terça-feira, 23 de junho de 2020

Geografia - Semanas 22 de junho a 10 de julho - Professora Cristina - 1ºA, B e C

ATIVIDADES GEOGRAFIA – 1ª série Ensino Médio - Regular

Professora: Cristina Terribele

Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas/semanais = 6 aulas.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (SEMANAL): 22 a 25 de junho de 2020

29/06 A 03 de julho de 2020

06 a 10 de julho de 2020.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

ORIENTAÇÕES:

SP FAZ ESCOLA – Caderno do Aluno 1ª série – Ensino Médio 2º BIMESTRE

TEMA 01- PROCESSOS MIGRATÓRIOS: AS DISTÂNCIAS ATUAIS E AS DE UM PASSADO RECENTE. Páginas 59, 60, 61 e 62 – Atividades 3, 4 e 5.

Bom dia queridões! Espero que estejam todos bem!

Vamos continuar as atividades sobre a movimentação populacional no planeta, mas agora um pouco mais especificamente com o Brasil e seus países fronteiriços: conflitos, refugiados, estrangeiros residentes, direitos humanos, entre outros.

Você deverá utilizar o Caderno do Aluno do 2º bimestre para resolver a atividade.

A Atividade 3 é Leitura e interpretação de mapa sobre o Número de estrangeiros residentes no Brasil. Faça a leitura com calma, as informações estão claras no mapa, mas requer que você esteja atento, principalmente para fazer a comparação entre os mapas.

Para a Atividade 4, novas informações vão surgir na Leitura e Análise de texto A CRISE NA VENEZUELA, assim com a construção de um gráfico de coluna informativo a procura de imagens para responder a letra d. (Aqui você vai procurar imagens sobre o conflito na fronteira entre Brasil e Venezuela. Vai escolher uma imagem, para produzir um texto dissertativo-argumentativo. Não tenha preguiça. Tenho certeza que você vai conseguir!!


NOTA NO CADERNO DO ALUNO: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: O texto será avaliado de acordo com 05 (cinco) critérios. São eles: (1) Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; (2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo–argumentativo; (3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; (4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; (5) Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Por último, a realização da Atividade 5, consiste em PESQUISA E CONSTRUÇÃO DE MAPA. No caderno do aluno há uma orientação para utilizar o SAIBA MAIS (para os mais tecnológicos, no caderno do aluno tem o QR CODE), para realização da pesquisa e dos dados a serem utilizados no mapa. Deixei aí embaixo o link para você acessar o ATLAS ONLINE do IBGE para localizar e identificar os países receptores de migrantes e refugiados Venezuelanos.


https://atlasescolar.ibge.gov.br/

SAIBA MAIS

Textos e vídeo sobre a Crise na Venezuela:

• Venezuelanos cruzam rio inundado para buscar comida na Colômbia. Fonte: Nações Unidas. 2019. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/venezuelanos-cruzam-rio-inundado-para-buscar-comida-na-colombia/>. Acesso em: 06 nov. 2019.

• Crise na Venezuela faz crescer o número de refugiados no Brasil. Fonte: USP. 2017. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/crise-na-venezuela-faz-crescer-o-numero-de-refugiados-no-brasil/>. Acesso em: 06 nov. 2019.

• Medo, fome, noites ao relento e trabalho escravo: a travessia dos venezuelanos na fronteira norte do Brasil. Fonte: Repórter Brasil. 2018. Disponível em: <https://reporterbrasil.org.br/2018/05/medo-fome-noites-ao-relento-e-trabalho-escravo-a-travessia-dos-venezuelanos-na-fronteira-norte-do-brasil/>. Acesso em: 06 nov. 2019.

• Mapa mostra caminhos da migração no mundo todo; confira. Fonte: Gazeta do Povo. 2016. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/mapa-mostra-caminhos-da-migracao-no-mundo-todo-confira-e3vg0z3krooiqot30jstbsu2l/>. Acesso em: 06 nov. 2019.

Fluxos migratórios e as barreiras físicas pelo mundo:

• Os muros do mundo: 21 fronteiras históricas. Fonte: El País Brasil. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/27/album /1488207932_438823.html#foto_gal_1>. Acesso em: 06 nov. 2019.

• Um mundo de muros: as barreiras que nos dividem. Fonte: Folha de São Paulo. Disponível em: <https://arte.folha.uol.com.br/mundo/2017/um-mundo-de-muros/>. Acesso em: 06 nov. 2019.



Aqui tem atividades para três semanas. Utilize seu tempo com sabedoria. Faça com calma, tire suas dúvidas. Você sabe como me encontrar, então, se sentir dificuldade, não deixe de chamar.

As respostas das atividades deverão ser encaminhadas para o meu email (kikterribele@gmail.com).

Não se esqueça de acompanhar as aulas pelo aplicativo Centro de Mídias nos horários previamente estabelecidos para sua série, vou informando os horários no grupo de whatsapp.

E mais uma vez :

“Lembre-se de FICAR EM CASA”!

Está quase acabando!

Tenha um pouco mais de paciência!

Nos veremos em breve.



Beijão, Cris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!