terça-feira, 23 de junho de 2020

Filosofia - Semanas 22 de junho a 10 de julho - Professora Paula 3ºD



Consumo Consciente

Nesta proposta de atividade encontram-se dois textos. O primeiro traz um recorte da reflexão do filosofo e sociólogo alemão Herbert Marcuse a respeito das falsas necessidades que a sociedade de consumo impõe sobre os indivíduos. O segundo texto define e afirma a importância do consumo consciente.

Leia estes dois textos e responda as questões abaixo.






https://pt.slideshare.net/RafaelOliveira38/aula-de-filosofia-consumo-consciente




O que é consumo consciente?

A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade.

A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

O consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

https://www.mma.gov.br/informma/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente

Atividades




No primeiro texto o pensador coloca a questão das falsas necessidades impostas aos indivíduos por forças externas. Cite um exemplo de uma propaganda que propõe algo como uma necessidade apenas com o objetivo de um consumo, sendo assim uma falsa necessidade.


O que leva uma pessoa a aceitar essa falsa necessidade como sendo algo verdadeiro?


Quem se beneficia com a imposição dessas falsas necessidades?


No segundo texto existe a afirmação de uma necessidade nos padrões de consumo, por que isso precisa ser feito?


Quais reflexões podem ser feitas antes de se consumir um produto para que esse consumo seja consciente?


Em Ilhabela existe uma lei que proíbe a utilização de canudos de plástico, de que forma esta lei pode contribuir para o consumo consciente?


Cite um exemplo de uma mudança de habito que poderia contribuir para a sustentabilidade no município de Ilhabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!