.
Dias depois, apoiado por vários países como Canadá e Austrália, os EUA bombardearam o Afeganistão (país que apoiava e abrigava os terroristas da Al Qaeda).
Porém, com o passar do tempo, Bush não se contentou em atacar somente o Afeganistão. Para ele, o Irã, o Iraque e a Coréia do Norte faziam parte do chamado Eixo do Mal, ou seja, em seus discursos, Bush afirmava que esses países possuíam armas de destruição em massa, além de propagarem o terrorismo.
Com esse discurso e algumas “provas” (que até hoje são questionadas), Bush conseguiu invadir e bombardear o Iraque. Seu objetivo era prender Saddam Hussein (ex - presidente do Iraque que em 1990 entrou em conflito com os EUA na chamada Guerra do Golfo). Após um longa resistência, Saddam foi capturado e morto, porém a morte deste ex-ditador iraquiano não significa o fim do terror e das ameaças.
O 11 de setembro preocupou não só os EUA, mas também todas as outras potências mundiais. Após a tragédia americana, diversos países ficaram atentos para possíveis ataques terroristas.
Hoje, 6 anos depois, o governo americano ainda é ameaçado. Volta e meia, Osama Bin Laden aparece fazendo discursos e ameaçando a segurança americana, por esta razão, os americanos vivem na corda bamba, sempre com medo de novos ataques. A segurança foi redobrada e hoje está mais difícil viajar para lá.
O local da tragédia virou um centro turístico. As pessoas deixam flores, faz em orações e torcem para que o país não seja alvo de um novo atentado.
Texto originalmente publicado
em https://www.infoescola.com/historia/ate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário