Atividade a ser desenvolvida:
Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp.
Avaliação:
A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar disciplina, nome e série.
Genética
A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.
Alguns conceitos importantes em genética.
Cromossomos: sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.
Fenótipo: Características observáveis em um indivíduo. ex. cor, tamanho etc.
Genes: Porção de DNA que codifica e determina as características dos organismos. (letra A, a, B, b,...)
Genótipo: Carga genética de um organismo. Representada por letras. (AA, Aa, BB, bb...)
Heterozigoto ou híbrido: Indivíduo que apresenta dois genes diferentes. (Aa, Bb, AB...)
Homozigoto ou puro: Indivíduo que apresenta dois genes iguais. (AA, aa, BB, bb...)
Recessivo: Um gene recessivo(letra minúscula) só se manifesta em dose dupla. (aa, bb,..)
Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples.
(Aa, Bb...)
O experimento de Mendel
Mendel iniciou seus experimentos em torno de 1857, com o cruzamento de ervilhas.
Para realizar seu experimento, Mendel analisou características que apresentavam duas formas distintas, como sementes verdes e amarelas, e flores brancas e púrpuras, entre outras.
Nesses experimentos, ele utilizou plantas chamadas de puras, ou seja, plantas que, após sucessivas gerações, davam origem a plantas com a mesma característica.
Característica: cor da semente, verde (pura) e amarela (pura).
Cruzamento: Amarela(pura) X verde(pura)
Resultado: todas as plantas filhas produziram sementes amarelas (100% amarelas híbridas)
Essas ervilhas são amarelas, mas não são puras, são híbridas, Mendel as chamou de F1.
Próximo cruzamento: amarelas F1 X amarelas F1
Resultado: 75% das plantas filhas produziram sementes amarelas e 25% das plantas filhas produziram sementes verdes.
Mendel repetiu muitas vezes o experimento e o resultado era sempre o mesmo.
A cor amarela da ervilha não desaparece na semente híbrida, assim, a chamamos de característica dominante.
A cor verde, por sua vez, some nas sementes híbridas, por isso é uma característica recessiva.
Conclusões de Mendel
Existem fatores responsáveis por uma determinada característica. (hoje chamamos de genes)
Cada indivíduo possui dois fatores, sendo um fator herdado do pai e outro da mãe.
Existem fatores dominantes e fatores recessivos.
Cada indivíduo passa apenas um fator para cada característica em cada gameta. (meiose)
Refazendo o experimento de Mendel
Agora vamos usar letras para representar os fatores (genes).
Usaremos a letra V, de verde.
V maiúsculo, para a cor amarela (dominante) e v minúsculo, para o verde (recessivo).
V V = planta amarela pura v v = planta verde pura
V V x v v 🡪 100% V v
V v x V v 🡪 possibilidades VV, Vv, vV e vv
VV amarela (pura), Vv amarela (híbrida), vV amarela (híbrida) e, finalmente vv verde (pura)
https://youtu.be/OwHbxd-KuWk (introdução a genética) 2 minutos
https://youtu.be/hMC4pIASS5E (cruzamentos das ervilhas) 2 minutos
1. O que é Genética?
a) É a ciência que estuda os mecanismos de hereditariedade.
b) É a ciência que estuda as células.
c) Ciência que estuda o funcionamento do organismo.
d) Ramo da biologia especializado em plantas.
2. Quem é considerado o pai da Genética?
a) Alexander Fleming
b) Louis Pasteur
c) Gregor Mendel
d) Charles Darwin
3. A palavra genética deriva da palavra Gene. Marque a definição correta de gene abaixo.
a) Filamento de DNA espiralado
b) Porção de DNA responsável por uma característica.
c) Conjunto de características de um organismo.
d) Pessoa dotada de inteligência acima da média.
4. Em genética usamos muito a palavra híbrido ou seu sinônimo, heterozigoto.
Essas duas palavras poderiam ser substituídas, de modo simplificado, para fins de entendimento pela palavra:
a) Homozigoto
b) Mestiço
c) Puro
d) Dominante
5. A carga genética de um organismo pode ser chamada de:
a) Fenótipo
b) Dominante
c) Recessivo
d) Genótipo.
6. O uso das letras nos problemas de genética facilitam o raciocínio, assim, usamos letra maiúscula para características________________ e, letras minúsculas para características _______________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) recessiva / recessiva
b) dominante / recessiva
c) dominantes / dominantes
d) físicas / químicas
7. (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a) 100% vv, verdes;
b) 100% VV, amarelas;
c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
e) 25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.
8.(UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.
I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.
II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.
III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.
Das afirmações acima está (estão) correta (s):
a) I, apenas
b) II e III, apenas
c) III, apenas
d) II, apenas
e) I, II e III.
9. Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
a) Apenas indivíduos Aa;
b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.
Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.
Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário