terça-feira, 11 de agosto de 2020

Geografia - Semanas 10 a 21 de agosto - Professora Cristina - 2º Ano A, B, C e E

EE DR GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS/ ILHABELA/SP.

ATIVIDADES GEOGRAFIA– 2ª série Ensino Médio Regular A/B/C e E

PROFESSORA: Cristina Terribele

Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas/semanais – 4 Aulas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL): 10 a 14 de agosto de 2020.

17 a 21 de agosto de 2020.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:


SP FAZ ESCOLA – Caderno do Aluno 2ª série – Ensino Médio 2º BIMESTRE – Páginas 68 e 69 – OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (II): O ESPAÇO AGROPECUÁRIO.


ORIENTAÇÕES:

Bom dia gente querida! Espero que estejam todos bem!

As atividades foram adaptadas do Caderno do Aluno do 2º Bimestre (e serão colocadas no formulário lá no Google Classroom e todas as questões podem ser respondidas lá).

Na próxima semana vamos fazer uma aula para tirar as dúvidas e fazer algumas reflexões sobre o tema que é bem vasto para discussões.

Continuaremos nestas semanas com as atividades relativas ao Espaço Agropecuário. O assunto é bem atual e envolve questionamentos sobre a distribuição das terras no Brasil e o desmatamento da Amazônia para a expansão agrícola.

ATIVIDADE



Faça uma análise dos dados apresentados na reportagem. Em seguida, responda as questões propostas no seu caderno (Caso esteja fazendo as atividades no Google Classroom, o preenchimento será feito diretamente na plataforma).


Na raiz da desigualdade social esta a concentração de terras rurais nas mãos de poucas famílias ou empresas. Para o desenvolvimento da competência leitora e maior aprofundamento das discussões relacionadas a agropecuária no Brasil, apresentamos uma reportagem divulgada pela ONG Reporter Brasil, referente a concentração de terras rurais.






a) A reportagem traz um panorama da concentração de terras rurais no Brasil. Aponte ideias favoráveis e contrarias a existência de latifúndio no Brasil.



b) De acordo com o texto, “cerca de 3% do total das propriedades rurais do país são latifúndios, ou seja, tem mais de mil hectares e ocupam 56,7% das terras agricultáveis. Em outras palavras, a área ocupada pelos estados de São Paulo e Paraná juntos esta nas mãos dos 300 maiores proprietários rurais, enquanto 4,8 milhões de famílias estão a espera de chão para plantar”. Considerando o enunciado do texto e seus conhecimentos sobre a concentração de terras no Brasil, apresente argumentos defendendo o seu ponto de vista.



c) Analise o mapa 2 “Ocupações em área da Amazônia Legal” a seguir. Em seguida, apresente os seus argumentos sobre a expansão agrícola na região amazônica. Para finalizar, explique quais são os principais fatores que motivam a invasão ilegal e os conflitos por terras em áreas pertencentes a unidades de conservação, terras indígenas e terras quilombolas.





Elaborado por Gustavo Henrique Cepolini Ferreira (2018)2 e adaptado pela equipe do Sao Paulo Faz Escola.



As respostas das atividades deverão ser encaminhadas para o meu email (cristinaterribele@prof.educacao.sp.gov.br ou kikterribele@gmail.com) ou preenchidas diretamente na plataforma do Google Classroom.


Faça as pesquisas, assista às aulas, com calma! Utilize seu tempo com paciência e dedique-se a enriquecer seu conhecimento. Se tiver dúvidas, mande mensagem!

Não se esqueça de acompanhar as aulas pelo aplicativo Centro de Mídias nos horários previamente estabelecidos para sua série, vou enviando os horários no grupo de whatsapp.

E mais uma vez:

“Lembre-se de FICAR EM CASA”!

Está quase passando!

Tenha só mais um pouco de paciência.

Beijão, Cris.

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