segunda-feira, 6 de julho de 2020

Filosofia - Semana 06 a 10 de julho - Professor Wellington - Castelhanos

QUESTÃO 01

Leia o texto e responda à pergunta a seguir.

"Muitas têm sido as explicações das causas históricas para a origem da filosofia na Jônia.

Alguns consideram que as navegações e as transformações técnicas tiveram o poder de

desencantar o mundo e forçar o surgimento de explicações racionais sobre a realidade. Outros

enfatizam a invenção do calendário (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ação de

troca) e da escrita alfabética (transcrição abstrata da palavra e do pensamento), que teriam

propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstração dos gregos, abrindo caminho para a

filosofia. Sem dúvida, esses fatores foram importantes e não podem ser desconsiderados e

minimizados, mas não foram os principais" (CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia - dos

pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994 - p. 35).


A principal determinação histórica para o nascimento da filosofia é:

(A) política: o nascimento, simultâneo a ela, da Cidade-Estado, isto é, da polis, pois, com esta,

desaparece a figura que foi a do antecessor do filósofo, o Mestre da Verdade (o poeta, o

adivinho e o rei-da-justiça).

(B) ética: na Grécia arcaica a palavra verdadeira ou alétheia nasce simultaneamente à filosofia,

pois é esta palavra eficaz que dá origem ao logos em oposição à doxa.

(C) mitológica: o nascimento, simultâneo a ela, do oráculo de Delfos, marcando, de forma

decisiva, a vinculação entre a filosofia e mitologia.

(D) épica: o nascimento, simultâneo a ela, de uma nova classe de homens, aqueles que têm

direito à palavra, os guerreiros; no entanto, não se trata mais daquela palavra religiosa,

solitária e unilateral, própria dos iniciados, mas sim da palavra compartilhada, dita em público,

de maneira leiga e humana.

(E) teórica: a filosofia nasce da contemplação desinteressada, ela é simultânea ao nascimento

da ontologia ou metafísica, isto é, à pretensão do logos em atingir o universal (o Ser).


QUESTÃO 02

O fato científico


(A) consiste em um método de interpretação conceitual-filosófico, posterior ao procedimento

analítico.

(B) é o procedimento analítico por excelência das ciências humanas, encarregado de vincular

os elementos subjetivos e objetivos de um fenômeno.

(C) ou o objeto científico são dados empíricos espontâneos de nossa experiência cotidiana,

arrolados pelos cientistas para verificação e classificação estatísticas.

(D) ou o objeto científico são dados empíricos construídos pela investigação científica.

(E) demonstra, prova e prevê uma teoria científica.


QUESTÃO 03

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a

sequência correta.

( ) O trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da Filosofia, mesmo que o

cientista não seja filósofo.

( ) Admiração e espanto são atitudes filosóficas que significam: tomamos distância do nosso

mundo costumeiro e, mediante nosso pensamento, como se estivéssemos acabando de nascer

para o mundo e para nós mesmos, perguntamos o que é, por que é, e como é o mundo.

( ) A Filosofia pode ser considerada Ciência, é assim desde a antiguidade clássica; ambas

trabalham com enunciados rigorosos, buscam encadeamento lógico entre os enunciados,

operam com conceitos obtidos por procedimentos de demonstração e prova. Por isso, a

Filosofia, assim como as Ciências, exige a fundamentação racional e sistemática do que é

enunciado e pensado.

( ) A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de questões: O que é

pensar, falar e agir? E elas pressupõem a seguinte pergunta: nossas crenças cotidianas são ou

não são um saber verdadeiro, um conhecimento?

( ) A atitude científica depende de nossos saberes cotidianos, por isso, ela não se distingue da

atitude costumeira ou do senso comum. Não podemos negar ao menos duas características

pressupostas a ambas as atitudes: objetividade - isto é, procuram as estruturas necessárias das

coisas investigadas - e generalização - tendem a reunir numa ideia coisas e fatos julgados

semelhantes, procurando estabelecer relações de causa e efeito.

(A) V - V - F - V - F.

(B) F - V - V - V - V.

(C) F - V - F - F - F.

(D) V - F - V - V - V.

(E) V - F - F - V - V.


QUESTÃO 04

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a

sequência correta.

( ) No Mito da Caverna, de Platão, aquele que atingiu a contemplação da luz e saiu da caverna,

o filósofo, deve a ela retornar para libertar aqueles que ficaram e têm as sombras como única

realidade. Esse retorno é voluntário e é aqui que podemos inserir a pergunta pela função

social do filósofo: a interferência no social, simbolizada pela volta à caverna, caracteriza-se

principalmente pela educação.

( ) É interessante notar que, ao contrário de Sócrates, e mesmo ao contrário de Platão,

Descartes não manifesta nenhuma intenção expressa de interferência na sociedade. A partir

da certeza absoluta de que encontrou o método e o fundamento da verdadeira filosofia. E, no

entanto, em termos da significação da sua obra, mesmo de sua atitude filosófica, o que temos

nele são os fundamentos da civilização moderna.

( ) Sabemos que o Brasil é um país com uma débil tradição filosófica. Desde sua implantação,

em meados do século XVIII, a filosofia foi ensinada de forma dogmática, carregada de uma

forte filosofia tomista - tanto no ensino médio quanto posteriormente nas universidades.

Dessa forma, o papel social do filósofo brasileiro tem sido, desde sua origem, meramente

pedagógico, sem nenhuma envergadura política de peso.

( ) Lemos claramente nos PCNs (1999) que a função social do filósofo no ensino médio é

formar futuros filósofos. Essa proposta parte do pressuposto de que o ensino médio deve ser

uma transposição reduzida do currículo acadêmico. No entanto, esse documento é enfático

em afirmar que, ainda que se deva partir dos conhecimentos acadêmicos, deve-se evitar o

academicismo.

(A) F - V - F - V.

(B) V - V - F - F.

(C) F - V - V - V.

(D) V - F - F - F.

(E) V - V - F - V.

QUESTÃO 05

O Método Dedutivo nasce com René Descartes e progressivamente vai sendo utilizado por

todos os campos do saber. Embora sua definição seja aparentemente fácil, equívocos podem

ser cometidos em sua conceituação. Das características ou definições do Método Dedutivo, a

partir de Descartes, marque somente a incorreta:

a) Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter

uma conclusão a respeito de determinada premissa.

b) É um método que utiliza variações do pensamento para fazer afirmações supostamente

verdadeiras dentro de um contexto, tópico, assunto ou colocação.

c) É um método que parte do geral para o particular para descobrir verdades não explicitadas.

d) Em certo sentido, o método dedutivo segue um caminho inverso ao do método indutivo.

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