Atividades
ARTE para 2º médio A, B, C e D Profª Glyns Roman
Olá galera, vamos prosseguir o
trabalho de Arte.
O tema de estudo é curadoria,
lembram?
Sequência
1
A arte precisa do contato do
público, sem essa comunicação ela perderia o sentido. Veja como, no período
barroco, o grande pintor espanhol Diego Velásquez estabelece essa comunicação
de forma genial, assistindo o vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SMoCTqUNlM0 As meninas
Lygia
Clark foi uma artista brasileira nascida em Belo Horizonte em 1920, mudou-se
para o Rio de Janeiro, em 1947, iniciou seu aprendizado artístico com Burle
Marx (1909-1994). Entre 1950 e 1952 passou a viver em Paris, onde estudou com
Fernand Léger (1881-1955), Arpad Szenes (1897-1985) e Isaac Dobrinsky
(1891-1973). De volta para o Brasil, integrou o Grupo Frente, liderado por Ivan
Serpa (1923-1973).
Inicia,
em 1960, os Bichos, obras constituídas por placas de metal polido unidas por
dobradiças, que lhe permitem a articulação. As obras são inovadoras: encorajam
a manipulação do espectador, que conjugada à dinâmica da própria peça, resulta
em novas configurações.
Em
1963, começa a realizar os Trepantes, formados por recortes espiralados em
metal ou em borracha, como Obra-Mole (1964), que, pela maleabilidade, podem ser
apoiados nos mais diferentes suportes ocasionais como troncos de madeira ou
escada. Sua preocupação volta-se para uma participação ainda mais ativa do
público.
https://www.youtube.com/watch?v=OVgaN1uCyUc Vídeo Trepante em Libras
Inicia
então trabalhos voltados para o corpo, que visam ampliar a percepção, retomar
memórias ou provocar diferentes emoções. Neles, o papel do artista é de
propositor ou canalizador de experiências.
https://www.youtube.com/watch?v=GlZbO_TYwW0 Corpo
coletivo
Caminhando
(1964) é a obra que marca essa transição. O participante cria uma fita de Moebius
[August Ferdinand Moebius (1790-1868), matemático alemão]: corta uma faixa de
papel, torce uma das extremidades e une as duas pontas. Depois a recorta no
comprimento de maneira contínua e, na medida em que o faz, ela se desdobra em
entrelaçamentos cada vez mais estreitos e complexos. Experimenta um espaço sem
avesso ou direito, frente ou verso, apenas pelo prazer de percorrê-lo e, dessa
forma, ele mesmo realiza a obra de arte.
Agora faça você, em casa, essa
proposta de Lygia Clark. O resultado dependerá do caminho escolhido por você na
realização do corte. Boa caminhada.
https://www.youtube.com/watch?v=3sP-uT5DQLM Caminhando
Sequência
2
Revisando a história do teatro, tipos de palco e etc.
https://www.youtube.com/watch?v=WwtKSpK_Rrk Origem do teatro
Vamos nos situar no tempo com o vídeo abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=o27EdqRpBP8 Grécia e teatro
Agora veja que interessante como esses mestrandos contam a
história da comédia grega.
https://www.youtube.com/watch?v=U66mw3HXlTA&t=38s Comédia grega
Tipos de palco
https://www.youtube.com/watch?v=UB0v1S4Q8Kc Tipos de palco
Lembram-se do conceito de quarta parede visto nas aulas
presenciais? Retomando:
A
estrutura do palco italiano, composto por parede de fundo e por duas paredes
laterais, ao encontrar a boca de cena, forma a “quarta parede”: local onde o
drama estaria enclausurado, fechado, concentrado sobre si. O espectador, por
sua vez, aprecia o espetáculo na condição de voyeur, distante da ação.
É como
se a plateia admitisse a presença de uma parede imaginária sem pensar nela,
fazendo com que uma encenação seja tomada como um evento real a ser assistido.
Já os atores utilizam essa convenção para buscar “verdade cênica”, voltando-se
de forma mais eficiente à ficção e aos efeitos dramáticos; concentrando, por
fim, sua atenção no palco e não no público.
Mas existe a quebra da quarta parede e hoje ela é muito
utilizada no teatro, no cinema e em muitos tipos de apresentações. É quando o
ator se dirige ao público, ou mesmo o convida para participar do espetáculo em
determinado momento. No breve vídeo abaixo está um exemplo de quebra da quarta
parede no cinema.
https://www.youtube.com/watch?v=Zq3QInF64mI Quarta parede no cinema.
Sequência
3
Vamos conhecer dança?
https://www.youtube.com/watch?v=AF9tF5AsTtg Corpo (in)verso. Após assistir a esse
vídeo, procure
informação sobre o espetáculo: com qual tema trabalha, qual é o nome da música desse
espetáculo e quem é seu autor.
Assista ao vídeo abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=4ifXPoRrSKc Espetáculo Gil
Depois disso faça a leitura sobre esse espetáculo no
próximo link
Agora responda:
1- Qual o
tema utilizado pelo Grupo Corpo no espetáculo Gil?
2- Quais
temas trabalhou Gilberto Gil ao criar a música para o espetáculo?
3- Na
fala da bailarina Yasmin Almeida, o que aproxima o público dos bailarinos nesse
espetáculo?
4- Imagine
que você fará a curadoria¹ de um festival de dança. Você partiria de um tema
específico para convidar grupos. Qual seria o tema? Por quê?
5- Pesquise
um grupo de dança que poderia representar o tema escolhido por você e salve o
link.
Envie somente as respostas, identificadas com nome e série.
1-Curadoria: Fazer curadoria de arte é o processo de
organização, cuidado e montagem de uma exposição artística, formada por um
conjunto de obras de um ou de vários artistas, a partir da seleção prévia feita
pelo curador.
Alguns trabalhos temáticos:
Amplie sempre sua pesquisa.
Bom trabalho!
Olá turma, a sequência 1 é par essa semana, a sequência 2 é para a semana de 18/05 a 22/05. Meu e-mail para ajuda é glynschi@gmail.com. Abraços da profe.
ResponderExcluir