segunda-feira, 6 de julho de 2020

Arte - Semana 06 a 10 de julho - Professora Luana - Bonete

Teatro Digital

O teatro e a Era Digital que o digitaliza

Arte Digital, Arte e Multimédia, Teatro

Atualmente vivemos numa Era onde a evolução tecnológica tem vindo a digitalizar tudo o que nos rodeia: as musicas, as fotografias, os filmes, a forma de interação e expressão entre seres humanos, assim como o teatro, tornando a tecnologia, os computadores e os meios digitais serviços espontâneos da arte.

Por definição, o ato teatral envolve a utilização do texto através da encenação e espetáculo, o ato corresponde, ainda, a uma divisão marcada por um tempo,cortado ou não por uma pausa na representação que poderá permitir uma alteração de cenário, a mudança de figurino dos atores ou a entrada e saída de personagens. Ou seja, o teatro que todos já conhecem.

A tecnologia digital chega aos palcos para tornar possível o antigo sonho de vários artistas, transcender o corpo humano. A cultura digital não significa mais uma tecnologia de reprodução, mas a produção imediata entre o material e o virtual. O teatro virtual consiste na utilização de recursos técnicos digitais na ampliação da capacidade de expressão artística nas várias dimensões em que consiste uma peça como voz, corpo, luz, cenário, texto e atores. Os papéis do autor, ator e platéia se misturam, mostrando a interatividade desse novo conceito da arte.

O teatro apresenta-se como uma arte que não necessita de progressos científicos ou das transformações ativas da sociedade, este adapta-se e integra a evolução dos procedimentos atualizados da narração, entendendo as novas formas de compreensão do mundo. Acabando por atrair novidades técnicas, percebendo o novo visual exigido pelo espectador, ou seja, transformando-se e ostentando um novo método digital.

A chegada de novas tecnologias sempre causa polêmica quanto ao término de um ciclo,no teatro muito já se especulou sobre seu fim, com a popularização do rádio, da televisão e do cinema, hoje com a tendência do teatro digital com sua interatividade, portabilidade e fácil acesso na internet, se discute sobre a interferência da tecnologia no futuro do movimento artístico. Atores no teatro digital podem interagir com tempos e lugares diferentes ao mesmo tempo, as ações de dois atores em lugares e tempos diferentes correspondem com infinitos tempos e espaços virtuais, criados na internet e que em cena real, talvez não pudessem ser criados.

Além de um exercício de conectividade, o uso de tecnologias muda, interfere e auxilia outras especialidades, como a dramaturgia, iluminação, direção, sonorização e, claro, ação cênica. Mais do que encenar junto à projeções online e offline, ou mesmo entregar-se a handhelds, smartphones e notebooks durante a ação, os atores lidam ainda, com mais um horizonte que se abre para a dramaturgia: o hiperdrama. O conceito alimenta a idéia da qualidade nas montagens teatrais em que espaço, atores e espectadores caminham juntos no andamento do espetáculo.

Novo conceito, o teatro digital chega para dividir espaço e não para roubar a cena do antigo teatro. “Sempre haverá lugar para um palco vazio e apenas um ator em cena. Mesmo no cinema Chaplin continuou fazendo filmes mudos e resistindo ao advento da voz por décadas e com o mesmo sucesso. Não podemos esquecer O ARTISTA, um filme mudo em preto e branco que ganhou os maiores prêmios do cinema. Então sendo bom, há espaço pra tudo”, ressalta Persico. Virtual e digital, embora não palpáveis, figuram como novos horizontes para que o teatro redescubra e renove a sua função social, bem como desperte no público uma nova opção de cultura e lazer.

1https://digartdigmedia.wordpress.com/2017/10/16/o-teatro-e-a-era-digital-que-o-digitaliza/

2https://realeimaginario09.wordpress.com/2013/04/05/teatro-digital-o-personagem-e-a-tecnologia/

Romeu e Julieta

É difícil falar de Shakespeare e de Romeu e Julieta sem ser extensivo, tendo em vista que a peça foi escrita há mais de 400 anos e desde então vem sendo objeto de inumeráveis estudos, não restritos a área de Literatura. William Shakespeare, dramaturgo inglês do final do século XVI e início do século XVII é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, tido por alguns como principal referência na literatura ocidental.

“Vir depois de Shakespeare, que escreveu a melhor prosa e a melhor poesia na tradição ocidental, é um destino complexo, uma vez que a originalidade se torna singularmente difícil em tudo que mais importa: a representação de seres humanos, o papel da memória no conhecimento, o alcance da metáfora na sugestão de novas possibilidades na linguagem. São excelências particulares de Shakespeare, e ninguém o igualou como psicólogo, pensador ou retórico”

Quem foi Shakespeare?

Shakespeare (1564-1616) nasceu em Stratford-Upon-Avon, Inglaterra. Filho de um próspero comerciante, não se sabe ao certo se recebeu educação formal. Se casou com uma mulher mais velha, Anne Hathaway, e com ela teve três filhos. Por volta de 1590 deixou a família e foi para Londres trabalhar como ator e escritor de peças teatrais. O sucesso veio logo, tornando-se o principal dramaturgo da Inglaterra, o favorito de Elizabeth I e James I.

https://demonstre.com/romeu-e-julieta/#:~:text=Resumo%20da%20hist%C3%B3ria%20de%20Romeu%20e%20Julieta%20Na,de%20encontrar%20Rosaline%2C%20mo%C3%A7a%20por%20quem%20estava%20interessado%29.

ATIVIDADES!!

ISOLADOS MAS COM A TECNOLOGIA NA PALMA DA MÃO!!!

SENDO ASSIM ASSISTAM NA INTERNET A PEÇA TEATRAL ROMEU E JULIETA E RESPONDA AS ATIVIDADES ABAIXO

1- Faça uma pesquisa na internet e assista à PEÇA TEATRAL, ROMEU E JULIETA. Indique o link o qual assistiu à peça e descreve a ficha técnica da produção ( atores, diretores, local e outros)

2-Qual a principal temática de Romeu e Julieta?

2- Faça o resumo da história.

4-Quais os Principais personagens de Romeu e Julieta?

5- Relate sua percepção sobre a diferença dos elementos entre o cinema e teatro.

Melhores links da internet sobre Romeu e Julieta

· The Themes Of Shakespeare – Romeo and Juliet (Legendado em Português) – Documentário da emissora britânica BBC sobre algumas obras de William Shakespeare, neste capítulo: Romeu e Julieta https://youtube.com/watch?v=YZQZmBIlnkM

· Barbara Heliodora: a trajetória de Shakespeare como autor https://youtube.com/watch?v=cSspgeb601k

· Chapolin Colorado – Juleu e Romieta – Episódio Completo https://youtube.com/watch?v=8K6vDNWmgTU

· Hebe Camargo & Ronald Golias – Romeu & Julieta

https://www.youtube.com/watch?v=iE1WRc9ums8

Leonardo Di Caprio no filme com Romeo 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!