Atividade
de biologia
3º Médio A, B, C e D 04/05/2020
Habilidade: Reconhecer as categorias taxonômicas
utilizadas na classificação dos seres vivos.
Categorias taxonômicas e nomenclatura científica
·
Espécies: possuem características semelhantes e aparentadas
entre si e são reunidas no mesmo gênero.
·
Gêneros: os semelhantes e aparentados entre si são
reunidos, formando as famílias.
·
Famílias: são grupos que reúnem os gêneros
semelhantes e aparentados entre si.
·
Ordens: são grupos que reúnem as famílias
semelhantes e aparentadas entre si.
·
Classes: são grupos que reúnem as ordens
semelhantes e aparentadas entre si.
·
Filos: são grupos que reúnem as classes que guardam
semelhanças e são aparentadas.
•
Espécie biológica corresponde a
organismos visualmente semelhantes, capazes de se reproduzir naturalmente entre
si e, desse cruzamento nascem descendentes férteis.
•
Cães, não importa a raça, são todos
da mesma espécie, Canis familiaris.
•
Os gatos, também são
da mesma espécie, Felis catus.
•
Jumentos (Equus asinus) e
cavalos (Equus caballus) são de espécies diferentes, apesar de
parecidos, quando cruzados(jumento e égua) seus filhotes(mula ou burro) são
estéreis.
Nome
científico
O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em
maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, determina a espécie. Os dois nomes juntos formam o nome da
espécie.
Por
convenção internacional, o
nome do gênero e da espécie é impresso em itálico, grifado ou em negrito, o dos
outros táxons não.
Ex.: Canis familiares, Canis
lupus, Felis
catus.
Vídeo sugerido: https://youtu.be/10HWAkZmtvQ
Exercícios
1. (UFPB 2009- modificado)
Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais
categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie)
e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos
representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Nome científico
|
Nome popular
ou equivalente
|
Callonychium
brasiliense
|
Espécie de
abelha
|
Amazonetta
brasiliensis
|
Espécie de
pato
|
Euphractus
sexcinctus
|
Tatu-peba
|
Dasypus
novemcinctus
|
Tatu
verdadeiro
|
Schinopsis brasiliensis
|
Baraúna,
planta arbórea
|
Richardia
brasiliensis
|
Planta
herbácea
|
Opuntia
inamoena
|
Cacto
|
Opuntia
palmadora
|
Cacto
|
Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas Verdadeira
e Falsa
( )
Amazonetta brasiliensis e Schinopsis
brasiliensis pertencem a mesma
espécie.
( )
Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem
ao mesmo gênero.
( )
Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem
a classes diferentes.
( )
Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem
ao mesmo gênero.
2. (Enem 2011)
Os Bichinhos e O Homem
Arca de Noé
Toquinho & Vinicius de Moraes
Arca de Noé
Toquinho & Vinicius de Moraes
Nossa irmã, a mosca
É feia e tosca
Enquanto que o mosquito
É mais bonito
Nosso irmão besouro
Que é feito de couro
Mal sabe voar
Nossa irmã, a barata
Bichinha mais chata
É prima da borboleta
Que é uma careta
Nosso irmão, o grilo
Que vive dando estrilo
Só pra chatear
MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 1991.
O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os
animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos
autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e
estes animais é:
a) o filo b) o reino c) a classe d) a família. e) a
espécie.
3. (Unifesp)
“Em uma área de transição entre a
mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O
cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também frequente
naquela região”.
Considerando os critérios da
classificação biológica, no texto são citados
A) 3 gêneros e 3 espécies.
B) 3 gêneros e 4 espécies.
C) 3 gêneros e 6 espécies.
D) 4 gêneros e 4 espécies.
E) 4 gêneros e 6 espécies.
B) 3 gêneros e 4 espécies.
C) 3 gêneros e 6 espécies.
D) 4 gêneros e 4 espécies.
E) 4 gêneros e 6 espécies.
professor, esta atividade é para ser encaminhada pro e-mail da escola?
ResponderExcluir