Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
terça-feira, 23 de junho de 2020
Biologia - Semana 22 a 26 de junho- Professor André - 3º A, B, C e D
Atividade de biologia prof. André R Zini
3º Médio A, B, C e D 22/06 a 29/06 - 2º bimestre Atividade referente a 2 aulas
Habilidade: (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Atividade a ser desenvolvida:
Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp.
Avaliação:
A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Reino Animalia
O Reino Animalia é definido segundo características comuns a todos os animais: organismos eucariontes, multicelulares, heterotróficos, que obtêm seu alimento por ingestão de nutrientes do meio.
Principais grupos de animais
→ Poríferos: Grupo mais primitivo de animais. Trata-se de seres sésseis, com corpo repleto de poros, que vivem apenas em ambientes aquáticos. Além disso, são seres filtradores cuja digestão ocorre exclusivamente no interior das células (digestão intracelular). Exemplo: Esponjas.
https://youtu.be/r57eQA-lvJg vídeo poríferos
→ Cnidários: Seus representantes são predominantemente marinhos. Nesse grupo, surge uma cavidade digestiva denominada de cavidade gastrovascular. Entre esses animais, existem ainda representantes de vida livre e sésseis. Exemplo: Águas-vivas e caravelas.
https://youtu.be/Aw3nx9bUaQ4 (vídeo cnidários)
→ Platelmintos: Conhecido popularmente como vermes chatos, apresenta simetria bilateral e achatamento dorsoventral do corpo e tubo digestório incompleto. Exemplo: Planárias e tênias. https://youtu.be/NMaJNfXSlY4 (resumo platelmintos)
→ Nematódeos: Também conhecidos como vermes, esses animais têm corpo cilíndrico e com as extremidades afiladas. Apresentam tubo digestório completo. Exemplos: lombrigas e filárias. https://youtu.be/DJ9CfGfFAkU(resumo nematelmintos)
→ Moluscos: Possuem corpo mole, e algumas espécies apresentam corpo recoberto por concha calcária. A maioria dos representantes é marinha, mas existem espécies de água doce e terrestres. Exemplo: Caramujos, polvos e lesmas.
→ Anelídeos: Sua principal característica é o corpo cilíndrico dividido em anéis (segmentado). Existem representantes de água doce, salgada e terra úmida. Exemplos: Minhocas e sanguessugas.
→ Artrópodes: Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados e revestido por um exoesqueleto quitinoso. Graças à presença de exoesqueleto, esses animais não crescem constantemente, mas realizam mudas periódicas. Representam o filo com maior diversidade de organismos do Reino Animalia. Exemplo: Insetos e crustáceos.
→ Equinodermos: Todos os representantes são marinhos e apresentam “espinhos na pele” e o sistema ambulacral. Exemplo: Estrela-do-mar e ouriços-do-mar.
→ Cordados: Apresentam como característica mais marcante a presença de um bastão flexível e fibroso denominado de notocorda durante alguma fase do desenvolvimento.
Exemplos: Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Vídeos
Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.
1. De acordo com a classificação de Whittaker, podemos dividir os seres vivos em cinco reinos, sendo o reino Animalia um deles. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não corresponde a uma característica presente nesse grupo.
a) Nutrição heterotrófica.
b) Organismos multicelulares.
c) Seres procarióticos.
d) Presença de tecidos verdadeiros.
e) Presença de estágio embrionário denominado blástula.
2. O reino Animalia abrange uma grande quantidade de organismos, sendo alguns extremamente diferentes. Todos esses seres, no entanto, apresentam três características em comum:
a) a presença de notocorda, fendas faríngeas e tubo nervoso.
b) a presença de mais de uma célula formando o corpo, nutrição heterotrófica e célula eucarionte.
c) a presença de tecidos verdadeiros, sistema nervoso e sistema digestório completo.
d) a presença de sistemas, respiração pulmonar e nutrição heterotrófica.
e) a presença de nutrição heterotrófica, uma ou mais células formando o corpo e presença de tecidos verdadeiros.
3. Podemos dividir o Reino Animal em nove filos mais representativos. Entre os filos listados a seguir, marque o único no qual é possível encontrar organismos com exoesqueleto quitinoso.
a) Filo Porífera. b) Filo Arthropoda. c) Filo Nematódea.
d) Filo Mollusca. e) Filo Cnidária.
4. Costumamos dividir os seres vivos de acordo com a classificação de Whittaker em cinco reinos, sendo eles o Animalia, Plantae, Fungi, Protista (atualmente chamado de Protoctista) e Monera. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente a principal diferença entre os organismos do Reino Animalia e Fungi.
a) Apenas o reino Animalia agrupa seres eucarióticos.
b) Apenas o reino Fungi possui nutrição autotrófica.
c) Apenas o reino Animalia possui representantes multicelulares.
d) Apenas o reino Animalia possui representantes com tecidos verdadeiros.
5. No reino animal existem vários filos conhecidos. Os poríferos são aqueles considerados os mais primitivos. Qual a característica principal dos poríferos?
a) vivem no mar e no solo;
b) possuem células urticantes;
c) não possuem órgãos ou sistemas;
d) são comestíveis;
6. As águas-vivas são exemplos de representantes do filo Cnidária que frequentemente causam acidentes nas praias. São comuns relatos de pessoas que apresentaram queimaduras por esses animais. Esses seres apresentam como forma de defesa uma célula capaz de liberar um líquido urticante, que em humanos pode ocasionar queimaduras. O nome dessa célula é:
a) coanócitos.
b) amebócitos.
c) cnidoblastos(cnidócitos).
d) quelícera.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário