terça-feira, 12 de maio de 2020

Atividades semana 18 a 22 de maio

Texto de apoio

Atividade 1

1.Elementos fundamentais do Estados: Pesquise quais são os principais povos (mínimo de 3 povos) que, embora possuam território, não possuem governo reconhecido pela ONU. Por qual motivo não ocorre esse reconhecimento?
2.Sistema de governo e/ou político. Qual a principal diferença entre presidencialismo e parlamentarismo em termos de governança?
3.Do século XVI para o XXI, por quais formas de Estado, regime de governo e sistema político o Brasil já passou?
4.Partidos políticos. Produção de texto opinativo (quem já entregou impresso não precisa refazer): Disserte sobre a questão da representatividade do multipartidarismo brasileiro e sua relação com a democracia.
As atividades devem ser encaminhadas para o e-mail kardia.sociologia@gmail.com
Precisa constar: nome, número e turma.
______

Texto de apoio

Atividade 2

1.A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse primas, observe o conceito a seguir: “É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, por tanto, um conjunto de instituições publicas que administra um território, procurando atender os anseios de sua população.” A que conceito refere-se a afirmação?
2.A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:
I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente.
II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.
III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais.
IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
Estão corretas as alternativas:
a) I, III e IV.
b) I, II e IV.
c) I e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa IV.
3.“Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.” Esse fragmento explica um conceito importante da análise espacial. Que conceito é esse?
a) Estado
b) povo
c) território
d) nação
e) país
4.O conceito de nação, por levar em conta aspectos considerados subjetivos, como identidade e sensação de pertencimento, possui uma variedade de análises, com enfoques e características distintas. A respeito da concepção de nação, assinale a alternativa incorreta:
a) Nem sempre uma nação equivale a um Estado ou a um país ou, até mesmo, a um território, podendo haver, então, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída.
b) Dentro do território espanhol existem várias nações, como a nação basca, catalã, navarra, andaluz e galega.
c) Um exemplo conhecido de nação sem território definido são os curdos, que habitam vários países ao longo do Oriente Médio.
d) As nações que não possuem território soberano delimitado, como os curdos e os bascos, não almejam o reconhecimento de territórios. Historicamente foram construindo uma trajetória de identificação e pertencimento ao Estado que os acolheu.
e) O conceito de nação foi utilizado muitas vezes como estratégia ideológica de manipulação de uma população. Exemplo disso é a tentativa de construção do nacionalismo, em que governos tentam criar entre os seus habitantes um sentimento nacional, ou seja, a ideia de que aquele país equivale a uma nação geral.

As atividades devem ser encaminhadas para o e-mail kardia.sociologia@gmail.com
Precisa constar: nome, número e turma.
______

Atividade 3

Faça uma explanação sobre como a pandemia está afetando a vida em sociedade e comente sobre o papel do Estado no que se refere ao aspecto de proteção à saúde e bem-estar da população.
Para auxiliar:

As atividades devem ser encaminhadas para o e-mail kardia.sociologia@gmail.com
Precisa constar: nome, número e turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!