segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividade de Maio - 2º A, B, C e D


Atividades ARTE para 2º médio A, B, C e D                     Profª Glyns Roman

Olá galera, vamos prosseguir o trabalho de Arte.
O tema de estudo é curadoria, lembram?

Sequência 1
A arte precisa do contato do público, sem essa comunicação ela perderia o sentido. Veja como, no período barroco, o grande pintor espanhol Diego Velásquez estabelece essa comunicação de forma genial, assistindo o vídeo abaixo.


Lygia Clark foi uma artista brasileira nascida em Belo Horizonte em 1920, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1947, iniciou seu aprendizado artístico com Burle Marx (1909-1994). Entre 1950 e 1952 passou a viver em Paris, onde estudou com Fernand Léger (1881-1955), Arpad Szenes (1897-1985) e Isaac Dobrinsky (1891-1973). De volta para o Brasil, integrou o Grupo Frente, liderado por Ivan Serpa (1923-1973).
Inicia, em 1960, os Bichos, obras constituídas por placas de metal polido unidas por dobradiças, que lhe permitem a articulação. As obras são inovadoras: encorajam a manipulação do espectador, que conjugada à dinâmica da própria peça, resulta em novas configurações.


Em 1963, começa a realizar os Trepantes, formados por recortes espiralados em metal ou em borracha, como Obra-Mole (1964), que, pela maleabilidade, podem ser apoiados nos mais diferentes suportes ocasionais como troncos de madeira ou escada. Sua preocupação volta-se para uma participação ainda mais ativa do público.


https://www.youtube.com/watch?v=OVgaN1uCyUc  Vídeo Trepante em Libras

Inicia então trabalhos voltados para o corpo, que visam ampliar a percepção, retomar memórias ou provocar diferentes emoções. Neles, o papel do artista é de propositor ou canalizador de experiências.


Caminhando (1964) é a obra que marca essa transição. O participante cria uma fita de Moebius [August Ferdinand Moebius (1790-1868), matemático alemão]: corta uma faixa de papel, torce uma das extremidades e une as duas pontas. Depois a recorta no comprimento de maneira contínua e, na medida em que o faz, ela se desdobra em entrelaçamentos cada vez mais estreitos e complexos. Experimenta um espaço sem avesso ou direito, frente ou verso, apenas pelo prazer de percorrê-lo e, dessa forma, ele mesmo realiza a obra de arte.

Fonte do texto: https://www.escritoriodearte.com/artista/lygia-clark >acesso em 30/04/2020

Agora faça você, em casa, essa proposta de Lygia Clark. O resultado dependerá do caminho escolhido por você na realização do corte. Boa caminhada.


Sequência 2

Revisando a história do teatro, tipos de palco e etc.


Vamos nos situar no tempo com o vídeo abaixo


Agora veja que interessante como esses mestrandos contam a história da comédia grega.


Tipos de palco


Lembram-se do conceito de quarta parede visto nas aulas presenciais? Retomando:
A estrutura do palco italiano, composto por parede de fundo e por duas paredes laterais, ao encontrar a boca de cena, forma a “quarta parede”: local onde o drama estaria enclausurado, fechado, concentrado sobre si. O espectador, por sua vez, aprecia o espetáculo na condição de voyeur, distante da ação.
É como se a plateia admitisse a presença de uma parede imaginária sem pensar nela, fazendo com que uma encenação seja tomada como um evento real a ser assistido. Já os atores utilizam essa convenção para buscar “verdade cênica”, voltando-se de forma mais eficiente à ficção e aos efeitos dramáticos; concentrando, por fim, sua atenção no palco e não no público.

Mas existe a quebra da quarta parede e hoje ela é muito utilizada no teatro, no cinema e em muitos tipos de apresentações. É quando o ator se dirige ao público, ou mesmo o convida para participar do espetáculo em determinado momento. No breve vídeo abaixo está um exemplo de quebra da quarta parede no cinema.           



Sequência 3

Vamos conhecer dança?

https://www.youtube.com/watch?v=AF9tF5AsTtg  Corpo (in)verso.  Após assistir a esse 
vídeo, procure informação sobre o espetáculo: com qual tema trabalha, qual é o nome da música desse espetáculo e quem é seu autor.

Assista ao vídeo abaixo


Depois disso faça a leitura sobre esse espetáculo no próximo link


Agora responda:
     
     1-    Qual o tema utilizado pelo Grupo Corpo no espetáculo Gil?
     2-    Quais temas trabalhou Gilberto Gil ao criar a música para o espetáculo?
     3-    Na fala da bailarina Yasmin Almeida, o que aproxima o público dos bailarinos nesse espetáculo?
     4-    Imagine que você fará a curadoria¹ de um festival de dança. Você partiria de um tema específico para convidar grupos. Qual seria o tema? Por quê?
     5-    Pesquise um grupo de dança que poderia representar o tema escolhido por você e salve o link.

Envie somente as respostas, identificadas com nome e série.

1-Curadoria: Fazer curadoria de arte é o processo de organização, cuidado e montagem de uma exposição artística, formada por um conjunto de obras de um ou de vários artistas, a partir da seleção prévia feita pelo curador.

Alguns trabalhos temáticos:






Amplie sempre sua pesquisa.

Bom trabalho!

Um comentário:

  1. Olá turma, a sequência 1 é par essa semana, a sequência 2 é para a semana de 18/05 a 22/05. Meu e-mail para ajuda é glynschi@gmail.com. Abraços da profe.

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Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!