quinta-feira, 21 de maio de 2020

Atividade semana 25 a 29 de maio - 2ºE

E. E GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS – ILHABELA SP
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO – HISTÓRIA
PROFESSOR: MARCONDES TURMA: 2° ANO TEMPO: 2 AULAS
CONTEÚDO: Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana

ORIENTACÕES: • Atividade Individual

• Pesquise as palavras desconhecidas no dicionário ou internet

LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.

A EDUCAÇÃO ENTRE OS ASTECAS

"Havia nas escolas grande número de jovens, levados voluntariamente por seus pais, os quais tinham preceptores e professores que os ensinavam e orientavam em louváveis exercícios, oferecendo-lhes conhecimentos para serem bem-educados, para terem respeito aos mais velhos e para servir e obedecer. Para que fossem agradáveis aos senhores, ensinavam-lhes a cantar e dançar.

Aprendiam exercícios de guerra: atirar com boa pontaria uma flecha, um arpão, uma vara, manejar o escudo e lutar com espada. Dormiam mal e comiam pior, para que desde pequenos se preparassem para o trabalho e não fossem pessoas acomodadas.

Excepcionalmente havia, nos mesmos estabelecimentos, filhos de senhores e nobres que recebiam um tratamento particular: traziam comida de suas casas; ficavam sob o cuidado de velhos e anciãos que continuamente os admoestavam para serem virtuosos e viver castamente, para serem comedidos na alimentação, para jejuar, para moderar o passo e andar devagar e com reverência.

Costumavam prová-los em alguns trabalhos e exercícios pesados. Consideravam muito as inclinações dos jovens de mais idade. Aqueles que se achavam aptos para a guerra, tendo idade suficiente, esperavam a ocasião certa para prová-los. Com o pretexto de levar comida e mantimentos aos soldados, os enviavam à guerra, para que observassem o trabalho e o sofrimento, e assim perdessem o medo. Muitas vezes levavam carregamentos pesados para que demonstrassem seu valor, e com maior facilidade fossem admitidos na companhia dos soldados. Assim acontecia irem levando carregamento ao campo de batalha, e voltarem capitães condecorados; outros queriam se sobressair tanto que caíam prisioneiros, ou até mesmo morriam; os que não queriam ser presos esforçavam-se ao máximo para não se tornarem cativos dos seus inimigos. Os que assim se aplicavam eram comumente os filhos de gente nobre e valorosa e conseguiam seu desejo.

Outros que se inclinavam às atividades do templo, às quais nós chamamos eclesiásticas, estando na idade adequada, saíam da escola e eram conduzidos aos aposentos do templo reservados aos religiosos. Recebiam as insígnias eclesiásticas, e ali tinham seus prelados e professores que os ensinavam tudo o que dizia respeito à religião e ao culto. Aquele que se tornava eclesiástico o fazia por toda a sua vida. Os astecas criavam seus filhos com ordem e harmonia.”

FONTE: Joseph de Acosta. História natural y moral de las Índias. (1590). In: Coletânea de documentos de História da América para o segundo grau. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 1985. p.9

VOCABULARIO:

Admoestar - Censurar alguém a partir da observação de seu comportamento, sua maneira de pensar ou por uma falha cometida por esta pessoa etc; repreender. Aconselhar alguém quanto à sua maneira de proceder, para que a corrija de alguma forma; advertir, avisar, prevenir.

ATIVIDADES

Questão 1 – Segundo o autor, como era a educação dos astecas?

Questão 2 – Havia tratamento diferenciado para os filhos dos senhores e nobres? Explique

Questão 3- Há essa diferenciação na educação brasileira? Explique

Questão 4- De acordo com o texto, qual era o objetivo da educação asteca?

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