quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Química - Professora Fabiana - 1º A, B e C - 19 a 30 de outubro

 ATIVIDADES

1. Sabendo-se que a massa molecular da água é 18 u, qual é sua massa molar? Qual é a

diferença de significado entre esses dois valores?

2. A massa atômica do ferro (Fe) é 56 u. Quantos átomos de Fe existem em 56 g de ferro?

3. Quantos átomos de Fe existem, aproximadamente, em um prego de massa 2,8 g?

Suponha que o prego seja feito somente de ferro.

4. Que quantidade de matéria de dióxido de carbono está presente em 22 g desse material?

Isso equivale a quantos átomos de carbono e de oxigênio, respectivamente?

5. Observe a representação da combustão do gás hidrogênio (H2)

2 H2 (g) + O2 (g)  2 H2O(g)

considerando a proporção entre reagentes e produtos, responda:

a) Se pretendermos obter 8 mol de água, qual deverá ser a quantidade de matéria utilizada,

em mol, de gás hidrogênio? E a de gás oxigênio?

b) Ao utilizarmos 6 mol de gás hidrogênio, qual será a quantidade de matéria necessária,

em mol, de gás oxigênio? Que quantidade de matéria, em mol, de água será formada?

c) Calcule a massa de água formada na situação descrita no item anterior. Dado – massa

molar da água: 18,0 g/mol


6. O papel sulfite tem esse nome porque na sua clarificação emprega-se o sulfito de sódio

(Na2 SO3). Este reage com o ácido clorídrico, havendo produção de SO2.

A equação que representa essa transformação é:

Na2 SO3 (s) + 2 HCl(aq)  2 NaCl(aq) + H2O(l) + SO2 (g)

a) Qual é a quantidade de matéria, em mol, de SO2 produzida quando é utilizado 0,60

mol de Na2 SO3 na reação?

b) Calcule o número de partículas de SO2 correspondente à quantidade em mol obtida na

situação descrita no item anterior.

7. A cal viva (CaO) é obtida pela decomposição do carbonato de cálcio segundo a

equação:

CaCO3 (s)  CaO(s) + CO2 (g)

Dados – massas molares em g/mol : Ca = 40,0; C = 12,0; O = 16,0.

Que massa de cal viva é obtida de 300 g de carbonato de cálcio?


RECURSOS E/OU FERRAMENTAS:

***As massas moleculares das substâncias e seus coeficientes estequiométricos expressos nas equações

químicas balanceadas fornecerão as proporções em massa das substâncias em uma transformação

química. Essas massas são expressas em unidades de massa atômica. Dessa maneira, possibilita-se a

aplicação dessas mesmas proporções em termos de massas mensuráveis (grama, quilograma etc.). 

Com isso, é possível estabelecer uma ponte entre os modelos de constituição da matéria (nível

microscópico), a linguagem simbólica da química e as quantidades em massas mensuráveis de reagentes

e produtos (nível macroscópico).

Massa molar e massa molecular  https://www.youtube.com/watch?v=gYqLzNzP2EU

Número de mol e massa molar  https://www.youtube.com/watch?v=idj5ou1NWeM

Massa molar  https://www.youtube.com/watch?v=3akxIeirUgw

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