ORIENTACÕES: • Atividade Individual
• Pesquise as palavras desconhecidas no dicionário ou internet
TEXTO: AS ORIGENS DO IMPERIALISMO
Entre 1870 e 1914, os países industrializados da Europa bem como os Estados Unidos conquistaram política, econômica e culturalmente a África, a Ásia e a América Latina.
As regiões dominadas ofereciam matérias-primas baratas, assim como consumiam os manufaturados produzidos pelos países imperialistas. Portanto, a posse de colônias atendia aos interesses das burguesias.
A justificativa utilizada para legitimar a política imperialista era civilizar os países menos desenvolvidos com o modelo ocidental que estava em pratica e os fazendo prosperar.
Um aspecto importante era a crença na superioridade cultural dos europeus e na ideia de que a “missão do homem branco” era civilizar o mundo. Já os adeptos do darwinismo social declaravam que o “branco” não só era superior como também tinha o direito indiscutível de se apoderar de tudo que o negro (africanos), o vermelho (indígenas) e o amarelo (orientais) não sabiam usar convenientemente. Segundo eles, a natureza foi injusta porque distribuiu de forma desigual os recursos, deixando em mãos de “povos inferiores” as riquezas que os “povos mais capacitados” não podiam aproveitar; por isso, a desigualdade criada pela natureza deveria ser eliminada em nome da humanidade.
Pela Conferencia de Berlim (1884 – 1885), as potencias europeias estabeleceram as regras da partilha da África, dividindo o continente em países com fronteiras artificiais, onde etnias historicamente rivais eram obrigadas a coexistir na mesma unidade estatal e territorial. Essa divisão foi a causa fundamental de uma série de conflitos internos que aconteceram na época e, principalmente, após a independência desses países.
DICIONÁRIO HISTÓRICO:
No texto, a palavra civilizar está de acordo com a forma que se pensava na época e que significa conduzir os povos da colônia de modo que adquirissem elementos culturais, sociais e tecnológicos necessários para acompanhar as transformações pelas quais o mundo passava. Essa era uma forma de as potencias europeias e os Estados Unidos da América justificarem a dominação desses povos.
O darwinismo social consiste em usar a teoria darwinista – que é evolução biológica das espécies, por meio de um processo de seleção natural – no âmbito social, ou seja, dividindo a humanidade em raças superiores e inferiores. Desse modo, essa teoria ajudou a fortalecer o racismo.
ATIVIDADE
LEIA O DOCUMENTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTOES 1 e 2.
DOCUMENTO
“(...) O branco, particularmente o inglês, é o único que sabe governar, o que lhe outorga direitos indiscutíveis para dominar as raças de cor, evidentemente inferiores. Provavelmente, todo mundo estará de acordo em que um inglês tem direito a considerar que sua forma de entender o mundo e a vida é melhor que a de um hotentote ou um maiori, e ninguém se oporá (...)”
Conde Grey. In: Héctor Bruit. O imperialismo. São Paulo: Atual, 2002.p.9.
QUESTÃO 1 – Qual é a ideia principal, o que o autor quis transmitir nesse documento?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÃO 2 – Essa ideia é verdadeira, corresponde à realidade? Justifique.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÃO 3 – Observe a charge a seguir e responda às questões.
Caricatura francesa de Bismarque partindo a África como se fosse um bolo. Gravura em madeira, publicada no periódico L´Illustration em 1885.
a) Pensando nas informações dos textos acima, a que reunião a charge (imagem) se refere?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Qual é a crítica apresentada na imagem?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário