segunda-feira, 20 de julho de 2020

Química - Semana 20 a 24 de julho - Professora Fabiana - 1ºA, B, C



Atividade 1 – Análise dos resultados experimentais obtidos na queima do papel e da palha de aço

https://www.youtube.com/watch?v=YmUU44-cp9Y

https://www.youtube.com/watch?v=Vd28rx90zIQ

Queima do papel: a massa final diminuiu porque algum material produzido foi liberado do sistema.

Queima da palha de aço: a massa final aumentou porque algum material envolvido na transformação química não foi contabilizado pela balança.

Você acha que essas ideias são coerentes? Explique.

Atividade 2- Relações em massa nas transformações químicas: conservação e proporção em massa

Na segunda atividade, trabalharemos as Leis Ponderais (Lei de Lavoisier e Lei de Proust), ou seja, as ideias de conservação de massa e relações proporcionais entre reagentes e produtos envolvidos em uma transformação química. Como escolher as quantidades de reagentes em uma transformação química para que não haja desperdício?
A massa no estado inicial é sempre igual à massa no estado final em qualquer transformação química. A soma das massas dos reagentes será igual à soma das massas dos produtos. Esse fato pode ser observado quando a transformação química se processa em sistema fechado, mas pode parecer incorreto quando se observam as transformações em sistemas abertos. Isso porque em sistemas abertos pode ocorrer ganho ou perda de materiais gasosos, modificando a massa final do sistema.

Essas observações sobre a conservação da massa nas transformações químicas são conhecidas desde o século XVIII e foram inicialmente propostas pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794). Essa proposta ficou conhecida como Lei da Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier.

Como escolher as quantidades de reagentes para que não haja desperdício?

Evitar desperdício de materiais é uma das preocupações que surgem quando se quer realizar uma transformação química. Esse cuidado é especialmente importante nos processos industriais, nos quais a margem de lucro, a qualidade do produto e os impactos ambientais, por exemplo, podem estar diretamente ligados à questão do desperdício de materiais.

Na produção do ferro-gusa usa-se minério de ferro, calcário e carvão em quantidades da ordem de toneladas. Se for usado menos minério de ferro, serão desperdiçados carvão e calcário, além de ser gerado um produto final de má qualidade. Se for usado menos carvão ou calcário, sobrará minério de ferro sem reagir. Os prejuízos, em ambos os casos, serão grandes. Para que não haja desperdício é preciso que os reagentes sejam adicionados em uma proporção ideal. Além das relações em massa, é possível abordar também as relações entre energia e massas de reagentes e de produtos.

Exercícios

1)O cálcio reage com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem. Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma incompleta.




Descubra os valores de x, y e z com o auxílio das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções Constantes).

2)100 g de calcário é colocada sob aquecimento e se decompõe em 56 g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa afirmativa está baseada na lei de qual cientista?

a) Lavoisier

b) Dalton

c) Richter

d) Gay-Lussac

e) Proust

3)Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.

ácido clorídrico + hidróxido de magnésio → cloreto de magnésio + água

73 g 58 g x 36g


4)Uma das alternativas para diminuir a quantidade de dióxido de carbono liberada para a atmosfera consiste em borbulhar esse gás em solução aquosa de hidróxido de sódio. A reação que ocorre pode ser representada da seguinte forma:

dióxido de carbono + hidróxido de sódio → carbonato de sódio + água

Sabendo que 44 g de dióxido de carbono reagem com o hidróxido de sódio, formando 106 g de carbonato de sódio e 18 g de água, qual é a massa de hidróxido de sódio necessária para que o gás carbônico seja totalmente consumido?

a) 20 g.

b) 62 g.

c) 80 g.

d) 106 g.

e) 112 g.


5)Assista as aulas do Centro de Mídias:

https://www.youtube.com/watch?v=gMAnGw3BMMM

https://www.youtube.com/watch?v=HFNCUq4VuUY

e assista https://www.youtube.com/watch?v=TZCQ2XzWKaY

Tente responder 2E e 2F do caderno do aluno páginas 41 e 42 e faça anotações no caderno que considere importantes sobre as leis ponderais.

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