sexta-feira, 10 de julho de 2020

Língua Portuguesa - Semanas 13 a 24 de julho - Professora Nelma - 1ºC, 2ºE e 3ºD

Professora: Nelma Corrêa Costa

Turmas: 1C, 2E, 3D

Componente curricular: Língua Portuguesa

Número de aulas previstas: 08 aulas

Data da entrega: 24 de julho de 2020

Orientações: Leia os textos com muita atenção.

Elabore respostas completas.

Também estou à disposição para sanar qualquer dúvida, pelo what’s app 12 98227 5076 e pelo email nelma_ilhabela@hotmail.com

Bons Estudos ♥

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA AS AULAS REMOTAS

Leia com atenção:
O QUE É: RACISMO ESTRUTURAL

Por Maria Teresa Ferreira Jurado - do Momunes
O que é Racismo?

[...]

O Brasil carrega uma história de 300 anos de escravidão. Dentre os países da América, o nosso foi o último a abolir a escravidão negra formalmente, em 1888. Depois de mais de um século, ficou enraizado no inconsciente coletivo da sociedade brasileira um pensamento que marginaliza as pessoas negras, as impede de se constituírem como cidadãs plenas.

Isso posto, vamos adiante:
O que é racismo estrutural?

É essa naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. Um processo que atinge tão duramente — e diariamente — a população negra.

No cotidiano da sociedade brasileira estão normalizadas frases e atitudes de cunho racista e preconceituoso. São piadas que associam negros e indígenas a situações vexatórias, degradantes ou criminosas. Ou atitudes baseadas em preconceitos, como desconfiar da índole de alguém pela cor de sua pele.

[...]
Por que essa discussão importa?

As questões raciais são estruturantes porque fazem parte da construção das nossas sociedades. As subjetividades que nos compõem — os nossos preconceitos, por exemplo — acabam construindo as relações sociais que estabelecemos. E essas relações estão impregnadas de uma construção histórica equivocada, que mantém a população negra em posição de subalternidade.

[...]

Esse equívoco de narrativa resulta na desvalorização da cultura, intelecto e história da população negra. Mina suas potencialidades e, principalmente, aumenta o abismo criado por desigualdades sociais, políticas e econômicas.

É um problema evidenciado por números. No Brasil, pessoas negras são mortas com mais frequência que pessoas não negras: os negros representam 75% das vítimas de homicídio, segundo o Atlas da Violência de 2019. São maioria, também, em meio à camada mais pobre da população: dos 10% de brasileiros mais pobres, 75% são negros, segundo o IBGE.

Para falar sobre os efeitos do racismo na sociedade brasileira é preciso encará-lo como um fenômeno essencialmente transversal. É preciso entender que ele forma uma teia de violências que afeta jovens, homens e mulheres [...], da população quilombola e ribeirinha; e que explica o preconceito contra as religiões de matriz africana, ameaçando seu direito de existir.

Texto disponível em: https://www.brasildedireitos.org.br/noticias/488-o-que-racismo- estrutural?utm_source=google&utm_medium=ads&utm_campaign=search&gclid=CjwKCAjwltH3BRB6Eiw Ahj0IUC19zkPRmdUhoG9XpBkc0opAOJPL6NHU6Mrla5lrFapDEApZ7kkLEhoCPhsQAvD_BwE

Após a leitura do texto, defina com suas palavras o que é racismo estrutural?


Porque é importante combater o racismo estrutural?

De acordo com o texto, dos 10% de brasileiros mais pobres, 75% são negros. Tomando a população do Brasil como 209 000 000 (duzentos e nove milhões), calcule a quantidade dos brasileiros mais pobres que são negros.


Você já vivenciou alguma atitude racista?

Observe a imagem abaixo, leia o diálogo com atenção e responda o que é pedido.




Você reconhece no diálogo, traços de racismo estrutural? Justifique sua resposta.

Leia a tirinha.






Leia a tira do Armandinho* , onde temos a presença da linguagem verbal ( o que está escrito) e da linguagem não verbal ( o desenho). É preciso ler e observar com atenção. Use V para verdadeiro e F para falso:

( ) O assunto discutido através da linguagem verbal é o racismo estrutural. ( ) As personagens são irresponsáveis.

( ) Não é preciso combater o racismo, porque ele não existe.

( ) O assunto exposto pela linguagem não verbal é a pandemia do coronavírus.

( ) A tirinha tem como tema principal o racismo estrutural.

( ) A tirinha tem como focos o racismo estrutural e a pandemia de coronavírus

Segundo a tira, na nossa cultura o racismo estrutural: ( ) é normalizado através da fala, piada e costumes. ( ) muitos pensam que é natural.

( ) as pessoas não percebem.

( ) Racismo estrutural não acontece na nossa sociedade.

Segundo a tirinha, as pessoas não percebem que estão sendo preconceituosas quando usam determinada palavra ou fazem piadas, mas estão magoando e ainda mostrando que são racistas. Você concorda com está visão? Justifique com argumentos que convençam seu interlocutor.


Leia:

Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. Dedicado a protestar contra problemas sociais, levou, através de sua música suas ideias

de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.

A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas.



Levando em conta o que você leu sobre Bob Marley, explique por que você acha que ele chegou a essa conclusão.

Bob Marley, nos mostra que é na simplicidade da natureza que a vida se manifesta plena. Pequenas coisas podem ser transformadoras: amor à natureza, amor ao próximo e a liberdade de “poder estar onde nosso corpo” estiver, veículo que nos leva à vida.

Nosso Corpo é a nossa verdadeira casa!!!!

Assim, vamos ler a poesia e assistir ao vídeo! Clique no link abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=E05F80MgopQ


8. Depois de ler a poesia e assistir ao vídeo, responda as 4 perguntas ao lado! Nossa Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!