segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sociologia - Semana 06 a 10 de julho - Professora Luana - Bonete

LEITURA BOA!!!

A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA MASSA

Analisa o impacto que os meios de comunicação podem provocar na
sociedade, abordando o poder que eles possuem indo muito além de transmitir
informações, é capaz de ditar regras, agindo diretamente no comportamento, pois age
direto na opinião pública. Examina a mídia como formadora de opiniões, a
manipulação de informações e as conseqüências disso, a forma como a moda é
lançada e o papel dela na política.

INTRODUÇÃO

O poder da mídia sobre a sociedade vem sendo tratada constantemente. E ela
é brutalmente capaz de qualquer coisa, capaz de provocar comportamentos,
tendências, atitudes. Nos dias atuais, isto se tornou ainda maior, graças à internet, as
informações estão cada vez mais rápidas e acessíveis a quase todos. Está influência
vem disfarçada, normalmente não sendo percebido no cotidiano das pessoas, como
por exemplo, novelas e jornais, que está sempre no dia a dia da população.
Muitas pessoas acreditam que esse poder que os meios de comunicação têm, é
ainda maior na camada da sociedade em que não é tão bem instruída, pois sem a
educação adequada, não teriam as condições de discernir e questionar o que é passado
para eles através da mídia. Acredita-se que sem a comunicação não há história, que a
comunicação é a história, pois sem ela não seria possível o acesso aos fatos do
passado.

Se considerarmos que toda história refere-se ao fracasso ou ao sucesso de
homens que vivem e trabalham juntos em sociedades, com pretensão ou ao
verdadeiro ou ao verossímil, a história é, na verdade, o fragmento ou o segmento de
um mundo da comunicação. São os atos comunicacionais dos homens do passado o
que se pretende recuperar como verdade absoluta ou como algo capaz de ser
acreditada como verídico. É, nesse sentido, que estamos dizendo que a história é
sempre um ato comunicacional. (DROGUETT, 1989).

AS MÍDIAS NA SOCIEDADE

As mídias comercializam experiências comunicativas para dois tipos de
públicos: aqueles que possuem capacidade de absorção e compreensão dos benefícios
informacionais dos veículos, e àqueles que permanecem presos aos meios de
tecnologia obsoletos, por simplesmente desconhecerem ou ignorarem o alcance e
importância dos conteúdos divulgados.
A aparente distribuição do poder exercida pelos meios de comunicação
modernos é unânime, porém está exposta a uma série de lacunas e demandas
jurídicas. Criando-se um espaço onde tem os limites físicos, territoriais, culturais. A
suposta transparência que o sistema operacional oferece ao usuário não permite que
ele avalie a amplitude de suas ações: o acesso à internet permite que rotinas locais
sejam distribuídas e disponibilizadas mundialmente em tempo real.
As relações sociais, assim como a educação e o entretenimento estão
submetidos a um processo de migração que já se percebe como uma nova ordem
social. Essa nova ordem se expressa numa sociedade digital que é ao mesmo tempo
campo de desenvolvimento econômico e centro das comunicações. Informações
supridas de modo irresponsável é fonte de discriminações e intolerâncias inaceitáveis,
como é possível assistir, ler e “acessar” diariamente através dos inúmeros meios de
comunicação em massa.
Pode-se entender que a mídia é um intermédio que utiliza tecnologia
específica para realizar a comunicação humana. Sendo capaz de influenciar, de
muitas formas, na maneira como as pessoas agem, pensam e sentem na vida
cotidiana.

Como principal espaço de construção simbólica, a mídia chega a ter uma
relevância social e um poder de influência sem precedentes, chegando inclusive a
determinar uma nova forma de exclusão social que afeta diferentes segmentos sociais
como negros, mulheres, indígenas, através ou da veiculação de imagens
estereotipadas, folclorizadas, como também deturpadas em seus conteúdos, ou da sua
invisibilização. (ARENDT, 2000)

A TENDÊNCIA DA MODA PELA MÍDIA

Desde o final dos anos 50 a moda se forma tanto em sua indústria e na mídia,
como nas ruas. A multiplicidade de estilos entra em voga, “o rádio, a TV e a
imprensa, entre outros meios, têm operado uma grande explosão e a consequente
multiplicação das concepções de mundo.” (Droguett, 2002) A mídia e a moda se
unem na exaltação da diversidade, exercendo influência uma sobre a outra e se
subdividindo.

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