quinta-feira, 9 de julho de 2020

Biologia - Semana 13 a 24 de julho - Professor André - 3º A, B, C e D

Atividade de biologia prof. André R Zini

3º Médio A, B, C e D - 13/07 a 24/07 - 2º bimestre Atividade referente a 4 aulas

Atividade a ser desenvolvida:

Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp.

Avaliação:

A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.

Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.

Reino Animalia 3 - ARTÓPODES

Os artrópodes formam um grupo extremamente diversificado, com mais de um milhão de espécies descritas e catalogadas em todo o mundo. Esses animais podem ser encontrados em todas as regiões do planeta. Possuem exoesqueleto, corpo segmentado e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).

O exoesqueleto dos artrópodes impede a desidratação, os protege contra pancadas e auxilia na locomoção, pois ancora os músculos. O problema é que para crescer os artrópodes precisam trocar o exoesqueleto, esse processo chama-se muda ou ecdise.



O sistema circulatório é aberto (lacunar), com um coração dorsal que bombeia a hemolinfa (líquido sanguíneo) por espaços dentro do corpo.

Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes, são elas: Insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.


INSETOS

São conhecidas 900 mil espécies de insetos, sendo que a classe Insecta é a mais diversificada do filo e são os únicos animais invertebrados com capacidade de voo.

O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome. Eles possuem um par de antenas, três pares de patas e as asas podem ser ausentes.







Os insetos e outros artrópodes terrestres (como os aracnídeos) excretam pelos túbulos de Malpighi. Esses túbulos recolhem substâncias da hemolinfa, as quais são lançadas no intestino; após reabsorção de água e sais, os resíduos (principalmente o ácido úrico) são eliminados com as fezes.

Todos os insetos respiram por meio de traqueias e o sangue, ou hemolinfa, não contém pigmento respiratório; dessa forma o transporte de gases respiratórios ocorre diretamente do meio aéreo para o interior do corpo do inseto, não ocorrendo, portanto, participação do sistema circulatório nas trocas gasosas.

Os insetos são dioicos(macho ou fêmea) e têm fecundação interna. Em relação ao desenvolvimento pós-embrionário (ou seja, posterior à eclosão dos ovos), podem ser classificados em:

ametábolos: não passam por metamorfose , como, por exemplo, a traça-dos-livros;

metábolos: sofrem metamorfose, isto é, passam por profundas mudanças de forma, desde o ovo até o inseto adulto, ocorrendo estágios intermediários. Dividem-se em hemimetábolos, que têm metamorfose incompleta, e holometábolos, de metamorfose completa.



Importância dos insetos

Os insetos são polinizadores de plantas e fazem parte de inúmeras cadeias alimentares, servindo de alimento para animais como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Importância econômica, as abelhas, por exemplo, são criadas (apicultura) para a produção de mel, cera, própolis e geleia real, produtos cuja venda é altamente lucrativa. O bicho-da-seda, o qual produz um casulo do qual se retira o fio de seda. Os insetos podem provocar alguns prejuízos para o homem, esse é o caso dos gafanhotos, por exemplo, que destroem plantações inteiras e a mosca-da-fruta, que ataca a grande maioria das plantas frutíferas. Alguns insetos possuem ainda importância médica, uma vez que transmitem uma grande quantidade de doenças, os mosquitos, por exemplo, são vetores de doenças graves para a população, tais como a malária, febre amarela, dengue, febre Chikungunya e filariose. Além dos mosquitos, pulgas, piolhos, barbeiros e outros insetos provocam doenças nos humanos.





Aracnídeos

Algumas espécies de aracnídeos, como aranhas e escorpiões, são peçonhentas e sua picada pode causar sérios acidentes. O ácaro é um aracnídeo e pode ser facilmente encontrado na poeira, sendo por isso o maior responsável por causar alergias respiratórias e também é o responsável por causar a sarna. Os carrapatos são aracnídeos transmissores de doenças, como a febre maculosa e doença de Lyme.







Os aracnídeos possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, quatro pares de patas, antenas e asas ausentes.



Os aracnídeos respiram por meio de filotraqueias (pulmões foliáceos) que são estruturas laminares, cuja parte externa está em contato direto com o ar. Através das paredes das lâminas ocorre a troca dos gases, sendo o oxigênio transportado pelo sangue no interior de lacunas (isso não ocorre com os insetos que não apresentam o pigmento responsável pelo transporte de gases no sangue). Aranhas respiram tanto por filotraqueias como por traqueias como os insetos.

Ocorre fecundação interna e o desenvolvimento é direto (sem presença de larva e metamorfose).

Há duas formas de excreção nos aracnídeos. A mais comum é através dos túbulos de Malpighi, como ocorre nos insetos, que são finos e longos tubos que enviam os resíduos ao intestino para serem eliminados junto com as fezes.

A outra forma é por meio das glândulas coxais que têm uma abertura na base das patas.



Crustáceos

Os crustáceos são encontrados principalmente em ambientes aquáticos de água doce ou salgada, sendo que poucas espécies podem ser encontradas em terra firme, por exemplo os tatuzinhos-de-jardim e baratinhas da costeira.



Alguns crustáceos servem de alimentos para peixes, outros animais maiores e para o Homem.



Com o corpo dividido em cefalotórax e abdome, os crustáceos apresentam dois pares de antenas e número de patas variável (sendo que em algumas espécies o primeiro par de patas pode ser transformado em quela, uma pinça forte que o animal usa para se defender ou capturar alimentos).



Os sistemas circulatórios e respiratórios estão conectados. Nos lados de cada segmento do tórax tem brânquias que fazem as trocas gasosas e tem vasos sanguíneos infiltrados.

As excretas presentes na hemolinfa são levados para as glândulas verdes onde ocorre a filtração e a liberação pelo poro que se abre na base das antenas ou das maxilas.

Quilópodes

A classe quilópoda é representada pelas centopeias e lacraias, animais que apresentam o corpo formado por cabeça e tronco. Possuem um par de patas laterais em cada segmento do tronco. São animais predadores e peçonhentos.



Diplópodes

São animais herbívoros, com o corpo longo e segmentado, possuem dois pares de patas por segmento, exemplo o piolho de cobra ou gongo.







1. (Fuvest-SP) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?

a) Gafanhoto e libélula.

b) Borboleta e barata.

c) Mariposa e abelha.

d) Percevejo e mosquito.

e) Besouro e mosca.

2. Marque a alternativa que lista, respectivamente, a estrutura excretora e o tipo de respiração presente no animal representado no desenho abaixo.


Qual é o aparelho excretor e o tipo de respiração do animal na figura acima?

a) Túbulos de Malpighi e respiração branquial.

b) Glândulas coxais e respiração traqueal.

c) Túbulos de Malpighi e respiração traqueal.

d) Glândulas antenais e respiração traqueal.

e) Glândulas verdes e respiração traqueal.

3. (UFOP/2002) Observe as tiras.


Sobre o sistema respiratório dos insetos, pode-se dizer:

a) Tubos finos ramificados partem de orifícios (espiráculos) situados aos pares nos segmentos do tórax e abdome.

b) Os alvéolos se situam perto dos espiráculos traqueais.

c) Os espiráculos se abrem em bolsas achatadas dispostas em leques, que terminam na hemocele, em vez de músculos e tecidos como nas aranhas.

d) A respiração dos insetos é, principalmente, do tipo cutânea.
4. FUVEST 2016 Tatuzinhos-de-jardim, escorpiões, siris, centopeias e borboletas são todos artrópodes.

Compartilham, portanto, as seguintes características:

a) simetria bilateral, respiração traqueal e excreção por túbulos de Malpighi.

b) simetria bilateral, esqueleto corporal externo e apêndices articulados.

c) presença de cefalotórax, sistema digestório incompleto e circulação aberta.

d) corpo não segmentado, apêndices articulados e respiração traqueal.

e) corpo não segmentado, esqueleto corporal externo e excreção por túbulos de Malpighi.
5. MACKENZIE 2013 No filo artrópoda, destacam-se três principais grupos: os crustáceos, os aracnídeos e os insetos. As principais características consideradas para essa divisão são: a organização corporal; o número de apêndices locomotores; a presença e o número de antenas, mostradas no quadro abaixo.



Os espaços I, II e III devem ser preenchidos, correta e respectivamente, por

a) cabeça, tórax e abdome; 4 pares; 1 par.

b) cabeça, tórax e abdome; 4 pares; 2 pares.

c) cefalotórax e abdome; 3 pares; ausentes.

d) cefalotórax e abdome; 4 pares; 1 par.

e) cefalotórax e abdome; 4 pares; 2 pares.




6. (UFTM MG) Analise o gráfico, referente à taxa de crescimento observada em diferentes espécies de animais.





Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta animais com o mesmo padrão de crescimento corporal.
a) Cigarra e camarão.
b) Mosca e marisco.
c) Cigarra e ouriço-do-mar.
d) Lula e polvo.

7. (UFMG) Estes animais costumam estar presentes no dia-a-dia dos seres humanos:




Considerando-se esse conjunto de animais, é CORRETO afirmar que todos eles
a) pertencem à classe Insecta.
b) possuem exoesqueleto de quitina.
c) são vetores de doenças.
d) têm aparelho bucal sugador.
8. UNICAMP 2014 Os insetos, especialmente aqueles com modo de vida social, estão entre os animais mais abundantes na Terra. São Insetos sociais, que vivem em colônias:

a) formigas, borboletas, besouros.

b) abelhas melíferas, formigas, cupins.

c) besouros, abelhas melíferas, moscas.

d) cupins, libélulas, cigarras.



Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar disciplina, nome e série (assunto).



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