quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Atividade de Biologia - 21/09 a 06/10 - Professor André - 2° A, B, C, D e E

 EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos

Atividade de biologia prof. André R Zini


2º Médio A, B, C e D 21/09 a 06/10 - 3º bimestre Atividade referente a 4 aulas


Habilidade: (EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de

conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-

tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre

outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes

pontos de vista.

Atividade a ser desenvolvida:

Abra o arquivo de PPT enviado no Google sala de aula, assista aos vídeos sugeridos, pesquise

na internet ou livro didático e, em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida

pode entrar em contato pelo WhatsApp.

Alunos que fizeram a aula via Google meet estão dispensados dessa atividade, pois já a

realizaram em aula.

Os demais, devem postar essa respondida no E-mail atividadesgabrielilhabela@gmail.com,

favor colocar nome e série, ou enviar imagem pelo WhatsApp.


1- Realizar uma pesquisa sobre uma das Síndromes apresentadas a seguir, com as

seguintes informações:

- Síndrome de Klinefelter (Cariótipo da pessoa e características apresentadas).

- Síndrome de Down (Cariótipo da pessoa e características apresentadas).

- Síndrome de Turner (Cariótipo da pessoa e características apresentadas).

2- O que significa ser do grupo O+ (O positivo), por exemplo, em relação a transfusão sanguínea?

3- Já ouviu falar em doador universal e receptor universal de sangue? O que significam esses

termos?

4- APLICANDO O CONHECIMENTO

“Bancando” o detetive: Um caso famoso que podemos citar aconteceu com Charles

Chaplin (1889 -1977), o ator e comediante que imortalizou o personagem Carlitos. Em maio

de 1943, sua namorada, Joan Barry, pediu a ele que assumisse a paternidade do filho que ia

nascer. Contudo, foram feitos exames de sangue após o nascimento que comprovaram que

Chaplin não era o pai, mas na época tais exames não eram validados e ele foi obrigado a

pagar 75 dólares por semana até a criança completar 21 anos. Informamos que o sangue da

criança era do tipo B; o da mãe, do tipo A; e o de Chaplin, O. Com essas informações,

resolva a situação:

a) Explique, por meio de conhecimentos genéticos, o fato de Charles Chaplin não

poder ser o pai da criança.

b) Quais tipos sanguíneos a criança, caso fosse filha de Chaplin, poderia ter? Indique

os possíveis genótipos.


Avaliação:


A entrega das atividades propostas via E-mail, bem como a qualidade da devolutiva, serão

usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.

Essa atividade deve ser postada no E-mail atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar

nome e série, ou imagem pelo WhatsApp.

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