ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
*Ler o texto e elaborar um mapa mental das ativas
*Assistir a vídeo aula sugerida em anexo no roteiro de estudos
*Responder as questões de múltipla escolha em anexo.
Vamos falar um pouco sobre as conjunções? A essa altura, vocês já devem saber que
conjunção é uma das classes gramaticais, mas, afinal, quem são essas palavrinhas? Vamos,
brevemente, conceituá-las:
É a palavra invariável que liga duas orações ou termos de mesma função sintática, quase
sempre, atribuindo um papel semântico a eles.
As conjunções são classificadas em: coordenativas e subordinativas. Vamos entender essa
classificação?
Conjunções Coordenativas: são aquelas que ligam orações de sentido completo e
independente. Subdividem-se em:
Aditivas: expressam ideia de adição. São elas: e, nem, não só… mas também, bem como, mas
ainda, etc. Por exemplo: Ela não só foi ao shopping como também ao cinema.
Adversativas: expressam ideia de oposição e contraste. São elas: mas, porém, contudo,
todavia, entretanto, no entanto, não obstante, etc. Por exemplo: Saí de casa cedo, porém
cheguei atrasada.
Alternativas: expressam ideia de alternância. São elas: .. ou, ora…ora, quer…quer, seja…seja,
etc. Por exemplo: Ou vou à praia, ou estudo.
Conclusivas: expressam ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, portanto, pois
(depois do verbo), por isso, por conseguinte, assim, etc. Por exemplo: Estudei muito, portanto
fui bem na prova.
Explicativas: Expressam ideia de explicação. São elas: que, porque, pois (antes do verbo),
porquanto, etc. Por exemplo: Não demore, que estou com fome.
Vamos fazer algumas considerações sobre as conjunções coordenativas:
Senão é conjunção adversativa quando equivale a “mas sim”. Exemplo: Consegui o emprego
não por simpatia, senão por competência.
As conjunções “mas”, “e” e “pois” não podem iniciar um período. Devem estar sempre no
meio da estrutura.
A conjunção “pois”, quando é conjunção conclusiva, vem geralmente após um ou mais termos
da oração a que pertence. Exemplo: Você o deixou irritado, não se queixe, pois, de sua
grosseria.
Quando é conjunção explicativa, “pois” vem, geralmente, após um verbo no imperativo e
sempre no início da oração a que pertence. Exemplo: Não fique triste, pois muitos gostam de
você.
Conjunções subordinativas: São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente
da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome
de oração subordinada. Subdividem-se em: Integrantes e adverbiais.
Integrantes: são as únicas que não atribuem papel semântico, apenas ligam sintaticamente as
orações. São elas: que, se. Por exemplo: Não sabemos se ele vem. / Espero que ele venha.
Adverbiais: Subdividem-se em:
2.2.1- Causais: introduzem uma oração que é causa do fato ocorrido na oração principal. São
elas: porque, que, como (=porque, no início da frase), visto que, porquanto, uma vez que, já
que, etc. Por exemplo: Ele não saiu de casa porque não achou as chaves.
2.2.2- Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia oposta à da principal, mas não
impedem a sua ocorrência. São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, conquanto,
posto que, por mais que, etc. Por exemplo: Embora não esteja calor, vou à praia.
2.2.3- Condicionais: introduzem uma oração que expressa condição para a realização da
principal. São elas: se, caso, desde que, a menos que, contanto, sem que, etc. Por exemplo:
Vou trabalhar amanhã, a não ser que eu fique doente.
2.2.4- Conformativas: Introduzem uma oração em que se expressa a conformidade de uma
fato com outro. São elas: conforme, segundo, como (=conforme), consoante, etc. Por exemplo:
A viagem foi como planejamos.
2.2.5- Comparativas: introduzem uma oração que expressa idéia de comparação. São elas:
como, tal como, assim como, que nem, tal qual, que (combinado com “menos” e “mais”), etc.
Por exemplo: A prova está mais fácil que o exercício.
2.2.6- Consecutivas: introduzem uma oração que expressa conseqüência da oração principal.
São elas: de forma que, de modo que, de sorte que, que (antecedido por “tal”, “tanto”, “tão”,
“cada”), etc. Por exemplo: O calor era tanto que estavam suando.
2.2.7- Finais: introduzem uma oração que expressa finalidade/objetivo. São elas: a fim de que,
para que, que, etc. Por exemplo: Abra a porta para que os alunos entrem.
2.2.8- Proporcionais: introduzem uma oração que expressa um fato relacionado
proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, ao passo que, à
proporção que, quanto mais… (mais), etc. Por exemplo: Quanto mais gritava mais atenção
recebia.
2.2.9- Temporais: introduzem uma oração que acrescenta circunstância de tempo à outra. São
elas: quando, enquanto, agora, logo que, depois que, antes que, sempre que, assim que, desde
que, mal (=assim que), etc. Por exemplo: A chuva caiu assim que saí de casa.
Depois de termos classificado as conjunções, não podemos esquecer de lembrar das locuções
conjuntivas, certo? Recebem esse nome os conjuntos de palavras que atuam como conjunção.
Geralmente, elas terminam em “que”. São elas: visto que, desde que, ainda que, por mais que,
logo que, a fim de que, à medida que, à proporção que, etc. Já havíamos citado elas antes, não
é? Porém, não custa nada lembrar o que são as locuções.
Agora, faremos uma consideração final muito importante!
ATENÇÃO
Muitas conjunções não têm classificação única. Elas devem, portanto, ser classificadas de
acordo com sentido que apresentam no contexto em que estão inseridas.
Exemplos:
A conjunção “que” pode ser:
a) Consecutiva: Onde estavas, que não te vi?
b) Explicativa: Vamos rápido, que chove.
c) Concessiva: Coma, um pouco que seja.
d) Causal: Doente que sou, não consigo levantar.
e) Final: Ao me ver, fez sinal que descesse.
f) Conjunção integrante: Diga-lhe que não irei.
Outro exemplo: Serra empenhou-se muito e não foi eleito. A conjunção “e” pode ser
classificada também como adversativa, pois expressa uma quebra de expectativa. Dado que o
Serra se empenhou muito, o resultado esperado era a sua eleição.
E aí, esclarecemos o assunto das conjunções? Acredito que sim! Vamos treinar um pouco
fazendo os exercícios e respondendo as atividades.
Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário