quarta-feira, 17 de junho de 2020

Sociologia - Semana 15 a 19 de junho (2º Ano-Todos) Professora Debora

Texto de apoio: https://kardiasociologia.org/2020/06/14/1-cultura-popular/

Atividade 1 (2º Bimestre) - (Atividades de 15 a 19 de junho)

1.A identidade nacional é percebida de forma diversa por pessoas e países diferentes. Tendo em consideração seus conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A visão que pessoas de um país possuem sobre as pessoas de outro país é, geralmente, baseada em estereótipos.
b) Muitas vezes, a forma como os “outros” nos veem é diversa da forma como nós próprios nos vemos.
c) A tendência de julgar os outros povos pelos critérios que temos do nosso próprio povo se chama etnocentrismo.
d) Toda cultura cria imagens de si mesma e imagens das outras culturas.
e) Os aspectos econômicos pouco importam na formação da identidade nacional de um povo.
2.Uma das maiores preocupações da Antropologia brasileira é justamente a possibilidade da destruição das culturas indígenas que ainda resistem, em certa medida, no país. Em certos aspectos, o processo de aculturação, que de várias maneiras culminou na mudança cultural e na assimilação dessas culturas indígenas, pode ser visto na mudança da forma como se vestem, na construção de suas casas ou no gradual abandono de suas línguas. Com base no trecho acima e o que estudamos no 1º bimestre podemos afirmar que a aculturação é equivalente à destruição completa de uma cultura?
a) Sim, já que as mudanças que uma cultura original sofre tornam-na impura e completamente diferente do que naturalmente era.
b) Não, já que a aculturação equivale à absorção recíproca de traços culturais entre culturas diferentes mediante a convivência.
c) Sim, uma vez que a aculturação só é possível mediante a imposição absoluta e sistemática de uma cultura sobre outra.
d) Não, pois vestimenta, construção de casas e a língua de um grupo não são traços culturais.
3. As manifestações folclóricas de Pernambuco representam a identidade cultural do Estado, transmitidas de geração em geração. Quando crianças, muitos habitantes escutam histórias de assombração, que fazem parte do imaginário cultural. Sobre isso, leia o texto a seguir e assinale a alternativa CORRETA
É uma lenda do Piauí e de Pernambuco, que data dos séculos XIX e XX. Soltava fogo e fumaça pelos olhos, pelo nariz e pela boca. Atacava quem andasse pelas ruas desertas às sextas, à noite. Mas o pior era que [o animal] entrava nas casas, pelo telhado ou porta, à procura de meninos malcriados e travessos. A lenda conta que […] era um animal monstruoso, além de que, mais uma vez, comia crianças travessas.
a) Essas são reflexo da cultura europeia, predominantes em toda a vida social dos habitantes do Estado. 
b) As histórias de assombração têm uma representação simbólica importante para os habitantes do interior, sendo ofuscadas na Região Metropolitana do Recife. 
c) O texto apresenta uma história contada para crianças como uma maneira de controlar suas ações. Essa história é repassada de geração a geração, por meio da oralidade e refere-se às lendas criadas pela cultura popular. 
d) A cabra cabriola é o personagem destacado no texto. Essa lenda hoje é bastante ouvida especialmente pelos jovens da região litorânea.
e) O folclore pernambucano é constituído de histórias contadas por pessoas oriundas de outros Estados. Essas manifestações culturais têm sua origem na cultura europeia, trazidas pelos imigrantes que se estabeleceram no Sul e Sudeste do país. 

As atividades podem ser encaminhadas para o e-mail kardia.sociologia@gmail.com ou para o WhatsApp (12) 99729-6464 (foto, doc ou pdf)
Precisa constar: nome, número, série e turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!