ATIVIDADE FILOSOFIA
ORIENTAÇÕES
As atividades a seguir possuem
2 etapas cada uma com uma atividade. A primeira retirada do material do aluno,
juntamente com a indicação de um vídeo que ajudará bastante a resolver a
atividade 1. A segunda tem como proposta e análise filosófica de duas imagens.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS DE
ACORDO COM O CURRICULO PAULISTA
- Identificar a presença da
filosofia no cotidiano
- Estabelecer distinção entre
o filosofar espontâneo, próprio do senso comum e o filosofar propriamente dito,
típico dos filósofos especialistas.
ETAPA 1
TEMA: O QUE É FILOSOFIA?
A Filosofia é marcada pelos
porquês e tem como marca característica o pensamento sistemático e organizado
sobre o mundo nas relações que os homens estabelecem com a natureza, com as
suas construções materiais e simbólicas e como eles se relacionam, convivem
entre si e com a transcendência. O pensamento filosófico nos faz voltar para a
realidade, nos orienta ao para o sistema de valores e crenças e às formas como
nos desligamos e reproduzimos ideias que nos aprisionam e nos fazem veículos de
preconceito e discriminação. O pensamento filosófico, desta forma, nos capacita
para escolher melhor os caminhos que queremos trilhar. Trata-se de um projeto
ambicioso que deixou marcas na história. Platão, Aristóteles, Santo Agostinho,
Avicena, Descartes, Voltaire, Kant, Sartre, Foucault e tantos outros, famosos e
desconhecidos do grande público, que pensaram temas e problemas da existência
humana, em diferentes tempos e em diferentes culturas.
(TEXTO E ATIVIDADES RETIRADOS
DO MATERIAL SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO PÁGINAS 65 E 66)
Indicação de vídeo no link:
“O que é filosofia?”
ATIVIDADE 1
Faça uma pesquisa sobre os seguintes termos:
1) O que é senso comum?
2) O que
é senso crítico?
3) O que é filosofia como reflexão espontânea?
4) O que
é filosofia como especialidade acadêmica?
ETAPA 2
Observe as imagens abaixo. Analise em cada uma delas onde
está presente o senso comum e o senso crítico, em seguida, apresente um
argumento que exponha a tese, ou seja, a ideia central da figura.
IMAGEM 1
Imagem 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário