quarta-feira, 1 de julho de 2020

Biologia - Semanas 30 de junho a 06 de junho - Professor André - 3º A, B, C e D

Atividade de biologia prof. André R Zini

3º Médio A, B, C e D 30/06 a 06/07 - 2º bimestre Atividade referente a 2 aulas

Atividade a ser desenvolvida:

Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp.

Avaliação:

A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.

Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.

Reino Animalia 2 - Moluscos

Molusco é um dos filos do reino animal. São animais invertebrados de corpo mole. Podem ser protegidos por uma concha de calcário ou não.

O corpo dos moluscos geralmente pode apresentar três partes básicas: a cabeça, a massa visceral e os pés

Na cabeça é onde se concentram os órgãos do sistema nervoso, o sistema nervoso dos moluscos é ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde partem nervos para as diversas partes do corpo. A massa visceral guarda os órgãos do sistema reprodutor, digestório, excretor, respiratório, circulatório e uma estrutura chamada de manto. Essa estrutura será a responsável por produzir a concha e, no caso das ostras, a pérola.

Principais Classes dos moluscos

Bivalves – Classe Bivalvia

Os bivalves são animais marinhos ou de água doce que possuem duas conchas, seus representantes são os mexilhões e as ostras. São filtradores e alimentam-se principalmente de fitoplâncton e nutrientes em suspensão na água.





Vídeo: https://youtu.be/8rtPbNKnXpM


Gastrópodes – Classe Gastropoda

Os gastrópodes (do grego estomago + pés) é a classe com maior número de espécies entre os moluscos. Seus principais representantes são os caracóis, caramujos e lesmas.



Podem ter conchas presentes como no caso dos caracóis e caramujos ou ausentes, como nas lesmas. Essa classe de molusco pode ser encontrada em ambientes aquáticos e terrestres.

A boca é dotada de uma língua raspadora, a rádula, adaptada ao hábito alimentar do animal.

Entre os gastrópodes há o caramujo Biomphalaria, que é hospedeiro intermediário do agente causador da esquistossomose.



vídeo ciclo da esquistossomose: https://youtu.be/1hMIdLvkP4A
Cefalópodes – Classe Cephalopoda

Os cefalópodes (do grego Cabeça + Pés) Caracterizam-se por ter seus tentáculos ou pés com ventosas estão ligados diretamente a cabeça. As lulas e os polvos são seus representantes mais conhecidos.



Há apenas animais marinhos nesta classe. São predadores carnívoros muito astutos. Sua respiração se dá através das brânquias.

Possuem sistema circulatório fechado e o pigmento respiratório da maioria é a hemocianina.

Mecanismos de defesa, eles podem mudar de cor graças a presença de células denominadas cromatóforos e possuem também uma glândula produtora de tinta para formar uma cortina escura na água, facilitando a fuga do animal.



Os cefalópodes possuem ótima visão e são exímios caçadores. Seus órgãos sensoriais são bastantes desenvolvidos o que os tornam excelentes predadores marinhos.

Vídeo camuflagem dos cefalópodes: https://youtu.be/JkHDDOZvhJg

Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.



Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.

1. UNICAMP 2015
O filo Mollusca é o segundo maior do reino animal em número de espécies. É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda:

a) são exclusivamente marinhos.

b) possuem conchas, mas não rádula.

c) são exclusivamente terrestres.

d) possuem pé desenvolvido e rádula.

2. (ENEM 2016)



Na tirinha, o processo mencionado pelo molusco está relacionado a um mecanismo de

a) defesa.

b) excreção.

c) circulação.

d) locomoção.

e) reprodução.


3. FGV 2015
O mexilhão dourado, Limnoperna fortunei, é um bivalente originário da Asia. A espécie chegou à América do Sul provavelmente de modo acidental na água de lastro de navios cargueiros.
Durante a fase larval, o bivalente é levado pela água até que termina por se alojar em superfícies sólidas, onde se fixa e cresce formando grandes colônias.
Podemos citar como prejuízos causados pelo mexilhão dourado: a destruição da vegetação aquática; a ocupação do espaço e a disputa por alimento com os moluscos nativos; o entupimento de canos e dutos de água para irrigação e geração de energia elétrica, dentre outros.
http://www.ibama.gov.br. (Adaptado)



É correto afirmar que o mexilhão dourado:

a) é uma espécie pertencente ao filo dos moluscos, cuja classe é a mesma dos caramujos, lesmas, polvos e lulas.

b) demonstra elevada capacidade de dispersão em função da reprodução assexuada de sua fase larval aquática.

c) estabelece uma relação de inquilinismo e comensalismo com os moluscos nativos dos ecossistemas da América do Sul.

d) ao destruir a vegetação nativa ocupa o primeiro nível trófico das cadeias e teias alimentares anteriormente equilibradas.

e) representa elevado impacto ambiental, por ser uma espécie exótica capaz de ocupar novos nichos ecológicos.
4. UFF 2007
"A Baía de Guanabara mantém uma relação de interdependência com vários ecossistemas a que se integra. A qualidade das águas não poderia deixar de ser influenciada pela carga poluidora lançada nos rios de seu entorno e no espelho d'água".

Os mexilhões podem ser utilizados como bioindicadores para o monitoramento da poluição em ambientes marinhos devido à sua capacidade de

a) fixação ao substrato

b) oxigenação

c) decomposição

d) filtração

e) adaptação


5. UNB - Os moluscos bivalves (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados "organismos filtradores", mas, em consequência, podem acumular, no seu trato digestivo, altas concentrações de microrganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação. Assinale a afirmação correta.
a) Os moluscos não possuem sistema digestivo.
b) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar.
c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva.
d) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição.
e) Os moluscos são sempre hermafroditas.

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