sexta-feira, 12 de junho de 2020

Filosofia - Semana 15 a 19 de junho - Professor Aislan - 1º A e B

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

Para realizar as atividades assista o vídeo no link abaixo e leia o texto a seguir.

Link: https://youtu.be/sU0u8huHVKA

Texto
Platão e nossa sociedade de consumo.

Platão é um dos filósofos clássicos da filosofia grega. Ele nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 348 a.C. Foi discípulo de Sócrates.

Na sua teoria das ideias propõe a existência de dois mundos, o mundo das ideias, ou mundo inteligível e o mundo dos sentidos, ou mundo sensível.

Mundo das ideias – mundo inteligível

No mundo das ideias existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas. Uma cadeira, por exemplo, pode mudar o formato (redonda, quadrada, 3 ou 4 pés), mas ideia cadeira sempre será a mesma: um objeto para sentar. Só podemos alcançar essa realidade por meio da nossa razão.

Mundo dos sentidos – mundo sensível

O mundo dos sentidos para Platão é o mundo em que habitamos, o mundo material. Este mundo seria uma cópia do mundo das ideias de acordo com o pensamento de Platão. No entanto, por ser uma cópia, ela estaria sujeita ao erro e não seria eterna, e tem um tempo de duração.

Sociedade de consumo e o mundo das ideias.

Para o filósofo grego, o amor (Eros) era o desejo por aquilo que não se tem, o desejo na falta. Ou seja, o amor é o desejo, mas, apenas enquanto não possuo o ser desejado, assim, quando possuo o ser desejado, não há amor, pois não há desejo.

As pessoas envolvidas com marketing entendem como ninguém esse conceito, e, por entenderem muito bem, o aplicam à relação de consumo. Exemplificando fica mais fácil.

Muitas vezes possuímos um objeto que nos é útil, e cumpre com as funções que desejamos, contudo, a mídia nos bombardeia com a ideia de que precisamos de um objeto novo, pois o que possuímos já não possui utilidade. Assim, passamos a ter desejo por esse novo objeto, passamos a amá-lo, e a única possibilidade de resolver esse dilema, é possuindo o objeto desejado, isto é, comprando-o.

O celular é um dos grandes protagonistas dessa ideia. Não raras vezes queremos muito um celular, de modo que para realizar o desejo, o compramos. No entanto, logo depois de comprá-lo, surge um novo modelo, com, apenas algumas funções diferentes, o que já é suficiente para que a mídia nos bombardeie com a ideia de que a felicidade tem nome e sobrenome, e nós logo tratamos de comprá-la.

O mais engraçado de tudo isso é que quando compramos o objeto que antes era desejado, logo este perde o brilho, pois já existem novos objetos de desejo, mais bonitos, mais sofisticados, mais tecnológicos, e a mídia rapidamente trata de colocar em nossa mente a ideia de que a felicidade está ali. Somos reféns desse sistema, que forma um círculo vicioso de consumo.

Fontes: https://blogdoenem.com.br/platao-e-o-mundo-das-ideias-filosofia-enem/

http://obviousmag.org/genialmente_louco/2015/platao-e-a-sociedade-de-consumo.html


Atividades

Para realizar as atividades abaixo você precisará assistir ao vídeo “ Sociedade de consumo” e também ler o texto “Platão e a nossa sociedade de consumo”.

No vídeo “Sociedade de consumo” o professor Silvester Dias explica como funciona a máquina da sociedade de consumo. O primeiro tema que ele aborda é a relação entre a mídia e suas propagandas. Você vê e ouve muitas propagandas no seu dia-a-dia? Cite alguns exemplos.

Platão propõe a existência de dois mundos, quais são eles? Como é a realidade de cada mundo?

O que Platão fala sobre Eros e o desejo?

Cite um exemplo de como uma propaganda tenta convencer uma pessoa de que ela precisa de um produto para ser feliz.

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