EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Atividade de biologia prof. André R Zini
2º Médio A, B, C e D 21/09 a 06/10 - 3º bimestre Atividade referente a 4 aulas
Habilidade: (EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de
conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-
tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre
outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes
pontos de vista.
Atividade a ser desenvolvida:
Abra o arquivo de PPT enviado no Google sala de aula, assista aos vídeos sugeridos, pesquise
na internet ou livro didático e, em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida
pode entrar em contato pelo WhatsApp.
Alunos que fizeram a aula via Google meet estão dispensados dessa atividade, pois já a
realizaram em aula.
Os demais, devem postar essa respondida no E-mail atividadesgabrielilhabela@gmail.com,
favor colocar nome e série, ou enviar imagem pelo WhatsApp.
1- Realizar uma pesquisa sobre uma das Síndromes apresentadas a seguir, com as
seguintes informações:
- Síndrome de Klinefelter (Cariótipo da pessoa e características apresentadas).
- Síndrome de Down (Cariótipo da pessoa e características apresentadas).
- Síndrome de Turner (Cariótipo da pessoa e características apresentadas).
2- O que significa ser do grupo O+ (O positivo), por exemplo, em relação a transfusão sanguínea?
3- Já ouviu falar em doador universal e receptor universal de sangue? O que significam esses
termos?
4- APLICANDO O CONHECIMENTO
“Bancando” o detetive: Um caso famoso que podemos citar aconteceu com Charles
Chaplin (1889 -1977), o ator e comediante que imortalizou o personagem Carlitos. Em maio
de 1943, sua namorada, Joan Barry, pediu a ele que assumisse a paternidade do filho que ia
nascer. Contudo, foram feitos exames de sangue após o nascimento que comprovaram que
Chaplin não era o pai, mas na época tais exames não eram validados e ele foi obrigado a
pagar 75 dólares por semana até a criança completar 21 anos. Informamos que o sangue da
criança era do tipo B; o da mãe, do tipo A; e o de Chaplin, O. Com essas informações,
resolva a situação:
a) Explique, por meio de conhecimentos genéticos, o fato de Charles Chaplin não
poder ser o pai da criança.
b) Quais tipos sanguíneos a criança, caso fosse filha de Chaplin, poderia ter? Indique
os possíveis genótipos.
Avaliação:
A entrega das atividades propostas via E-mail, bem como a qualidade da devolutiva, serão
usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no E-mail atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar
nome e série, ou imagem pelo WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário