segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividade semana 11 a 15 de maio


Atividade de biologia
2º Médio A, B, C, D e E                 04/05/2020

Membrana plasmática
Habilidade: Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções.
membrana plasmática, também chamada de membrana celular é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo. Ela atua delimitando e mantendo a integridade da célula e como uma barreira seletiva, permitindo que apenas algumas substâncias entrem, como oxigênio e nutrientes, e outras saiam, como os resíduos.
Apresenta em sua constituição proteínaslipídios, entre outras substâncias. O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é denominado de mosaico fluido.

A membrana plasmática desempenha diversas funções importantes na célula, como:
·         Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo;
·         Protege a célula contra a ação de diversos agentes;
·         Controla as substâncias que entram e saem da célula;
·         Detecta sinais do meio externo;

 

Transporte pela membrana plasmática


·         Transporte passivoa passagem de uma substância através da membrana ocorre de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia pela célula.
Exemplos de transporte passivo: difusão simples,  difusão facilitada e  osmose.

·         Transporte ativo: a passagem de uma substância através da membrana ocorre de uma região onde ela está menos concentrada para uma onde está mais concentrada. Nesse tipo de transporte, contra o gradiente de concentração, há gasto de energia pela célula, sendo necessária a ação das chamadas proteínas de transporte. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.
·         A fagocitose é outro tipo de transporte ativo, nela a célula engloba uma partícula sólida.

·         Vídeos sugeridos:

https://youtu.be/gWkcFU-hHUk (plasmólise - desidratação - célula de cebola)

https://youtu.be/A8cI6FkcG4c (osmose em glóbulos vermelhos -microscópio)

https://youtu.be/pvMPf42uRrM (difusão simples)


Exercícios

1. O oxigênio e o gás carbônico são moléculas que atravessam a membrana plasmática da célula do local onde ocorrem em maior concentração para o local com menor concentração. Esse movimento é um tipo de transporte conhecido como:
a) Osmose.
b) Difusão facilitada.
c) Difusão simples.
d) Bomba de sódio e potássio.
e) Transporte ativo.

2. O transporte de substâncias pela membrana pode ser classificado em passivo e ativo. O transporte passivo é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Todos os exemplos a seguir são de transporte passivo, exceto:
a) Osmose.
b) Bomba de sódio e potássio.
c) Difusão simples.
d) Difusão facilitada.

3. (Unifesp) O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar micro-organismos causadores de doenças, como as amebas. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque
a) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.
b) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.
c) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.
d) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.
e) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!