QUESTÃO 01
Leia o texto e responda à pergunta a seguir.
"Muitas têm sido as explicações das causas históricas para a origem da filosofia na Jônia.
Alguns consideram que as navegações e as transformações técnicas tiveram o poder de
desencantar o mundo e forçar o surgimento de explicações racionais sobre a realidade. Outros
enfatizam a invenção do calendário (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ação de
troca) e da escrita alfabética (transcrição abstrata da palavra e do pensamento), que teriam
propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstração dos gregos, abrindo caminho para a
filosofia. Sem dúvida, esses fatores foram importantes e não podem ser desconsiderados e
minimizados, mas não foram os principais" (CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia - dos
pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994 - p. 35).
A principal determinação histórica para o nascimento da filosofia é:
(A) política: o nascimento, simultâneo a ela, da Cidade-Estado, isto é, da polis, pois, com esta,
desaparece a figura que foi a do antecessor do filósofo, o Mestre da Verdade (o poeta, o
adivinho e o rei-da-justiça).
(B) ética: na Grécia arcaica a palavra verdadeira ou alétheia nasce simultaneamente à filosofia,
pois é esta palavra eficaz que dá origem ao logos em oposição à doxa.
(C) mitológica: o nascimento, simultâneo a ela, do oráculo de Delfos, marcando, de forma
decisiva, a vinculação entre a filosofia e mitologia.
(D) épica: o nascimento, simultâneo a ela, de uma nova classe de homens, aqueles que têm
direito à palavra, os guerreiros; no entanto, não se trata mais daquela palavra religiosa,
solitária e unilateral, própria dos iniciados, mas sim da palavra compartilhada, dita em público,
de maneira leiga e humana.
(E) teórica: a filosofia nasce da contemplação desinteressada, ela é simultânea ao nascimento
da ontologia ou metafísica, isto é, à pretensão do logos em atingir o universal (o Ser).
QUESTÃO 02
O fato científico
(A) consiste em um método de interpretação conceitual-filosófico, posterior ao procedimento
analítico.
(B) é o procedimento analítico por excelência das ciências humanas, encarregado de vincular
os elementos subjetivos e objetivos de um fenômeno.
(C) ou o objeto científico são dados empíricos espontâneos de nossa experiência cotidiana,
arrolados pelos cientistas para verificação e classificação estatísticas.
(D) ou o objeto científico são dados empíricos construídos pela investigação científica.
(E) demonstra, prova e prevê uma teoria científica.
QUESTÃO 03
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a
sequência correta.
( ) O trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da Filosofia, mesmo que o
cientista não seja filósofo.
( ) Admiração e espanto são atitudes filosóficas que significam: tomamos distância do nosso
mundo costumeiro e, mediante nosso pensamento, como se estivéssemos acabando de nascer
para o mundo e para nós mesmos, perguntamos o que é, por que é, e como é o mundo.
( ) A Filosofia pode ser considerada Ciência, é assim desde a antiguidade clássica; ambas
trabalham com enunciados rigorosos, buscam encadeamento lógico entre os enunciados,
operam com conceitos obtidos por procedimentos de demonstração e prova. Por isso, a
Filosofia, assim como as Ciências, exige a fundamentação racional e sistemática do que é
enunciado e pensado.
( ) A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de questões: O que é
pensar, falar e agir? E elas pressupõem a seguinte pergunta: nossas crenças cotidianas são ou
não são um saber verdadeiro, um conhecimento?
( ) A atitude científica depende de nossos saberes cotidianos, por isso, ela não se distingue da
atitude costumeira ou do senso comum. Não podemos negar ao menos duas características
pressupostas a ambas as atitudes: objetividade - isto é, procuram as estruturas necessárias das
coisas investigadas - e generalização - tendem a reunir numa ideia coisas e fatos julgados
semelhantes, procurando estabelecer relações de causa e efeito.
(A) V - V - F - V - F.
(B) F - V - V - V - V.
(C) F - V - F - F - F.
(D) V - F - V - V - V.
(E) V - F - F - V - V.
QUESTÃO 04
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a
sequência correta.
( ) No Mito da Caverna, de Platão, aquele que atingiu a contemplação da luz e saiu da caverna,
o filósofo, deve a ela retornar para libertar aqueles que ficaram e têm as sombras como única
realidade. Esse retorno é voluntário e é aqui que podemos inserir a pergunta pela função
social do filósofo: a interferência no social, simbolizada pela volta à caverna, caracteriza-se
principalmente pela educação.
( ) É interessante notar que, ao contrário de Sócrates, e mesmo ao contrário de Platão,
Descartes não manifesta nenhuma intenção expressa de interferência na sociedade. A partir
da certeza absoluta de que encontrou o método e o fundamento da verdadeira filosofia. E, no
entanto, em termos da significação da sua obra, mesmo de sua atitude filosófica, o que temos
nele são os fundamentos da civilização moderna.
( ) Sabemos que o Brasil é um país com uma débil tradição filosófica. Desde sua implantação,
em meados do século XVIII, a filosofia foi ensinada de forma dogmática, carregada de uma
forte filosofia tomista - tanto no ensino médio quanto posteriormente nas universidades.
Dessa forma, o papel social do filósofo brasileiro tem sido, desde sua origem, meramente
pedagógico, sem nenhuma envergadura política de peso.
( ) Lemos claramente nos PCNs (1999) que a função social do filósofo no ensino médio é
formar futuros filósofos. Essa proposta parte do pressuposto de que o ensino médio deve ser
uma transposição reduzida do currículo acadêmico. No entanto, esse documento é enfático
em afirmar que, ainda que se deva partir dos conhecimentos acadêmicos, deve-se evitar o
academicismo.
(A) F - V - F - V.
(B) V - V - F - F.
(C) F - V - V - V.
(D) V - F - F - F.
(E) V - V - F - V.
QUESTÃO 05
O Método Dedutivo nasce com René Descartes e progressivamente vai sendo utilizado por
todos os campos do saber. Embora sua definição seja aparentemente fácil, equívocos podem
ser cometidos em sua conceituação. Das características ou definições do Método Dedutivo, a
partir de Descartes, marque somente a incorreta:
a) Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter
uma conclusão a respeito de determinada premissa.
b) É um método que utiliza variações do pensamento para fazer afirmações supostamente
verdadeiras dentro de um contexto, tópico, assunto ou colocação.
c) É um método que parte do geral para o particular para descobrir verdades não explicitadas.
d) Em certo sentido, o método dedutivo segue um caminho inverso ao do método indutivo.
Blog criado para o envio das atividades para os alunos da E.E. Dr Gabriel Ribeiro dos Santos durante a quarentena pelo Covid-19
Marcadores
- Arte - 1º Ano (10)
- Arte - 2º Ano (9)
- Arte - 3º Ano (9)
- Biologia - 1º Ano (9)
- Biologia - 2º Ano (10)
- Biologia - 3º Ano (10)
- Bonete (12)
- Castelhanos (29)
- Ed Física - 1º Ano (10)
- Ed Física - 2º Ano (8)
- Ed Física - 3º Ano (8)
- Educação Especial (27)
- Eletivas (23)
- Filosofia - 1º Ano (6)
- Filosofia - 2º Ano (5)
- Filosofia - 3º Ano (5)
- Física - 1º Ano (11)
- Física - 2º Ano (16)
- Física - 3º Ano (16)
- Geografia - 1º Ano (5)
- Geografia - 2º Ano (8)
- Geografia - 3º Ano (7)
- História - 1º Ano (20)
- História - 2º Ano (21)
- História - 3º Ano (20)
- Inglês - 1º Ano (14)
- Inglês - 2º Ano (16)
- Inglês - 3º Ano (12)
- Língua Portuguesa - 1º Ano (16)
- Língua Portuguesa - 2º Ano (18)
- Língua Portuguesa - 3º Ano (22)
- Matemática - 1º Ano (13)
- Matemática - 2º Ano (9)
- Matemática - 3º Ano (7)
- Projeto de Vida (28)
- Química - 1º Ano (14)
- Química - 2º Ano (14)
- Química - 3º Ano (13)
- Sala de Leitura (11)
- Serraria (11)
- Sociologia - 1º Ano (4)
- Sociologia - 2º Ano (4)
- Sociologia - 3º Ano (3)
- Tecnologia (23)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon
Olá queridos, Segue o link: Clique Aqui Abraços e boa semana!
-
ARTE 1ºm A/B 03/07 a 17/07/2020 Profª Glyns Roman Olá caros alunos e alunas, essa atividade é compost...
-
EE Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Atividade de biologia prof. André R Zini 1º Médio A, B e C 21/05/2020 - 1º bimestre Atividade referente a ...
-
IMPERIALISMO - RESISTÊNCIA AFRICANA A maioria dos africanos se opôs a dominação europeia, fazendo o possível para manter a independência e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário