Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
terça-feira, 23 de junho de 2020
História - Semanas 22 de junho a 10 de julho - Professor Marcondes - 3ºD
ATIVIDADE 1
OBSERVE ATENTAMENTE A IMAGEM E O TEXTO ABAIXO, DEPOIS RESPONDA AS QUESTOES:
A NOITE DOS CRISTAIS (09/11/1938)
Chamada dos prisioneiros recém chegados, a maioria judeus presos durante a "Noite dos
Cristais" (Kristallnacht), no campo de concentração de Buchenvald.
Na noite de 9 de novembro de 1938 teve início a onda de violência contra os judeus em todo o Reich. Embora os ataques parecessem espontâneos, como se fossem uma revolta natural da população alemã contra o assassinato de um oficial daquele país por um adolescente judeu em Paris, na verdade, o ministro alemão da propaganda, Joseph Goebbels, e outros líderes nazistas haviam organizado os pogroms [OBS: chacina dos judeus] cuidadosamente, muito antes deles acontecerem. Num período de apenas dois dias, mais de 250 sinagogas foram queimadas, cerca de 7.000 estabelecimentos comerciais judaicos destruídos, dezenas de judeus foram mortos, e cemitérios, hospitais, escolas e casas judias saqueados, tudo ante a total indiferença da polícia e dos bombeiros [e da população]. Os pogroms ficaram conhecidos como Kristallnacht ou "Noite dos Cristais" [OBS: também “Noite dos Vidros Quebrados”], devido aos vidros estilhaçados nas vitrines das lojas, sinagogas e moradias de judeus.
Na manhã seguinte, 30.000 judeus alemães do sexo masculino foram
presos pelo “crime” de serem judeus, e enviados a campos de concentração
onde centenas acabaram morrendo. Algumas mulheres judias também foram
detidas e enviadas para prisões locais. Estabelecimentos comerciais de
propriedade de judeus não puderam ser reabertos, exceto os que passaram a
ser gerenciados por não-judeus. Toques de recolher foram impostos, limitando
as horas do dia em que os judeus podiam sair de suas casas.
Após a “Noite dos Cristais”, a vida de adolescentes e crianças judias na
Alemanha e na Áustria se tornou ainda mais difícil: além de serem barrados em
museus, parques e piscinas, também foram expulsos das escolas públicas. Os
jovens, assim como seus pais, passaram a viver totalmente segregados naqueles países. Desesperados, muitos judeus cometeram suicídio. As famílias judias desesperadamente passaram a tentar sair da Alemanha e da Áustria.
Foto e texto extraído de:
https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/the-night-of-broken-glass
QUESTÕES
1 – De acordo com o texto, o que aconteceu na data chamada “Noite dos Cristais”?
2 – Descreva como foi a violência praticada pelos Nazistas contra os Judeus durante a chamada “Noite dos Cristais”?
3 – Quando e onde aconteceu a Noite dos Cristais?
4 – Para onde foram enviados os judeus depois da Noite dos Cristais?
5 – Se você fosse judeu (judia), como se sentiria, vendo toda essa violência sendo praticada contra você e sua família? Comente
ATIVIDADE 2
Leia os trechos do documento abaixo, extraídos do livro “Diário de Anne Franke”, depois responda as questões.
FRANKE, Anne. O diário de Anne Frank . Rio de Janeiro: Record, 1996.
SEXTA FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 1942.
“Querida Kitty,
Hoje só tenho notícias tristes e deprimentes a contar. Nossos muitos amigos e
conhecidos judeus estão sendo levados aos montes. A Gestapo está tratando
todos eles muito mal, e transportando-os em vagões de gado para Westerbork,
o grande campo de Drenthe para onde estão mandando todos os judeus. Miep
contou sobre alguém que conseguiu escapar de lá. Deve ser terrível em
Westerbork. As pessoas não tem praticamente nada para comer, muito menos
para beber, já que só existe água uma hora por dia, e há somente um toalete e
uma pia para vários milhares de pessoas.Homens e mulheres dormem no
mesmo cômodo, e as mulheres e crianças costumam ter as cabeças raspadas.
Fugir é quase impossível; muitas pessoas têm a aparência de judias, e são
marcadas pelas cabeças raspadas.”
(ANNE FRANKE, 1996. p.58-59)
_____________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 1944
“(...) Qual é o sentido da guerra? Por que, por que as pessoas não podem viver
juntas em paz? Por que toda essa destruição? (...) Por que a Inglaterra fabrica
aviões e bombas maiores e melhores e ao mesmo tempo constrói casas novas?
Por que se gastam milhões com a guerra a cada dia, enquanto não existe um
centavo para a ciência médica, para os artistas e para os pobres? (...) Não
acredito que a guerra seja apenas obra de políticos e capitalistas. Ah, não, o
homem comum é igualmente culpado; caso contrário, os povos e as nações
teriam se rebelado há muito tempo! Há uma necessidade destrutiva nas
pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar. E até que
toda a humanidade, sem exceção, passe por uma metamorfose, as guerras
continuarão a ser declaradas, e tudo foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começar outra vez!”
(ANNE FRANKE, 1996, p. 260).
QUESTÕES
1) Vocês conseguem identificar o autor do documento?
2) A quem se refere o texto/documento?
3) Que tipo de mensagem ele passa?
4) Pesquise o que era Gestapo e Campo de Concentração
5) Pesquise sobre a vida de Anne Franke
6) Agora escreva com suas palavras, o que você aprendeu de Nazismo?( resposta de 5 a 10 linhas).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário