terça-feira, 12 de maio de 2020

Atividades semana 18 a 22 de maio

Atividade 1
1.Compare os dados da tabela sobre Saneamento Básico e Energia Elétrica. Disserte sobre a distinção entre os números a partir do seguinte tema: investimento x gasto.
2.Assimilação, Aculturação e Apropriação Cultural. Qual o significado de cada termo e qual a sua opinião sobre “apropriação cultural” a partir das seguintes reportagens (clique nas imagens), redação de mínimo 20 linhas:
3. Para Simmel, o estrangeiro, “por definição, não tem raízes — entendendo-se este termo, não só no seu sentido material, ma também no seu sentido metafórico, como existência substancial enraizada em qualquer parte, se não é no espaço, ao menos num ponto do meio social […] Reduzido ao comércio intermediário, e frequentemente à pura finança, como se esta fosse a sua forma sublimada, ele adquire a sua característica especifica: a mobilidade. Se a mobilidade se introduz num grupo fichado, ela arrasta com ela essa síntese de proximidade e de distancia que constitui a posição formal do estrangeiro.” Reflita e produza uma redação a partir dessa compreensão de Simmel e procure comparar com a questão da sensação de pertencimento, especialmente em caráter regional (Brasil).
As atividades devem ser encaminhadas para o e-mail kardia.sociologia@gmail.com
Precisa constar: nome, número e turma.
____________________________________________________________________
Atividade 2
1. Leia a música abaixo, “Canto das três raças”, de composição de Mario Duarte e Paulo Pinheiro e interpretação de Clara Nunes e responda as questões que seguem: 


Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
Ô, ô, ô, ô, ô, ô
Ô, ô, ô, ô, ô, ô
Ô, ô, ô, ô, ô, ô
Ô, ô, ô, ô, ô, ô
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas

Como um soluçar de dor
a) Explique por que a música fala em dor, lamento, revolta e guerra?
b) Quem são as três matrizes a que o título se refere?
c) Você já ouviu falar em Quilombo? O que é? Para que servia e o que restou deles?
d) O que essa música te faz pensar, a que conclusão se pode chegar? 

______________________

Atividade 3

O efeito da desigualdade social e das diferenças de classe e capital (econômicas, mas também sociais, educacionais etc.), que gerarão consequências extremamente díspares, não apenas na medida em que são determinantes sociais da saúde, mas em maneiras de lidar com medidas como o fechamento de escolas ou a promoção do teletrabalho e do e-learning (EaD).

Qual a relação entre classe social e pandemia? Promova um artigo de opinião a esse respeito (mínimo de 20 linhas)

As atividades devem ser encaminhadas para o e-mail kardia.sociologia@gmail.com
Precisa constar: nome, número, série e turma.

As atividades devem ser encaminhadas para o e-mail kardia.sociologia@gmail.com
Precisa constar: nome, número, série e turma.
____________________________________________________________________








x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!