quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Atividade de História 21/09 a 10/10 - Professor Marcondes - 3ºD

 ORIENTACÕES: • Atividade Individual

                            • Pesquise as palavras desconhecidas no dicionário ou internet

TEXTO: AS ORIGENS DO IMPERIALISMO

Entre 1870 e 1914, os países industrializados da Europa bem como os Estados Unidos conquistaram política, econômica e culturalmente a África, a Ásia e a América Latina. 

As regiões dominadas ofereciam matérias-primas baratas, assim como consumiam os manufaturados produzidos pelos países imperialistas. Portanto, a posse de colônias atendia aos interesses das burguesias.

A justificativa utilizada para legitimar a política imperialista era civilizar os países menos desenvolvidos com o modelo ocidental que estava em pratica e os fazendo prosperar.

Um aspecto importante era a crença na superioridade cultural dos europeus e na ideia de que a “missão do homem branco” era civilizar o mundo. Já os adeptos do darwinismo social declaravam que o “branco” não só era superior como também tinha o direito indiscutível de se apoderar de tudo que o negro (africanos), o vermelho (indígenas) e o amarelo (orientais) não sabiam usar convenientemente. Segundo eles, a natureza foi injusta porque distribuiu de forma desigual os recursos, deixando em mãos de “povos inferiores” as riquezas que os “povos mais capacitados” não podiam aproveitar; por isso, a desigualdade criada pela natureza deveria ser eliminada em nome da humanidade.

Pela Conferencia de Berlim (1884 – 1885), as potencias europeias estabeleceram as regras da partilha da África, dividindo o continente em países com fronteiras artificiais, onde etnias historicamente rivais eram obrigadas a coexistir na mesma unidade estatal e territorial. Essa divisão foi a causa fundamental de uma série de conflitos internos que aconteceram na época e, principalmente, após a independência desses países.

DICIONÁRIO HISTÓRICO:

No texto, a palavra civilizar está de acordo com a forma que se pensava na época e que significa conduzir os povos da colônia de modo que adquirissem elementos culturais, sociais e tecnológicos necessários para acompanhar as transformações pelas quais o mundo passava. Essa era uma forma de as potencias europeias e os Estados Unidos da América justificarem a dominação desses povos.

O darwinismo social consiste em usar a teoria darwinista – que é evolução biológica das espécies, por meio de um processo de seleção natural – no âmbito social, ou seja, dividindo a humanidade em raças superiores e inferiores. Desse modo, essa teoria ajudou a fortalecer o racismo.



ATIVIDADE


LEIA O DOCUMENTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTOES 1 e 2.

DOCUMENTO 

“(...) O branco, particularmente o inglês, é o único que sabe governar, o que lhe outorga direitos indiscutíveis para dominar as raças de cor, evidentemente inferiores. Provavelmente, todo mundo estará de acordo em que um inglês tem direito a considerar que sua forma de entender o mundo e a vida é melhor que a de um hotentote ou um maiori, e ninguém se oporá (...)”

Conde Grey. In: Héctor Bruit. O imperialismo. São Paulo: Atual, 2002.p.9.


QUESTÃO 1 – Qual é a ideia principal, o que o autor quis transmitir nesse documento?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


QUESTÃO 2 – Essa ideia é verdadeira, corresponde à realidade? Justifique.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





QUESTÃO 3 – Observe a charge a seguir e responda às questões.

C:\Users\Daniela\Downloads\WhatsApp Image 2020-09-22 at 15.51.32.jpeg

Caricatura francesa de Bismarque partindo a África como se fosse um bolo. Gravura em madeira, publicada no periódico L´Illustration em 1885.

a) Pensando nas informações dos textos acima, a que reunião a charge (imagem) se refere?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Qual é a crítica apresentada na imagem?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!