terça-feira, 9 de junho de 2020

SEMANA 08 A 12 DE JUNHO

AVALIAÇÃO BIMESTRAL – valor 5 pontos

PORTUGUÊS
Letras de música são uma das formas textuais mais absorvidas cotidianamente pela maior
parte da população mundial, em especial por jovens e adolescentes.
São construções textuais intencionais, por meio das quais se quer transmitir uma
mensagem e se transmite. Não são apenas textos lúdicos. Carregam mensagens morais,
sociais e políticas. São, desse modo, indutores de comportamentos e formadores de
opinião. Estabelecem e consolidam novos valores, pensamentos e, possivelmente,
fortalecem o senso comum mais que a maioria dos textos cotidianos. E, por fim, podem ser
- e são - utilizadas como instrumento de dominação ideológica. Portanto, de modo algum,
devem ser assimiladas sem compreensão crítica e sem a observação das gradações de
qualidade artística, lexical, semântica, sonora e estrutural.

Quanto a letra de música ser considerada gênero textual não há mais o que se discutir.
Ainda assim, em variadas situações, letras de música contam histórias, constroem
personagens e enredos, passeiam pela crônica e em outros momentos podem ser lidas
como poemas. Em alguns casos, são mesmo poemas (de alguns dos nossos maiores poetas
de todos os tempos) que foram musicados.

HTTP://UMAPOETICAMUSICAL.BLOGSPOT.COM/2014/08/GENERO-TEXTUAL-LETRA-DE-MUSICA.HTML

 ANALISE A LETRA DE UMA MÚSICA E QUE ESTA TENHA UMA MENSAGEM SOCIAL E/OU POLITÍCA. CRIE UM TEXTO DISSERTATIVO-EXPOSITIVO, ONDE O PRINCIPAL OBJETIVO É BUSCA EXPOR UM PONTO DE VISTA SEM A NECESSIDADE DE CONVENCER O LEITOR.

 UM TEXTO DISSERTATIVO POSSUI UMA IDEIA CENTRAL A SER TRABALHADA, A FUNDAMENTAÇÃO DO TEMA E O FECHAMENTO DA IDEIA DESENVOLVIDA NO DECORRER DO TEXTO.

HISTÓRIA

 FAÇA UMA RELAÇÃO DE DIFERENCIAÇÃO SOBRE O COLONIALISMO DO SÉCULO XVI E DO
SÉCULO XIX (IMPERIALISMO)

GEOGRAFIA E PORTUGUÊS
 DESENVOLVA A PARTIR DE UM MAPA ( DE SUA ESCOLHA) TEXTOS CONTÍNUOS, EXPOSITIVO OU DESCRITIVO. ANALISE-O A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS. CITE O LINK DO MAPA.

FILOSOFIA
 FAÇA UM RESUMO SOBRE O EU RACIONAL. PESQUISE!

SOCIOLOGIA
 CITE ALGUM ACONTECIMENTO MUNDIAL QUE CARACTERIZE UMA MIGRAÇÃO

INGLÊS
 FAÇAM PERGUNTAS DE ACORDO COM AS RESPOSTAS APRESENTADAS NO EXERCÍCIO.

Exemplo:
Resposta: Her name is Lisa. => Pergunta a ser feita: What is her name?
A.Pergunta a ser feita: _
Resposta: I am from the USA.
B-Pergunta a ser feita: _
Resposta: He is a teacher.
C-Qual a pergunta: _
Resposta: I like to eat meat, rice and beans.

GEOGRAFIA
 Faça um resumo sobre o PNUMA, um dos programas da ONU

SOCIOLOGIA
 Fale da diversidade cultural brasileira e seus aspectos de formação.

HISTÓRIA
 O que foi o Darwinismo Social no século XIX?

FILOSOFIA
 Faça um resumo sobre o Eu Racional. Pesquise!
I
NGLÊS
 Traduzam as frases abaixo com o verbo 'to be' para o português.
A. I am from Brazil: _
B. I am here: _
C. You are a doctor: _
D. You are in New York: _
E. He is my friend: _
F. He is in college: _
G. We are ok: _
H. We are teachers: _
Lembre-se: o verbo to be; é normalmente interpretado como ;ser; ou ;estar;.

PORTUGUÊS
 Crie um texto Narrativo e um d descritivo sobre o Bonete e cite as diferenças entre os textos

● ARTES
Continuação do projeto de Inventário histórico e cultural
Aula de arte rupestre com o vídeo da Cinthia Brendazoli – arqueologa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!