segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividade semana 11 a 15 de maio - Aluno Weslein Magalhães


ROTEIRO DE ESTUDOS - AEE


IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: EE “Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos”
ALUNO (A): Weslein Magalhães Soares Cunha
SÉRIE/ANO: 2º série C – Ensino Médio
PROFESSOR (A) AEE: Rosemeire Alves de Paula

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES (quinzenalmente): 27/04/2020 a 08/05/2020

OBJETIVOS:
·         Desenvolver habilidades escritora e leitora para alcançar com clareza sobre as informações, atribuir sentido e capacidade de interpretação; ou seja, descobrir a regularidade de utilização de letra maiúscula e minúscula em lista de palavras, um texto escrito e em inicio de frases;
·         Resolver situação problema usando o dinheiro; conhecer o sistema monetário brasileiro, aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco;
·         Entender a importância dos bons hábitos de higiene pessoal no tratamento do Coronavírus;
·         Fornecer orientações geográficas, a partir do mapa do Brasil político (siglas, estados e número de casos suspeitos)
             

ATIVIDADES E RECURSOS PROPOSTOS

    1)    Atividade de Português
·         Tema: Uso de letras maiúsculas ou minúsculas
·         Recurso: Dicionário



Uso de Letras Maiúsculas ou Minúsculas
As letras do nosso alfabeto podem ser grafadas com tipos maiúsculos ou minúsculos. Textos curtos e títulos podem ser escritos só com letras maiúsculas, como nos exemplos: SAÍDA  ou em filme em cartaz O BOTO. Textos mais longos são escritos com letras minúsculas, mas a letra inicial de algumas palavras precisa sempre ser grafada com o tipo maiúsculo.
1.    Observe nos trechos a seguir as palavras em que a letra inicial é maiúscula. Assinale-as com o lápis e procure analisar em que situações se utilizam letras maiúsculas.
Quando o menino Manuel nasceu, sua parteira, dona Leonor, foi a primeira a ver que ele tinha as pernas tortas.  A perna esquerda era arqueada para fora e a direita para dentro, paralelas, como se uma rajada de vento de desenho animado as tivesse vergado para o mesmo lado. Manuel não herdara essas pernas de Amaro, mas da mãe, Carolina, embora as dela não fossem tão tortas quanto as dele. Se, em criança, lhe tivessem posto um aparelho de correção ortopédica, em pouco tempo as pernas de Manuel estariam alinhadas. Mas quem iria pensar nisso na rua do Chiqueiro, em Pau Grande, no ano de 1933?

2.    Emprega-se letra maiúscula:
·         No começo de frases;
·         No começo de versos (não é obrigatório);
·         Nos nomes próprios (pessoas, cidades, países, rios, ruas, empresas, instituições, etc.).


     3.    Escreva três nomes de:
a)    Pessoas:_______________________________________________________________________________________________________

b)    Ruas: ­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________
_______________________________________________________

c)    Cidades:________________________________________________
_______________________________________________________

d)    Países:_________________________________________________
_______________________________________________________


e)    Rios:___________________________________________________
_______________________________________________________

f)     Times de Futebol:_________________________________________
_______________________________________________________

g)    Empresas, fábricas ou estabelecimentos comerciais:_____________
_______________________________________________________

h)    Livros, revistas ou jornais:__________________________________
_______________________________________________________

i)     Programas de televisão:____________________________________
_______________________________________________________


     4.    Reescreva o trecho do livro Estrela Solitária, que conta como foi a recepção de Garrincha em Pau Grande, depois de seu primeiro jogo pelo Botafogo, colocando as letras maiúsculas onde for conveniente.


a chegada a pau grande foi apoteose, o caminhão trazendo garrincha foi recebido com novo foguetório, estourado pelo povo da cidade assim que ele despontou na curva. poucos em pau grande tinham rádio, o que obrigara roberto leite rodrigues a instalar um alto- falante na praça da igreja, como fizera nos jogos da copa do mundo de 1950. mas, aquela tarde, o principal jogo do campeonato tinha sido flamengo x olaria, no maracanã, e fora este que as rádios transmitiram, o pessoal reunido debaixo do alto-falante tivera de contentar-se com os flashes enviados de general severiano, que informavam os gols, o resultado do jogo e mais nada.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



     2)    Atividade de Matemática  
·         Tema: Nosso dinheiro
·         Recurso: cédulas e moedas


Nosso dinheiro
É difícil imaginar um mundo sem dinheiro. Ele existe em todos os países e tem uma história tão antiga quanto os registros escritos da humanidade. Mas, afinal, o que vem a ser o dinheiro? Ele pode ser muitas coisas: para maioria das pessoas, são moedas, cédulas, cartões de créditos e fundos na conta bancária. Para muita gente de um passado não muito distante, porém, eram plumas, pedras, conta e conchas, pois esses eram os objetos considerados de valor. O que caracteriza alguma coisa como dinheiro é o fato de que ele constitui um meio de pagamento reconhecido e aceito por determinada comunidade.
Em 1994 o cruzeiro foi substituído pelo real, tentando resolver o problema da inflação no nosso país.


1)    Qual o nome da moeda que circula hoje no Brasil?
______________________________________________________________________________________________________________
2)    Quais os valores das cédulas e moedas que circulam no Brasil?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Quantas cédulas de 10 reais são necessárias para obter 100 reais?
______________________________________________________________________________________________________________

4)    Que outras cédulas e moedas podem ser utilizadas para formar 100 reais? Mostre pelo menos duas maneiras
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)    Observe os valores das cédulas que Antônio e Jorge têm na carteira. Quem tem mais dinheiro?

Antônio
R$ 100
R$10
R$5
R$1
R$1
R$1
R$1
R$1
R$1





Jorge
R$ 50
R$ 50
R$ 50
R$ 5
R$ 5
R$5
R$ 5
R$ 5
R$ 5




Resposta: Antônio tem R$________, e Jorge tem R$______.
Portanto, ______________ tem mais dinheiro na carteira.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



     3)    Atividade de Biologia:
·         Tema: Combate ao Coronavírus
·         Recurso: Caça-Palavras, texto e questões


1)    Responda as questões sobre o Coronavírus
a.    O que é?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b.    Meios de transmissão?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c.    Sintomas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d.    Prevenção?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e.    Escreva uma frase para conscientizar as pessoas sobre o slogan #fica em casa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 2)    Procure palavras sobre o Covid-19


 4)    Atividade de Geografia
·         Tema: Coronavírus no Brasil
·         Recurso: Geoatlas, mapa do Brasil Político


     1)    Complete a tabela, usando os dados do mapa:

       SIGLAS                              ESTADOS              CASOS SUSPEITOS



























FORMA DE COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA/ ALUNO (A):

·         Telefone;
·         Whatsapp;
·         Blog da escola.






DEVOLUTIVA DO ALUNO

·         Realizar as atividades em casa;
·          Registrar em seu caderno;
·          Enviar fotos e ou digitalizar as atividades;
·         Encaminhar por whatsapp;
·          E-mail: rose_mateusmassao@hotmail.com
·         E ou retorno às aulas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!