Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
terça-feira, 23 de junho de 2020
História - Semanas 22 de junho a 10 de julho - Professor Marcondes - 2ºE
LEIA O TEXTO A SEGUIR, DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.
Resumo sobre a Civilização Maia
Os maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a América pré-colombiana. Viviam na região que corresponde a atual Península de Iucatã, no México, como também Belize e partes da Guatemala e Honduras na América Central. Ao contrário do que se pensa, eles não foram extintos! Simplesmente se espalharam, vindo alguns a se misturarem com outras nações.
Onde estão os Maias hoje? Seus descendentes vivem integrados à civilização mexicana e centro-americana em regiões como a Península de Yucatán e os estados de Tabasco e Chiapas, no México, a Guatemala e parte de Honduras e El Salvador. Essa ideia de um sumiço misterioso surgiu pelo fato de que os maias abandonaram muitas de suas cidades, há mais de mil anos.
Há muitos séculos, para manter uma cidade com uma população de mais de 20 mil habitantes, os maias desmatavam áreas naturais tanto para a construção de pirâmides como para a alimentação de toda essa gente.
Quando os recursos (os alimentos, por exemplo) ficaram mais escassos, os povoados começaram a declarar guerras com outras cidades. Quando ganhavam, exigiam delas pagamento de um imposto e assim mantinham seu estilo de vida.
Com o passar do tempo, esse sistema se tornou insustentável, e algumas cidades não puderam se manter. Muitos maias se espalharam pelas florestas para fugir das guerras e buscar sustento. Com o abandono das cidades, os sítios arqueológicos que hoje atribuímos aos maias eram visitados apenas como lugares sagrados, mas não para viver ali.
Organização Política dos Maias Os maias não chegaram a construir um império unificado, como os astecas e os incas. Organizavam-se politicamente em cidades-estados que, juntamente com as aldeias, formavam unidades políticas independentes, cada qual com um grau de desenvolvimento próprio.
Em cada estado a autoridade e o poder eram exercidos em nome de um deus. O chefe de governo das cidades era assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários públicos responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes das aldeias, os chefes militares entre outros.
Economia Maia
A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato. O modo de produção era coletivo, o solo não era propriedade privada, teoricamente o Estado era o proprietário de todas as terras.
Enquanto membro da aldeia, todo camponês tinha o direito de usá-las e delas tirar o sustento, com obrigação de pagar o imposto coletivo, cobrado pelo Estado.
O Estado apropriava-se também da força de trabalho dos camponeses, obrigando-os a trabalhar gratuitamente na construção de palácios, templos e grandes obras de irrigação e represas.
Sociedade e Cultura dos Maias
A grandiosidade da sociedade maia foi construída com o trabalho de uma população controlada e disciplinada. A organização social era rígida. Existiam três camadas sociais.
A camada mais alta era a da família real, dos ocupantes dos principais postos do governo e dos comerciantes.
Na segunda camada estavam os servidores do Estado, como os cobradores de impostos, os responsáveis pela defesa e os dirigentes das cerimônias.
Na última camada estavam os trabalhadores braçais e os agricultores.
O grupo social mais poderoso, o dos sacerdotes, monopolizava a escrita e os conhecimentos científicos, principalmente a astronomia e a matemática.
Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo.
Eles desenvolveram um sistema próprio de escrita, até hoje quase indecifrável, baseava-se na representação de objetos e ideias. Sabe-se que possuía alto grau de abstração.
Religião dos Maias
Os maias acreditavam que o destino era regido pelos deuses. Itzamna, senhor do céu, era o deus mais importante. Eram cultuados ainda os deuses da Lua, do Sol, da chuva, do vento, da morte e da vida, além das divindades ligadas à agricultura e à caça.
Às divindades eram oferecidos diversos alimentos, sacrifício de animais e de humanos, em cerimônias que incluíam danças e representações teatrais.
Declínio da Civilização Maia
A partir do século IX começou o declínio lento e contínuo da civilização maia. Várias são as hipóteses a respeito desse fato. Alguns estudiosos acreditam que pode ter sido devido às guerras, lutas internas, invasões ou a má administração em relação à exploração da terra.
O esgotamento do solo teria tornado a produção insuficiente para às necessidades de consumo e obrigado os maias a abandonarem suas principais cidades. O que se afirma, com certeza, é que quando os espanhóis chegaram à América, a civilização maia não estavam mais habitando o lugar.
Questões
Segundo os maias, quem regia o Universo ?
Quais eram os produtos que cultivavam na agricultura ?
Qual a religião dos Maias?
Quantos dias tinha o calendário Maia ?
Do que se tratava suas suntuosas construções?
Quanto recebiam os trabalhadores para fazerem as construções?
Indique os possíveis motivos que levaram ao declínio da civilização maia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário