Atividade 1-Pesquisa
*Faça uma pesquisa sobre dois dos principais metais produzidos no Brasil, os nomes dos minérios dos quais são obtidos e a utilização desses metais pela sociedade (alumínio, manganês, estanho, zinco, níquel, ouro, cromo ou chumbo).
tópicos que podem ser pesquisados:
-principais minérios dos quais se pode obter esse metal (se ele não ocorrer na forma nativa);
- localização das principais jazidas desses minérios no Brasil e no mundo;
-transformações químicas envolvidas no processo de obtenção desse metal;
- aplicações desse metal na indústria e no cotidiano;
- dados mundiais e nacionais da extração de minérios e da produção do metal
-impactos socioambientais na extração do minério e na produção e no descarte do metal;
-formas de reciclagem do metal.
ATIVIDADE 2-Exercícios
1-As representações não balanceadas a seguir mostram as duas primeiras etapas de produção do metal zinco a partir do minério conhecido como blenda (composto principalmente por ZnS):
I. Aquecimento do minério com oxigênio (O2) do ar, resultando em óxido de zinco (ZnO) e dióxido de enxofre (SO2):
ZnS(s) + O2 (g) → ZnO(s) + SO2 (g)
II. Tratamento com carvão, a alta temperatura, do óxido de zinco, resultando na formação de monóxido de carbono:
ZnO(s) + C(s) → Zn(l) + CO(g)
Represente, por meio de equações químicas balanceadas, cada uma das etapas citadas.
2- Faça o balanceamento das equações químicas a seguir e interprete-as citando as quantidades de partículas envolvidas:
a) hidratação da cal viva:
CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2 (aq).
b) queima de gás natural:
CH4 (g) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O(g).
3- Considere a equação química que representa a combustão do gás metano (CH4), principal componente do gás natural:
CH4 (g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O(g).
Na combustão de 15 partículas de metano são consumidas quantas partículas de gás oxigênio (O2 )?
4-Calcule a massa de uma partícula de cada uma das seguintes substâncias (consulte a tabela periódica para isso):
óxido de cálcio (CaO), hidróxido de cálcio (Ca(OH)2 ), dióxido de carbono (CO2 ), sulfeto de cobre I (Cu2 S), óxido de ferro III (Fe2O3 ) e metano (CH4 ).
5-Que massa de ferro pode ser obtida a partir de 1.280 kg de óxido de ferro III (Fe2O3 ), tendo carvão (C) e oxigênio (O2 ) suficientes para consumir todo esse minério de ferro? Considere que essa transformação pode ser representada pela seguinte equação química:
2 Fe2O3 (s) + 6 C(s) + 3 O2 (g) 🡪 4 Fe(l) + 6 CO2 (g).
Dados – massas atômicas: Fe = 56,0 u; O = 16,0 u; C = 12,0 u.
6- A combustão de magnésio (Mg), um sólido de cor prateada, é uma reação química muito utilizada em demonstrações durante aulas de Química por ser acompanhada de intensa emissão de luz branca. O único produto formado nessa reação química é o óxido de magnésio (MgO), um sólido branco. A respeito dessa reação, pede-se:
a) represente a equação química balanceada dessa transformação química;
b) calcule as massas moleculares dos reagentes e produtos (considere as seguintes massas atômicas: Mg = 24 u; O = 16 u);
c) calcule a massa de óxido de magnésio que pode ser obtida a partir da combustão de 96 g de magnésio.
7-O titânio é produzido a partir de um minério chamado ilmenita, formado de um óxido de ferro magnético (FeO) e de dióxido de titânio (TiO2 ). A produção do metal pode ser dividida em quatro etapas:
1a etapa – separação magnética do FeO usando um ímã;
2a etapa – reação entre óxido de titânio sólido, carvão (C) e gás cloro (Cl2 ), que produz dióxido de carbono gasoso (CO2 ) e cloreto de titânio líquido (TiCl4 );
3a etapa – destilação do cloreto de titânio (temperatura de ebulição = 136 o C);
4a etapa – reação entre cloreto de titânio líquido e magnésio líquido (Mg), produzindo titânio sólido e cloreto de magnésio líquido.
a) Quais dessas etapas envolvem transformações químicas? Explique sua resposta.
b) Represente as equações químicas balanceadas envolvidas na produção do titânio.
8- Calcule a quantidade de partículas de óxido de alumínio (Al2O3 ) que se combinam com seis partículas de carbono (C) durante a produção de alumínio (Al), de acordo com a equação química não balanceada a seguir:
Al2O3 (s) + C(s) 🡪 Al(l) + CO2 (g).
a) 2.
b) 4.
c) 6.
d) 8.
e) 10.
RECURSOS E/OU FERRAMENTAS:
***As massas moleculares das substâncias e seus coeficientes estequiométricos expressos nas equações químicas balanceadas fornecerão as proporções em massa das substâncias em uma transformação química. Essas massas são expressas em unidades de massa atômica. Dessa maneira, possibilita-se a aplicação dessas mesmas proporções em termos de massas mensuráveis (grama, quilograma etc.).
Com isso, é possível estabelecer uma ponte entre os modelos de constituição da matéria (nível microscópico), a linguagem simbólica da química e as quantidades em massas mensuráveis de reagentes e produtos (nível macroscópico).
Massa molar e massa molecular 🡪 https://www.youtube.com/watch?v=gYqLzNzP2EU
Número de mol e massa molar 🡪 https://www.youtube.com/watch?v=idj5ou1NWeM
Massa molar 🡪 https://www.youtube.com/watch?v=3akxIeirUgw
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