A atividade será enviada para o e-mail: prof.ericadila@gmail.com
A Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, e teve como principal objetivo renovar o contexto artístico e cultural, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. A intenção dos modernistas era criar uma arte essencialmente brasileira, apesar de estar em sintonia com as novas tendências europeias.
Durante uma semana a cidade se inspirou em novas linguagens, novas experiências artísticas, uma grande liberdade criadora, e o consequente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário e Oswald de Andrade na literatura, Víctor Brecheret na escultura e Anita Malfatti na pintura.
O movimento modernista foi repleto de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais. Com ele, surgiram as vanguardas artísticas e linguagens informais. Porém, por tanta inovação, a Semana não foi bem aceita pelos tradicionais paulistas, e a crítica não poupou esforços para destruir suas ideias.
Movimentos como o Futurismo, o Cubismo e o Expressionismo começavam a influenciar os artistas brasileiros. O pintor Lasar Segall, vindo da Alemanha, realizou exposições em São Paulo e em Campinas, que foram recepcionadas com indiferença. Anita Malfatti trazia da Europa, experiências vanguardistas que marcaram intensamente o seu trabalho, e em 1917 aconteceu a primeira exposição do Modernismo brasileiro. Este evento foi alvo de muitas críticas de Monteiro Lobato, entre outros conservadores, mas por outro lado, reuniu artistas dispostos a iniciar uma luta pela renovação artística brasileira, o que resultou na Semana de Arte Moderna.
A Semana de 22 foi composta pelos artistas Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Yan de Almeida Prado, John Graz, Oswaldo Goeldi, entre outros, na Pintura e no Desenho; Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, na Escultura; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, na Arquitetura. Entre os escritores encontravam-se Mário e Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, e outros. A música estava representada por autores consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernani Braga e Frutuoso Viana.
A Semana teve um grande valor histórico e cultural naquela época. Não havia entre seus participantes, ideias comuns a todos, por isso ela se dividiu em diversas tendências. O principal objetivo da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
Atividades
1- Qual era o principal objetivo da criação da Semana de Arte Moderna?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Cite os 4 principais artistas participantes da Semana de Arte Moderna:
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Qual foi o principal evento que resultou na criação da Semana de Arte Moderna?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Por que a Semana de Arte Moderna não foi bem aceita pela crítica?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Marque a alternativa que NÃO está correta:
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, assinale a opção INCORRETA:
a) Tinha como objetivo renovar o contexto artístico e cultural das artes em geral.
b) Os artistas pretendiam criar uma arte genuinamente brasileira.
c) Os artistas tinham liberdade criadora e romperam com o passado tradicionalista.
d) Os críticos tradicionais apoiaram os artistas modernistas.
e) Surgiram grandes artistas e novos talentos.
4- Podemos citar grandes nomes da pintura e literatura, que participaram da Semana de 1922 respectivamente:
a) Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário e Oswald de Andrade;
b) Van Gogh, Monet e Mário, Oswald de Andrade;
c) Anita Malfatti, Monet, Mário de Andrade e Monteiro Lobato;
d) Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade e Monteiro Lobato;
e) Anita Malfatti, Van Gogh, Mário e Oswald de Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário