segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividade semana 11 a 15 de maio


Atividade de biologia
3º Médio A, B, C e D                      04/05/2020
Habilidade: Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.
Categorias taxonômicas e nomenclatura científica

·         Espécies: possuem características semelhantes e aparentadas entre si e são reunidas no mesmo gênero.
·         Gêneros: os semelhantes e aparentados entre si são reunidos, formando as famílias.
·         Famílias: são grupos que reúnem os gêneros semelhantes e aparentados entre si.
·         Ordens: são grupos que reúnem as famílias semelhantes e aparentadas entre si.
·         Classes: são grupos que reúnem as ordens semelhantes e aparentadas entre si.
·         Filos: são grupos que reúnem as classes que guardam semelhanças e são aparentadas.
·         Reinos: reúnem os filos semelhantes e aparentados entre si.




      Espécie biológica corresponde a organismos visualmente semelhantes, capazes de se reproduzir naturalmente entre si e, desse cruzamento nascem descendentes férteis.
      Cães, não importa a raça, são todos da mesma espécie, Canis familiaris.
      Os gatos, também são da mesma espécie, Felis catus.
      Jumentos (Equus asinus) e cavalos (Equus caballus) são de espécies diferentes, apesar de parecidos, quando cruzados(jumento e égua) seus filhotes(mula ou burro) são estéreis.

Nome científico

O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, determina a espécie. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. 

Por convenção internacional, o nome do gênero e da espécie é impresso em itálico, grifado ou em negrito, o dos outros táxons não.
Ex.: Canis familiaresCanis lupusFelis catus.

Vídeo sugerido:      https://youtu.be/10HWAkZmtvQ

Exercícios

 1. (UFPB 2009- modificado)
Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.

Nome científico
Nome popular ou equivalente
Callonychium brasiliense
Espécie de abelha
Amazonetta brasiliensis
Espécie de pato
Euphractus sexcinctus
Tatu-peba
Dasypus novemcinctus
Tatu verdadeiro
Schinopsis brasiliensis
Baraúna, planta arbórea
Richardia brasiliensis
Planta herbácea
Opuntia inamoena
Cacto
Opuntia palmadora
Cacto

Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas Verdadeira e Falsa
(   ) Amazonetta brasiliensis e Schinopsis brasiliensis pertencem a mesma espécie.
(   ) Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem ao mesmo gênero.
(   ) Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem a classes diferentes.
(   ) Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem ao mesmo gênero.

2. (Enem 2011)

Os Bichinhos e O Homem
Arca de Noé
Toquinho & Vinicius de Moraes

Nossa irmã, a mosca
É feia e tosca
Enquanto que o mosquito
É mais bonito
Nosso irmão besouro
Que é feito de couro
Mal sabe voar
Nossa irmã, a barata
Bichinha mais chata
É prima da borboleta
Que é uma careta
Nosso irmão, o grilo
Que vive dando estrilo
Só pra chatear

MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é:

a) o filo          b) o reino       c) a classe    d) a família.   e) a espécie.

3. (Unifesp)

 “Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês  (Tabebuia aureaTabebuia albaCybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também frequente naquela região”.

Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados

A) 3 gêneros e 3 espécies.
B) 3 gêneros e 4 espécies.
C) 3 gêneros e 6 espécies.
D) 4 gêneros e 4 espécies.
E) 4 gêneros e 6 espécies.



























Um comentário:

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!