Atividade ARTE 1º m A/B 19/07 a 01/08
Profª Glyns Roman
Dança Coral
Sequência
1 (2 aulas – de 20 a
25/07)
Em 1990, Maria Duschenes
apresentou no palco do Teatro Municipal de São Paulo a dança coral “Origens I”,
com 150 pessoas. Com a ampliação do projeto “Dança/Arte do Movimento” para
crianças e professores que frequentavam as bibliotecas municipais, pela
Secretaria Municipal de Cultura, D. Maria e equipe passaram a atender também as
crianças e funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal
de Esportes e Secretaria Municipal do Bem Estar Social.
Entre setembro e dezembro de 1990, realizaram oficinas de Dança/Arte do
Movimento para os funcionários dos Centros de Convivência, danças corais e
curso de formação básica de vivência com as crianças das várias bibliotecas da
cidade.
A apresentação de “Origens I” que incluía as crianças e os adultos envolvidos
no projeto, foi de grande impacto aos participantes, com a integração dos
grupos de diferentes regiões da cidade e o público, colocando em prática a
ideia de que a dança é para todos, como dizia D. Maria.
http://acervomuseudadanca.com.br/danca-coral-origens-i-1990-3/ >acesso em 18/07/2020
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso
Portadora de saberes advindos
de sua experiência com Rudolf Laban (1879-1958) e Kurt Jooss (1901- 1979), dona
Maria abriu um campo inesperado para a dança feita no Brasil nos anos 1940,
disparando conversas férteis entre os corpos daqui e as noções labanianas
aprendidas com seus mestres. Sua ação agregadora difundiu preceitos das danças
modernas europeias e plantou em São Paulo um caminho irreversível para as
danças que fazemos hoje. Danças sempre no plural, como
aprendemos com ela.
Rudolf Laban criou a Dança
Coral, ou seja, quem canta dança. Laban reunia em locais comunitários, grande
quantidade de pessoas empenhadas em realizar experiências com o movimento, as
coreografias podem ser improvisadas ou pré-elaboradas com o objetivo de
possibilitar a consciência de grupo e espírito de colaboração eliminando assim
a possibilidade de competição.
https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/maria-e-herbert-duschenes/a-poeta-do-movimento/?content_link=0
>acesso em 18/07/2020
http://euvejoarte.blogspot.com/2011/11/danca-coral-por-soanne-marry.html >acesso em 18/07/2020
Após a leitura do texto e
vídeo, responda:
1-A dança coral foi criada por
quem?
2-Quais linguagens artísticas
ela contempla?
3-Quem introduziu a dança
coral no Brasil?
4-Quem pode participar de
espetáculos de dança segundo os coreógrafos citados no texto acima?
Responda em seu caderno e
envie foto para o e-mail glynschi@gmail.com
Sequência
2 (2 aulas – de 28/07 a
01/08)
Leitura
Na sequência anterior
trabalhamos com coreógrafos de origem europeia que influenciaram a história da
dança no Brasil. Mas não podemos esquecer que a cultura africana chegou ao
Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em
que durou o tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África
refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que
falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos
trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas
deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião
islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana
foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam
o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao
catolicismo.
Os africanos contribuíram para
a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião,
culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país e nas
diversas manifestações artísticas presentes no nosso cenário cultural
atual.
Mas apesar disso, convivemos
com o racismo de forma muito acentuada em nosso país. Algumas formas a serem
compreendidas:
Racismo cultural: O
racismo cultural defende que uma cultura seja superior à outra. Pode ser
exposto por meio de crenças, músicas, religiões, idiomas e afins, tudo que
englobe cultura;
Racismo comunitarista: Também
conhecido como preconceito contemporâneo, esse tipo de racismo acredita que a
raça não é biológica e sim, vinda de uma etnia ou cultura;
Racismo institucional: praticado
por instituições e comprovado por números, dados e estatísticas. Acontece
em lugares que os negros são marginalizados – trabalho, educação -. Um
exemplo é a porcentagem de vereadors negros eleitos nas eleições de
2016 em relação aos brancos. São 29,11% contra 70,29%, respectivamente.
Alguns profissionais da dança
tem feito trabalhos muito importantes para minimizar esses problemas que afetam
muito as comunidades mais carentes. Vale aqui destacar as motivações e o
trabalho do coreógrafo Ivaldo Bertazzo.
Assista ao vídeo sobre a
trajetória de Bertazzo:
https://www.youtube.com/watch?v=vNgI6LRZTXo Ivaldo Bertazzo
Baseado na leitura do texto e
no vídeo disponibilizado, responda?
1-Você concorda que a
desigualdade social presente em nosso país está relacionada ao racismo?
Justifique sua resposta usando o texto, a fala do coreógrafo e sua opinião
pessoal
2-O que acontecia com os
negros que chegavam às colônias?
3-Por quê Ivaldo Bertazzo
utiliza o canto Zulú na produção do espetáculo Milágrimas?
4-Com quais pessoas trabalha o
coreógrafo nas produções presentes no vídeo?
5-Você diria que o trabalho
desenvolvido por Ivaldo Bertazzo se trata de dança coral? Por quê?
6-O que você sabe sobre o rap?
7-Conhece algum cantor de rap?
Qual? O que você destacaria do rapper citado?
Não se limite ao exposto aqui.
Amplie sempre sua pesquisa. Bom Trabalho.
Envie suas respostas para o
e-mail glynschi@gmail.com
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