E. E GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS – ILHABELA SP
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO – HISTÓRIA
PROFESSOR: MARCONDES TURMA: 2° ANO TEMPO: 2 AULAS
CONTEÚDO: Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana
ORIENTACÕES: • Atividade Individual
• Pesquise as palavras desconhecidas no dicionário ou internet
LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.
A EDUCAÇÃO ENTRE OS ASTECAS
"Havia nas escolas grande número de jovens, levados voluntariamente por seus pais, os quais tinham preceptores e professores que os ensinavam e orientavam em louváveis exercícios, oferecendo-lhes conhecimentos para serem bem-educados, para terem respeito aos mais velhos e para servir e obedecer. Para que fossem agradáveis aos senhores, ensinavam-lhes a cantar e dançar.
Aprendiam exercícios de guerra: atirar com boa pontaria uma flecha, um arpão, uma vara, manejar o escudo e lutar com espada. Dormiam mal e comiam pior, para que desde pequenos se preparassem para o trabalho e não fossem pessoas acomodadas.
Excepcionalmente havia, nos mesmos estabelecimentos, filhos de senhores e nobres que recebiam um tratamento particular: traziam comida de suas casas; ficavam sob o cuidado de velhos e anciãos que continuamente os admoestavam para serem virtuosos e viver castamente, para serem comedidos na alimentação, para jejuar, para moderar o passo e andar devagar e com reverência.
Costumavam prová-los em alguns trabalhos e exercícios pesados. Consideravam muito as inclinações dos jovens de mais idade. Aqueles que se achavam aptos para a guerra, tendo idade suficiente, esperavam a ocasião certa para prová-los. Com o pretexto de levar comida e mantimentos aos soldados, os enviavam à guerra, para que observassem o trabalho e o sofrimento, e assim perdessem o medo. Muitas vezes levavam carregamentos pesados para que demonstrassem seu valor, e com maior facilidade fossem admitidos na companhia dos soldados. Assim acontecia irem levando carregamento ao campo de batalha, e voltarem capitães condecorados; outros queriam se sobressair tanto que caíam prisioneiros, ou até mesmo morriam; os que não queriam ser presos esforçavam-se ao máximo para não se tornarem cativos dos seus inimigos. Os que assim se aplicavam eram comumente os filhos de gente nobre e valorosa e conseguiam seu desejo.
Outros que se inclinavam às atividades do templo, às quais nós chamamos eclesiásticas, estando na idade adequada, saíam da escola e eram conduzidos aos aposentos do templo reservados aos religiosos. Recebiam as insígnias eclesiásticas, e ali tinham seus prelados e professores que os ensinavam tudo o que dizia respeito à religião e ao culto. Aquele que se tornava eclesiástico o fazia por toda a sua vida. Os astecas criavam seus filhos com ordem e harmonia.”
FONTE: Joseph de Acosta. História natural y moral de las Índias. (1590). In: Coletânea de documentos de História da América para o segundo grau. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 1985. p.9
VOCABULARIO:
Admoestar - Censurar alguém a partir da observação de seu comportamento, sua maneira de pensar ou por uma falha cometida por esta pessoa etc; repreender. Aconselhar alguém quanto à sua maneira de proceder, para que a corrija de alguma forma; advertir, avisar, prevenir.
ATIVIDADES
Questão 1 – Segundo o autor, como era a educação dos astecas?
Questão 2 – Havia tratamento diferenciado para os filhos dos senhores e nobres? Explique
Questão 3- Há essa diferenciação na educação brasileira? Explique
Questão 4- De acordo com o texto, qual era o objetivo da educação asteca?
Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário