quarta-feira, 6 de maio de 2020

Química 1 ano

EE DR GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS – ILHABELA/SP.
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA FABIANA C. ALTAREGO
 1º bimestre/ 2 aulas semanais.
Semana de 27/04/2020 a 30/04/2020
Semana de 04/05/2020 a 08/05/2020
As devolutivas, assim como as dúvidas poderão ser encaminhadas para o email: fabianaaltarego@gmail.com

Obs:Os exercícios podem ser respondidos no próprio caderno assim como as pesquisas realizadas.Tentem fazer as atividades propostas e tirem dúvidas no email acima, logo irei avaliá-las, e responderei as dúvidas.Vou disponibilizar um resumo também sobre o conteúdo de Química que iremos trabalhar e que é importante que tenham guardado com vocês como material de apoio.Até mais e se cuidem!


Atividades para 1º anos A, B  (período da tarde) e 1º ano C (período da noite) Ensino Médio.

ROTEIRO DE ESTUDOS QUÍMICA    1ª série
Temas/Conteúdos
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo – 1a série Química/ 1º bimestre
•Transformação química na natureza e no sistema produtivo 
•Transformações químicas no dia a dia evidencias; tempo envolvido; energia envolvida;  

•Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações


•Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos 
fermentação alcoólica; siderurgia do ferro; transformações químicas.

• Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais
 • Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo
 • Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
 • Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva
 • Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas.
• Reconhecer no sistema produtivo a importância das transformações químicas.




Atividade 1
Textos para a leitura
 Texto1 – Fermentação alcoólica na produção de etanol; Texto2 – A produção do ferro nas siderúrgicas.
Antes de ler os textos tente responder estas questões no caderno: 
Qual a importância dessas substâncias no nosso cotidiano, para que o ferro é utilizado?  E o álcool, também é fundamental? Em que setores da sociedade essas substâncias são importantes? 

Texto 1 – Fermentação alcoólica na produção do etanol

O Brasil é um dos poucos países do mundo que utilizam álcool (etanol) como combustível automotivo. Esse fato garante ao país não apenas a posição de um dos maiores produtores de etanol do mundo, mas também de detentor da melhor tecnologia de produção de álcool a partir da cana-de-açúcar. Mas você sabe como é produzido o álcool a partir da cana-de-açúcar?
A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima usada na produção de álcool no Brasil. 
A partir de 1 ha (um hectare, ou seja, 10 000 m2) de plantação, pode-se obter cerca de 3 mil litros de etanol. A cana-de-açúcar passa inicialmente pelo processo de moagem, em que o suco da cana, a garapa, é separado do bagaço, que pode ser queimado como combustível ou usado na alimentação do gado. Em seguida, a garapa é aquecida até que boa parte da água evapore e se forme um líquido viscoso e rico em açúcares, chamado melaço. Esse material é acidificado para que esteja em condições ideais para o desenvolvimento das leveduras (micro-organismos que possuem substâncias denominadas enzimas, capazes de acelerar a transformação de açúcares em álcool etílico e gás carbônico). É na presença das leveduras que o melaço passará pelo processo de fermentação alcoólica, que dura cerca de 50 horas, ocorrendo a formação do etanol.

sacarose + água →  glicose + frutose
 C12H22O11(aq) + H2O(l) →   C6H12O6(aq) + C6H12O6(aq)

glicose ou frutose →  etanol + gás carbônico + energia 
C6H12O6(aq) enzimas →  2 C2H5OH(aq) + 2 CO2(g) + energia térmica

A mistura obtida na fermentação apresenta cerca de 14% em volume de álcool, mas, após o processo de destilação, obtém-se álcool com  96 oGL (4% de água e 96% de etanol). Para obter etanol puro (100%) pode-se adicionar cal viva ao álcool 96 oGL. Nesse caso, haverá interação entre a cal e a água, formando um composto pouco solúvel em água e em etanol, o hidróxido de cálcio ou cal extinta, conforme as representações a seguir:

óxido de cálcio + água →   hidróxido de cálcio + energia
CaO(s) + H2O(l) →   Ca(OH)2(s) + energia térmica

Embora tenhamos tratado aqui da produção do álcool a partir da cana-de-açúcar, essa não é a única matéria-prima da qual se pode obtê-lo. Além disso, o uso do álcool etanol não se restringe ao mercado de combustíveis, pois ele apresenta inúmeras outras aplicações na indústria e no dia a dia.

Texto 2 – A produção do ferro nas  siderúrgicas

O ferro é o metal mais utilizado no mundo, principalmente por seu baixo custo de produção e resistência à tração. Quando misturado a pequenas quantidades de carbono e outros metais, produz-se o aço.
O ferro raramente é encontrado na natureza na forma metálica. Em geral, ele está presente na composição química de outras substâncias. A hematita, por exemplo, é formada basicamente de óxido de ferro (Fe2O3) e é um minério relativamente abundante na natureza. O Brasil possui uma das maiores reservas desse minério no mundo.
Nas siderúrgicas, a hematita é misturada ao carvão, que é um reagente e também o combustível que fornece a energia necessária para que ocorra a transformação química para a produção do ferro metálico (Fe):

carvão + gás oxigênio do ar→  gás monóxido de carbono + energia 
2 C(s) + O2(g) →  2 CO(g) + energia 


óxido de ferro III + gás monóxido de carbono→   ferro + gás carbônico
 Fe2O3(s) + 3 CO(g) →  2 Fe(l) + 3 CO2(g)

Além do oxigênio do ar e do carvão, para a produção do ferro mistura-se calcário ou cal viva, que tem a função de retirar impurezas, principalmente areia, presentes no minério. O calcário decompõe-se e forma cal viva, que reage com as impurezas, resultando em 
escória derretida (silicato de cálcio, CaSiO3). Essa escória líquida é depois facilmente separada do ferro – que também sai do forno na forma líquida.

Elaborado por Fabio Luiz de Souza e Luciane Hiromi Akahoshi especialmente para o São Paulo faz escola.


Questões para análise do texto

1. Leia os textos, destacando as ideias principais abordadas. Anote também os termos desconhecidos para procurar seus significados. 
2.Escreva as equações químicas que aparecem nos dois textos e anote quais são os reagentes e os produtos envolvidos nas reações e o nome das substâncias junto com sua fórmula química.
3.a.Os processos envolvem absorção ou liberação de energia? 
 b.  Escreva os processos de separação de misturas que ocorrem durante a produção de etanol. 
c.  Segundo o texto, como a indústria obtém etanol puro (100%)? Ocorre alguma transformação química? Justifique.

2. Tente elaborar um fluxograma ou um mapa conceitual que represente a produção de etanol, desde a matéria-prima até o produto final (etanol 100%). 
 Para ampliar os estudos sobre a “Importância da produção de etanol no Brasil”, realize uma pesquisa evidenciando os aspectos econômicos, sociais e ambientais envolvidos e destacando os pontos relevantes em relação às vantagens e desvantagens da produção de etanol.


Atividade 2 
 RECONHECENDO OS MATERIAIS POR MEIO DAS PROPRIEDADES 

De acordo com o tema apresentado sobre produção do etanol tente responder às seguintes questões:
1. Como é possível obter etanol de qualidade?
 2. Como são feitos os testes nos postos para a verificação da qualidade do etanol?
 3. Como é possível diferenciar uma substância pura de uma mistura por meio da temperatura? 4. O que significa uma substância ser solúvel? Existe um limite de solubilidade?

Observação:
Sugestão para complementar os estudos *Canal do youtube Química neste link abaixo


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