terça-feira, 23 de junho de 2020

Química - Semana 22 a 26 de junho - Professora Fabiana - 1º A, B e C



COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO

A Química é uma ciência que contribui enormemente para o progresso e bem-estar da sociedade. Esse progresso ocorreu, em grande parte, porque os conhecimentos químicos sobre a transformação da matéria possibilitaram ao homem entender como controlar e usar a energia.

Os processos de obtenção de energia têm o calor como sua principal fonte. Esse calor, por sua vez, é
obtido geralmente pelas reações de combustão ou queima de materiais combustíveis. Os combustíveis
podem ser sólidos, como a lenha e o carvão; líquidos, como a gasolina e o etanol; e gasosos, como o gás butano e propano (gás de cozinha) e o gás natural (metano).

Até a Idade Média o combustível mais utilizado pelo homem era a madeira. Na Revolução Industrial,
passou-se a utilizar mais o carvão, cuja queima produzia vapor que era usado para movimentar máquinas, locomotivas e navios. Ainda hoje se usa o carvão para a geração de energia elétrica, porém, o combustível mais utilizado no mundo atualmente é o petróleo, cujo refino produz vários tipos de combustíveis, como a gasolina e o óleo diesel.

Entretanto, a combustão dos derivados do petróleo gera poluição no meio ambiente. Além disso, ele não é renovável, o que significa que suas reservas podem esgotar-se. Por isso, existe uma mobilização
mundial para o desenvolvimento de combustíveis que sejam renováveis e que gerem "energia limpa".

A produção da cal, como visto anteriormente, apresenta diversos aspectos científicos e tecnológicos que podem ser interpretados à luz dos conhecimentos químicos. Um desses aspectos é a necessidade da queima de combustíveis para o fornecimento de energia nas reações químicas que ocorrem no forno de calcinação do calcário.

O combustível empregado é o carvão. No processo de calcinação do calcário, utiliza-se o carvão mais por conveniência do que por necessidade, isto é, o carvão é usado, entre outros motivos, por ser um
combustível de baixo custo e de fácil obtenção. Assim, ele poderia ser substituído por outras fontes de energia, como a lenha, o gás natural ou o óleo diesel, que fornecem a energia necessária para que o
calcário alcance temperaturas superiores a 900 ºC, sua temperatura de decomposição térmica em óxido de cálcio (CaO) e gás carbônico (CO2). Entretanto, tais mudanças exigiriam modificações nos fornos de calcinação e provavelmente resultariam em maiores custos com combustível.

A escolha de um combustível deve considerar outros fatores além do custo e da disponibilidade. É
importante também que o combustível a ser escolhido apresente uma boa produtividade de energia.

Como as mesmas massas de distintos combustíveis liberam quantidades diferentes de energia, é desejável que o combustível escolhido consuma a menor massa possível na liberação da energia requerida para um dado processo.

Responda:

1. O que são combustíveis? Você conhece algum? Para que são usados?

2. Você sabe como é obtida a energia que faz nosso corpo funcionar?

3. Os combustíveis produzem a mesma quantidade de energia?

4. Que aspectos devem ser considerados na escolha de um combustível?

5. É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Utilizar fogões a gás ou a lenha?

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=vgzrSXOUo-A

2 comentários:

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!