sexta-feira, 12 de junho de 2020

Filosofia - Semana 15 a 19 de junho - Professora Paula - 3ºD

Para realizar as atividades assista o vídeo no link abaixo e leia o texto a seguir.

Link: https://youtu.be/sU0u8huHVKA

Texto

Platão e nossa sociedade de consumo.

Platão é um dos filósofos clássicos da filosofia grega. Ele nasceu em Atenas em 428

a.C. e morreu em 348 a.C. Foi discípulo de Sócrates.

Na sua teoria das ideias propõe a existência de dois mundos, o mundo das ideias, ou

mundo inteligível e o mundo dos sentidos, ou mundo sensível.

Mundo das ideias – mundo inteligível

No mundo das ideias existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas

e eternas. Uma cadeira, por exemplo, pode mudar o formato (redonda, quadrada, 3 ou 4 pés),

mas ideia cadeira sempre será a mesma: um objeto para sentar. Só podemos alcançar essa

realidade por meio da nossa razão.

Mundo dos sentidos – mundo sensível

O mundo dos sentidos para Platão é o mundo em que habitamos, o mundo material. Este

mundo seria uma cópia do mundo das ideias de acordo com o pensamento de Platão. No

entanto, por ser uma cópia, ela estaria sujeita ao erro e não seria eterna, e tem um tempo de

duração.


Sociedade de consumo e o mundo das ideias.

Para o filósofo grego, o amor (Eros) era o desejo por aquilo que não se tem, o desejo na

falta. Ou seja, o amor é o desejo, mas, apenas enquanto não possuo o ser desejado, assim,

quando possuo o ser desejado, não há amor, pois não há desejo.

As pessoas envolvidas com marketing entendem como ninguém esse conceito, e, por

entenderem muito bem, o aplicam à relação de consumo. Exemplificando fica mais fácil.

Muitas vezes possuímos um objeto que nos é útil, e cumpre com as funções que

desejamos, contudo, a mídia nos bombardeia com a ideia de que precisamos de um objeto

novo, pois o que possuímos já não possui utilidade. Assim, passamos a ter desejo por esse

novo objeto, passamos a amá-lo, e a única possibilidade de resolver esse dilema, é possuindo

o objeto desejado, isto é, comprando-o.

O celular é um dos grandes protagonistas dessa ideia. Não raras vezes queremos muito

um celular, de modo que para realizar o desejo, o compramos. No entanto, logo depois de

comprá-lo, surge um novo modelo, com, apenas algumas funções diferentes, o que já é

suficiente para que a mídia nos bombardeie com a ideia de que a felicidade tem nome e

sobrenome, e nós logo tratamos de comprá-la.

O mais engraçado de tudo isso é que quando compramos o objeto que antes era

desejado, logo este perde o brilho, pois já existem novos objetos de desejo, mais bonitos, mais

sofisticados, mais tecnológicos, e a mídia rapidamente trata de colocar em nossa mente a

ideia de que a felicidade está ali. Somos reféns desse sistema, que forma um círculo vicioso

de consumo.


Fontes: https://blogdoenem.com.br/platao-e-o-mundo-das-ideias-filosofia-enem/

http://obviousmag.org/genialmente_louco/2015/platao-e-a-sociedade-de-consumo.html

Atividades

Para realizar as atividades abaixo você precisará assistir ao vídeo “ Sociedade de consumo” e

também ler o texto “Platão e a nossa sociedade de consumo”.

1) No vídeo “Sociedade de consumo” o professor Silvester Dias explica como funciona a

máquina da sociedade de consumo. O primeiro tema que ele aborda é a relação entre a

mídia e suas propagandas. Você vê e ouve muitas propagandas no seu dia-a-dia? Cite

alguns exemplos.

2) Platão propõe a existência de dois mundos, quais são eles? Como é a realidade de

cada mundo?

3) O que Platão fala sobre Eros e o desejo?

4) Cite um exemplo de como uma propaganda tenta convencer uma pessoa de que ela

precisa de um produto para ser feliz.

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