ROTEIRO DE ESTUDOS - AEE
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: EE “Dr. Gabriel
Ribeiro dos Santos”
ALUNO (A): Weslein Magalhães Soares Cunha
SÉRIE/ANO: 2º série C – Ensino Médio
PROFESSOR (A) AEE: Rosemeire
Alves de Paula
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES (quinzenalmente): 27/04/2020
a 08/05/2020
OBJETIVOS:
·
Desenvolver habilidades escritora e
leitora para alcançar com clareza sobre as informações, atribuir sentido e
capacidade de interpretação; ou seja, descobrir a regularidade de utilização de
letra maiúscula e minúscula em lista de palavras, um texto escrito e em inicio
de frases;
·
Resolver situação problema usando o
dinheiro; conhecer o sistema monetário brasileiro, aprender a utilizar o
dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco;
·
Entender a importância dos bons
hábitos de higiene pessoal no tratamento do Coronavírus;
·
Fornecer orientações geográficas, a
partir do mapa do Brasil político (siglas, estados e número de casos suspeitos)
ATIVIDADES E RECURSOS PROPOSTOS
1)
Atividade de Português
·
Tema: Uso de letras maiúsculas ou minúsculas
·
Recurso: Dicionário
Uso de
Letras Maiúsculas ou Minúsculas
As
letras do nosso alfabeto podem ser grafadas com tipos maiúsculos ou minúsculos.
Textos curtos e títulos podem ser escritos só com letras maiúsculas, como nos
exemplos: SAÍDA ou em filme em cartaz O BOTO. Textos mais longos são escritos com letras minúsculas, mas
a letra inicial de algumas palavras precisa sempre ser grafada com o tipo
maiúsculo.
1.
Observe
nos trechos a seguir as palavras em que a letra inicial é maiúscula.
Assinale-as com o lápis e procure analisar em que situações se utilizam letras
maiúsculas.
Quando
o menino Manuel nasceu, sua parteira, dona Leonor, foi a primeira a ver que ele
tinha as pernas tortas. A perna esquerda
era arqueada para fora e a direita para dentro, paralelas, como se uma rajada
de vento de desenho animado as tivesse vergado para o mesmo lado. Manuel não
herdara essas pernas de Amaro, mas da mãe, Carolina, embora as dela não fossem
tão tortas quanto as dele. Se, em criança, lhe tivessem posto um aparelho de
correção ortopédica, em pouco tempo as pernas de Manuel estariam alinhadas. Mas
quem iria pensar nisso na rua do Chiqueiro, em Pau Grande, no ano de 1933?
2.
Emprega-se
letra maiúscula:
·
No
começo de frases;
·
No
começo de versos (não é obrigatório);
·
Nos
nomes próprios (pessoas, cidades, países, rios, ruas, empresas, instituições,
etc.).
3.
Escreva
três nomes de:
a)
Pessoas:_______________________________________________________________________________________________________
b)
Ruas:
__________________________________________________
_______________________________________________________
c)
Cidades:________________________________________________
_______________________________________________________
d)
Países:_________________________________________________
_______________________________________________________
e)
Rios:___________________________________________________
_______________________________________________________
f)
Times
de Futebol:_________________________________________
_______________________________________________________
g)
Empresas,
fábricas ou estabelecimentos comerciais:_____________
_______________________________________________________
h)
Livros,
revistas ou jornais:__________________________________
_______________________________________________________
i)
Programas
de televisão:____________________________________
_______________________________________________________
4.
Reescreva
o trecho do livro Estrela Solitária,
que conta como foi a recepção de Garrincha
em Pau Grande, depois de seu primeiro
jogo pelo Botafogo, colocando as letras maiúsculas onde for conveniente.
a
chegada a pau grande foi apoteose, o caminhão trazendo garrincha foi recebido
com novo foguetório, estourado pelo povo da cidade assim que ele despontou na
curva. poucos em pau grande tinham rádio, o que obrigara roberto leite rodrigues
a instalar um alto- falante na praça da igreja, como fizera nos jogos da copa
do mundo de 1950. mas, aquela tarde, o principal jogo do campeonato tinha sido
flamengo x olaria, no maracanã, e fora este que as rádios transmitiram, o
pessoal reunido debaixo do alto-falante tivera de contentar-se com os flashes
enviados de general severiano, que informavam os gols, o resultado do jogo e
mais nada.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Atividade de Matemática
·
Tema: Nosso dinheiro
·
Recurso: cédulas e moedas
Nosso dinheiro
É difícil imaginar um mundo sem dinheiro. Ele
existe em todos os países e tem uma história tão antiga quanto os registros
escritos da humanidade. Mas, afinal, o que vem a ser o dinheiro? Ele pode ser
muitas coisas: para maioria das pessoas, são moedas, cédulas, cartões de
créditos e fundos na conta bancária. Para muita gente de um passado não muito
distante, porém, eram plumas, pedras, conta e conchas, pois esses eram os
objetos considerados de valor. O que caracteriza alguma coisa como dinheiro é o
fato de que ele constitui um meio de pagamento reconhecido e aceito por
determinada comunidade.
Em 1994 o cruzeiro foi substituído pelo real,
tentando resolver o problema da inflação no nosso país.
1)
Qual o nome da moeda que circula hoje
no Brasil?
______________________________________________________________________________________________________________
2)
Quais os valores das cédulas e
moedas que circulam no Brasil?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Quantas cédulas de 10 reais são necessárias
para obter 100 reais?
______________________________________________________________________________________________________________
4)
Que outras cédulas e moedas podem
ser utilizadas para formar 100 reais? Mostre pelo menos duas maneiras
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Observe os valores das cédulas que
Antônio e Jorge têm na carteira. Quem tem mais dinheiro?
Antônio
R$ 100
|
R$10
|
R$5
|
R$1
|
R$1
|
R$1
|
R$1
|
R$1
|
R$1
|
|
|
|
Jorge
R$ 50
|
R$ 50
|
R$ 50
|
R$ 5
|
R$ 5
|
R$5
|
R$ 5
|
R$ 5
|
R$ 5
|
|
|
|
Resposta: Antônio tem R$________, e Jorge tem
R$______.
Portanto, ______________ tem mais dinheiro na
carteira.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Atividade de Biologia:
·
Tema: Combate ao Coronavírus
·
Recurso: Caça-Palavras, texto
e questões
1) Responda as questões sobre o Coronavírus
a. O que é?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Meios de transmissão?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. Sintomas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d. Prevenção?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e. Escreva uma frase para conscientizar as
pessoas sobre o slogan #fica em casa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
Tema: Coronavírus no Brasil
·
Recurso: Geoatlas, mapa do
Brasil Político
1) Complete a tabela, usando os dados do mapa:
SIGLAS ESTADOS CASOS SUSPEITOS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
FORMA
DE COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA/ ALUNO (A):
·
Telefone;
·
Whatsapp;
·
Blog da escola.
DEVOLUTIVA
DO ALUNO
·
Realizar as atividades em casa;
·
Registrar em seu caderno;
·
Enviar fotos e ou
digitalizar as atividades;
·
Encaminhar por whatsapp;
·
E-mail: rose_mateusmassao@hotmail.com
·
E ou retorno às aulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário