Atividade a ser desenvolvida:
Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões
propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp.
Avaliação:
A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas
como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar
nome e série.
Reino Animalia 4 - Filo Chordata (cordados)
Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns
invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo
nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas.
Subfilo Craniata ou Vertebrata
São os animais vertebrados. Uma característica marcante dos craniados é a presença de um
endoesqueleto. Esta estrutura protege o sistema nervoso central e permite a movimentação do
corpo, integrando-se ao sistema muscular.
Peixes
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, de corpo recoberto de escamas, respiração
branquial e sangue de temperatura variável.
Ósseos – são todos os peixes que possuem esqueleto ósseo. Entre eles estão o atum, a sardinha, o
bacalhau, a garoupa, o dourado, o peixe espada, cavalo-marinho, etc.
Cartilaginosos – são os peixes que não possuem ossos, apenas cartilagens que dão
sustentação ao corpo. Entre eles estão os tubarões e as arraias.
Anfíbios
Os anfíbios (do grego amphi, dos dois lados; bios, vida) foram os primeiros vertebrados a viver
em ambiente terrestre, mas ainda dependem da água para se reproduzir.
Atualmente os mais conhecidos são os sapos, as pererecas, as rãs, as salamandras e as cobras-
cegas.
Répteis
A classe reptilia é o primeiro grupo de animais totalmente independente da água. Para isso,
os répteis desenvolveram pele grossa e cheia de escamas queratinizadas para evitar perda de
água, a fecundação passou a ser interna em todas as espécies, o embrião a se desenvolver fora
do corpo materno, em um ovo com casca dura para evitar que resseque, mas ao mesmo tempo
porosa para que haja troca gasosa com o meio ambiente. Os répteis são animais ectotérmicos e
usam fontes externas de calor para regular a temperatura do corpo.
Aves
A classe das aves, maior grupo de vertebrados terrestres, é composta por animais com
adaptações exclusivas e bastante especializadas. As aves são animais endotérmicos, ovíparos
com fecundação interna e que possuem penas e asas. São bem adaptadas aos habitats terrestre,
aquático e aéreo e possuem ampla distribuição, ocorrendo desde as regiões polares até o
equador.
Mamíferos
Os mamíferos têm glândulas mamárias (por isso o nome da classe, Mammalia) e por elas
alimentam seus filhotes. Além dessa glândula, os mamíferos apresentam outras sebáceas e
de suor. Os mamíferos são endotérmicos e por isso há variações de espessura de pele e
presença de pelos, dependendo do ambiente em que vivem, para auxílio da constância da
temperatura.
1. Das estruturas descritas a seguir, qual não está presente em peixes cartilaginosos, como
tubarões e arraias?
a) Nadadeira.
b) Brânquias.
c) Linha lateral.
d) Bexiga natatória.
e) Sistema digestório completo.
2. Sobre o sistema cardiovascular dos peixes e sua circulação, marque a alternativa incorreta.
a) A circulação nos peixes é simples, pois o sangue passa apenas uma única vez pelo coração
para completar o ciclo.
b) O sistema cardiovascular dos peixes é fechado, pois o sangue corre no interior dos vasos.
c) O sangue dos peixes é oxigenado nas brânquias e segue para os tecidos do corpo.
d) O coração dos peixes apresenta três cavidades, dois átrios e um ventrículo.
e) No coração dos peixes, passa apenas sangue rico em gás carbônico.
3. Os anfíbios adultos, apesar de viverem no ambiente terrestre, devem sempre se manter
próximos a locais úmidos. Isso se deve ao fato de:
a) Possuírem exclusivamente respiração branquial.
b) Possuírem pele sensível sem estruturas que evitam a perda de água.
c) Alimentarem-se exclusivamente de animais aquáticos.
d) Possuírem pulmões pouco eficientes e ainda necessitarem, em alguns momentos, da
realização da respiração branquial.
4. (UEMS) Considerando os aspectos evolutivos de répteis e as principais características
apresentadas pelos mesmos, que possibilitaram uma melhor adaptação ao ambiente terrestre,
pode-se afirmar que apresentam:
A) Endotermia e circulação sanguínea fechada.
B) Fecundação interna com ovos pequenos sem vitelo e endotermia.
C) Respiração por pulmões, estrutura óssea porosa, com ossos menos densos que outros
vertebrados.
D) Ovos com casca adaptados para o ambiente terrestre, pele corneificada mais resistente à
abrasão e à perda de água.
E) Ectotermia e respiração cutânea.
5. Nas aves aparece uma característica, que também é presente em mamíferos, chamada de
endotermia ou homeotermia. Essa característica está relacionada com:
a) a capacidade de manter a temperatura do corpo constante através do calor do ambiente.
b) a necessidade de se manter em locais quentes para se aquecer.
c) a necessidade de se manter em ambientes frios para refrescar o corpo.
d) a capacidade de manter a temperatura do corpo constante através do seu metabolismo.
6. Os mamíferos apresentam algumas características exclusivas do grupo. Entre elas, podemos
citar a presença de:
a) dentes não diferenciados.
b) penas.
c) ossos pneumáticos.
d) diafragma.
e) carena.
Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário