domingo, 19 de julho de 2020

ARTE 1ºm A/B 20/07 a 01/08 Profª Glyns Roman

Atividade ARTE 1º m A/B          19/07  a  01/08                      Profª Glyns Roman

Dança Coral

Sequência 1  (2 aulas – de 20 a 25/07)

Em 1990, Maria Duschenes apresentou no palco do Teatro Municipal de São Paulo a dança coral “Origens I”, com 150 pessoas. Com a ampliação do projeto “Dança/Arte do Movimento” para crianças e professores que frequentavam as bibliotecas municipais, pela Secretaria Municipal de Cultura, D. Maria e equipe passaram a atender também as crianças e funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal do Bem Estar Social.
Entre setembro e dezembro de 1990, realizaram oficinas de Dança/Arte do Movimento para os funcionários dos Centros de Convivência, danças corais e curso de formação básica de vivência com as crianças das várias bibliotecas da cidade.
A apresentação de “Origens I” que incluía as crianças e os adultos envolvidos no projeto, foi de grande impacto aos participantes, com a integração dos grupos de diferentes regiões da cidade e o público, colocando em prática a ideia de que a dança é para todos, como dizia D. Maria.

http://acervomuseudadanca.com.br/danca-coral-origens-i-1990-3/  >acesso em 18/07/2020

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso 

Portadora de saberes advindos de sua experiência com Rudolf Laban (1879-1958) e Kurt Jooss (1901- 1979), dona Maria abriu um campo inesperado para a dança feita no Brasil nos anos 1940, disparando conversas férteis entre os corpos daqui e as noções labanianas aprendidas com seus mestres. Sua ação agregadora difundiu preceitos das danças modernas europeias e plantou em São Paulo um caminho irreversível para as danças que fazemos hoje. Danças sempre no plural, como aprendemos com ela.

Rudolf Laban criou a Dança Coral, ou seja, quem canta dança. Laban reunia em locais comunitários, grande quantidade de pessoas empenhadas em realizar experiências com o movimento, as coreografias podem ser improvisadas ou pré-elaboradas com o objetivo de possibilitar a consciência de grupo e espírito de colaboração eliminando assim a possibilidade de competição.

https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/maria-e-herbert-duschenes/a-poeta-do-movimento/?content_link=0 >acesso em 18/07/2020

http://euvejoarte.blogspot.com/2011/11/danca-coral-por-soanne-marry.html >acesso em 18/07/2020

Após a leitura do texto e vídeo, responda:

1-A dança coral foi criada por quem?

2-Quais linguagens artísticas ela contempla?

3-Quem introduziu a dança coral no Brasil?

4-Quem pode participar de espetáculos de dança segundo os coreógrafos citados no texto acima?

Responda em seu caderno e envie foto para o e-mail  glynschi@gmail.com

Sequência 2    (2 aulas – de 28/07 a 01/08)

Leitura

Na sequência anterior trabalhamos com coreógrafos de origem europeia que influenciaram a história da dança no Brasil. Mas não podemos esquecer que a cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país e nas diversas manifestações artísticas presentes no nosso cenário cultural atual. 

Mas apesar disso, convivemos com o racismo de forma muito acentuada em nosso país. Algumas formas a serem compreendidas:

Racismo cultural: O racismo cultural defende que uma cultura seja superior à outra. Pode ser exposto por meio de crenças, músicas, religiões, idiomas e afins, tudo que englobe cultura;

Racismo comunitarista: Também conhecido como preconceito contemporâneo, esse tipo de racismo acredita que a raça não é biológica e sim, vinda de uma etnia ou cultura;

Racismo institucional: praticado por instituições e comprovado por números, dados e estatísticas. Acontece em lugares que os negros são marginalizados – trabalho, educação -. Um exemplo é a porcentagem de vereadors negros eleitos nas eleições de 2016 em relação aos brancos. São 29,11% contra 70,29%, respectivamente.

Alguns profissionais da dança tem feito trabalhos muito importantes para minimizar esses problemas que afetam muito as comunidades mais carentes. Vale aqui destacar as motivações e o trabalho do coreógrafo Ivaldo Bertazzo.

Assista ao vídeo sobre a trajetória de Bertazzo:

https://www.youtube.com/watch?v=vNgI6LRZTXo  Ivaldo Bertazzo

Baseado na leitura do texto e no vídeo disponibilizado, responda?

1-Você concorda que a desigualdade social presente em nosso país está relacionada ao racismo? Justifique sua resposta usando o texto, a fala do coreógrafo e sua opinião pessoal

2-O que acontecia com os negros que chegavam às colônias?

3-Por quê Ivaldo Bertazzo utiliza o canto Zulú na produção do espetáculo Milágrimas?

4-Com quais pessoas trabalha o coreógrafo nas produções presentes no vídeo?

5-Você diria que o trabalho desenvolvido por Ivaldo Bertazzo se trata de dança coral? Por quê?

6-O que você sabe sobre o rap?

7-Conhece algum cantor de rap? Qual? O que você destacaria do rapper citado?

Não se limite ao exposto aqui. Amplie sempre sua pesquisa. Bom Trabalho.

Envie suas respostas para o e-mail  glynschi@gmail.com

 

 


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