Atividade de biologia prof. André R Zini
1º Médio A, B e C - 1º bimestre Atividade referente a 2 aulas
Atividade a ser desenvolvida:
Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo Whatsapp.
Avaliação:
A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
CICLO DE MATÉRIA E FLUXO DE ENERGIA
CICLO DE MATÉRIA
Quando um organismo se alimenta de outro nas relações da cadeia alimentar, há transferência tanto de matéria quanto de energia.
Quanto à matéria, ela é constantemente reaproveitada, fluindo de maneira cíclica:
a) No processo de fotossíntese, água, sais minerais e gás carbônico são transformados em substâncias orgânicas (Glicose, proteínas, óleos,etc.), isto é alimento. Utilizando para isso inicialmente, a energia do Sol (luz).
b) depois da ingestão de alimentos, o corpo dos seres vivos armazena, temporariamente, parte do que foi ingerido - na forma de amido, gorduras e proteínas - e libera no ecossistema o que não foi aproveitado (fezes), que serão ser reutilizado por outros seres vivos.
c) os organismos mortos, assim como as fezes, são decompostos através da ação dos decompositores e a matéria orgânica retorna ao ambiente sob a forma de sais minerais.
Desse modo podemos perceber que a matéria não é destruída, mas sim, transformada.
FLUXO DE ENERGIA
Sabemos que o alimento fornece tanto de matéria quanto de energia, e que, a matéria sofre constantes transformações, mas não é destruída, porém, a energia é consumida, ela é gasta, por todos os componentes da cadeia alimentar, não existe um ciclo e sim um fluxo de energia.
Sol 🡪🡪🡪🡪 produtores 🡪🡪🡪 C1 🡪🡪 C2 🡪 decompositores.
10 milhões Kcal 1 milhão Kcal 100 mil Kcal 10 mil Kcal
O esquema acima indica que a energia na cadeia alimentar flui em uma única direção e, é decrescente, isto é, a cada passagem de nível trófico existe uma perda de 90% da energia.
Não existe retorno da energia.
Entendendo que existe um grande desperdício energético a cada nível trófico podemos compreender uma série de fatos relacionados aos ecossistemas.
Em um ambiente natural, em uma Savana Africana, por exemplo, quais os organismos mais abundantes?
Produtores (plantas), consumidores primários(herbívoros) ou consumidores secundários?
Pelas imagens acima fica claro que os mais abundantes são os produtores, representados principalmente pelos capins. Na sequência temos os consumidores primários(gnus) e por fim, os consumidores secundários(carnívoros), os leões.
Essa distribuição se justifica pela quantidade de energia alimentar disponível em cada nível trófico, isto é, existe muito mais energia para um herbívoro que para um carnívoro.
Uma outra comparação possível é com um prato de comida.Quanto dele é composto por produtores, consumidores primários e consumidores secundários?
Nas duas imagens acima, os principais componentes dos pratos são produtores, como o arroz, o feijão, a batata, o alface, o tomate da salada, do molho e do macarrão, que é feito de trigo. A carne, dos dois pratos, é de um consumidor primário(boi) e o ovo também(galinha).
Abastecimento/alimentação
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 2.500 kcal/dia
Para uma pessoa conseguir 2500 Kcal ela precisa ingerir:
- 1Kg de carne bovina ou; (equivale a 15 ha. de pasto)*
- 700g de fubá (milho) ou; (equivale a 0,037 ha. de plantação)*
- 650g de arroz ou; (equivale a 0,032 ha. de plantação)*
- 870g de feijão ou; (equivale a 0,11 ha. de plantação)*
- 850g de trigo. (equivale a 0,18 ha. de plantação)*
* valores aproximados
Vídeos sugeridos: duração aprox. 3minutos
Exercícios
1. Fluxo de energia e dos Nutrientes. Leia as afirmativas a seguir:
I. A energia introduzida no ecossistema sob a forma de luz é transformada, passando de organismo para
organismo, sob a forma de energia química.
II. No fluxo energético há perda de energia em cada elo da cadeia alimentar.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, tendo início pela ação dos decompositores.
IV. A energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável. Estão corretas as afirmativas:
I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e IV
I. A energia introduzida no ecossistema sob a forma de luz é transformada, passando de organismo para
organismo, sob a forma de energia química.
II. No fluxo energético há perda de energia em cada elo da cadeia alimentar.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, tendo início pela ação dos decompositores.
IV. A energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável. Estão corretas as afirmativas:
I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e IV
2. (UFPA) O ponto final do fluxo direcional da energia num ecossistema está nos:
a) produtores.
b) consumidores primários.
c) consumidores secundários.
d) consumidores terciários.
e) decompositores
a) produtores.
b) consumidores primários.
c) consumidores secundários.
d) consumidores terciários.
e) decompositores
3. (Fuvest). Fluxo de energia e dos Nutrientes: O homem estará ocupando o nível trófico em que há maior aproveitamento de energia fixada pelos produtores, quando escolher como cardápio:
a) carne com creme de leite.
b) peixe com camarão.
c) frango com toucinho.
d) pão com geléia de frutas.
e) ovos com queijo.
a) carne com creme de leite.
b) peixe com camarão.
c) frango com toucinho.
d) pão com geléia de frutas.
e) ovos com queijo.
4. Segundo os dados do tópico "Abastecimento/alimentação" se uma pessoa se alimentasse só de carne de boi (hipoteticamente, é claro), seriam necessários 15 hectares de terra, com pastagens para criar bois, só para ela por ano.
a) Quantas pessoas que comam apenas de milho (hipoteticamente, é claro), seriam alimentadas com a mesma extensão de terras usadas para criar os bois? (número aproximado)
b) Qual dos vegetais citados, se cultivado nessa mesma área(15ha.), alimentaria mais pessoas?
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.
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