E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
3° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turmas: 3° Ano A, 3° Ano B e 3° Ano C
Cronograma: de 03/04/2020 a 12/04/2020 - REPOSTADA - Entrega até 14/06
CONTEÚDO: Geometria Analítica – Inequações de Retas Problemas Lineares
Situação de Aprendizagem 2 – Volume 1 – 3° Ano – Exercícios 7, 8 e 9.
Situação de Aprendizagem 3 – Volume 1 – 3° Ano – Exercícios 1, 2, 3, 4, 5 e Desafio.
HABILIDADES: Representar graficamente inequações lineares por regiões do plano. (T2–H22–GI).
PLANO DE AULA: Relacionar duas inequações do 1° grau com o gráfico e a área de intersecção das duas inequações. (Conteúdo para 10 aulas)
MATERIAL: Exercícios subjetivos e gráficos sobre a inequação do 1° grau, sobre elipse e hipérbole.
OBSERVAÇÂO: É necessário a impressão ou cópia das páginas seguintes.
Geometria Analítica – Inequações do 1° grau
As desigualdades 0,50x + 40 < 0,75x, – x + 1 > 0, x2 – 4 ≠ 0 são chamadas de inequações. Assim, como equação significa uma sentença matemática expressa por uma igualdade, a inequação é expressa por qualquer desigualdade. Os dois primeiros exemplos são inequações do 1° grau, pois o maior expoente da variável x é igual a 1.
O aparecimento de situações que envolvam o conhecimento de inequações não é corriqueiro em nosso quotidiano. Porém, em alguns casos, o domínio deste conteúdo matemático nos fornece ferramentas importantes para a solução de problemas práticos. Por exemplo, seja resolver o seguinte problema, já apresentado anteriormente:
Exercícios Resolvidos:
1) O aluguel de um carro em uma agência custa R$ 50,00 por dia, acrescido de R$ 0, 50 por quilômetro rodado. Em outra agência, o aluguel custa apenas R$ 0,75 por quilômetro rodado, sem pagamento de diária. Até qual expectativa de quilômetros rodados a segunda agência é mais vantajosa, para carros que devolvidos no mesmo dia? E para carros devolvidos com quatro diárias ?
Veja: supondo que o carro seja devolvido no mesmo dia, com pagamento de uma única diária, tendo rodado x quilômetros, deve-se ter: 0,75x < 50,00 + 0,50x. Logo, a solução do problema é dado por uma inequação do primeiro grau. Veja se você obtém a resposta correta: a segunda agência é mais vantajosa para quem roda menos de 200 quilômetros no dia.
2) Qual a inequação que retrata a situação apresentada na segunda questão levantada ? Qual a sua solução ? Antes de mostrarmos a técnica de resolução de inequações do primeiro grau, vamos observar algumas particularidades de desigualdades numéricas:
• Se a > b, então a + c > b + c, onde a, b e c são números reais quaisquer. O mesmo valeria para qualquer outra desigualdade, expressa com os outros sinais utilizados em desigualdades: >, <, e ≠. Estamos dizendo que, se x + 5 > 10, então x + 5 – 5 > 10 – 5. Faz sentido? Assim, x + 5 > 10 ⇒ x > 10 – 5 ⇒ x > 5.
• Se a > b, então a.c > b.c, desde que c seja um número positivo, sendo a e b números reais quaisquer. O mesmo valeria para qualquer outra desigualdade, expressa com os outros sinais utilizados em desigualdades: >, <, < e ≠. Ou seja, se tivermos 5x > 10, então 5x. > 10.. Ou ainda, x > 2. O que estamos tentando mostrar, você já conhecia: era o famoso “passamos o cinco, que está multiplicando x no primeiro membro, dividindo o 10, no segundo membro”. Isto continua valendo, tanto para equações quanto para inequações.
• Se a > b, então a.c < b.c, desde que c seja um número negativo, sendo a e b números reais quaisquer. Veja: 5 é maior que –3; porém 5 (–1) é menor que (–3).(–1). Em símbolos: 5 > 3 ⇒ 5.(–1) < (–3).(–1). Podemos estabelecer uma regra prática: sempre que multiplicarmos os termos de uma desigualdade, por um número negativo, ela deve ter seu sentido invertido. Assim, se tivermos:
–5x > 10, então –5x. < 10.. Como –5. = 1, temos que x < –2. O conjunto verdade desta inequação, supondo-a sendo resolvida no conjunto dos números reais, seria: V = {x ∈ ℜ⏐x = 2 e x ≠ – 2}
ZERO E EQUAÇÃO DO 1º GRAU: Chama-se zero ou raiz da função polinomial do 1º grau f(x) = ax + b, a ≠ 0, o número real x tal que f(x) = 0. Temos:
f(x) = 0 ⇒ ax + b = 0 ⇒ x = . Vejamos alguns exemplos:
a) Obtenção do zero da função f(x) = 2x – 5: ⇒ f(x) = 0 ⇒ 2x – 5 = 0 ⇒ x =
b) Cálculo da raiz da função g(x) = 3x + 6: ⇒ g(x) = 0 ⇒ 3x + 6 = 0 ⇒ x = – 2
Cálculo da abscissa do ponto em que o gráfico de h(x) = – 2x + 10 corta o eixo das abscissas:
c) O ponto em que o gráfico corta o eixo dos x é aquele em que h(x) = 0; então: ⇒ h(x) = 0 ⇒ – 2x + 10 = 0 ⇒ x = 5
CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO: Consideremos a função do 1º grau y = 3x – 1. Vamos atribuir valores cada vez maiores a x e observar o que ocorre com y:
Regra geral:
1) a função do 1º grau f(x) = ax + b é crescente quando o coeficiente de x é positivo (a > 0);
2) a função do 1º grau f(x) = ax + b é decrescente quando o coeficiente de x é negativo (a < 0).
Justificativa:
para a > 0: se x1 < x2, então ax1 < ax2. Daí, ax1 + b < ax2 + b, de onde vem f(x1) < f(x2).
para a < 0: se x1 < x2, então ax1 > ax2. Daí, ax1 + b > ax2 + b, de onde vem f(x1) > f(x2).
SINAL: Estudar o sinal de uma qualquer y = f(x) é determinar os valor de x para os quais y é positivo, os valores de x para os quais y é zero e os valores de x para os quais y é negativo. Consideremos uma função afim y = f(x) = ax + b vamos estudar seu sinal. Já vimos que essa função se anula pra raiz x = . Há dois casos possíveis:
Observação sobre a notação:
y > mx + h: pontos do semiplano situado acima da reta y = mx + h.
y ≥ mx + h: pontos do semiplano situado acima da reta, mais os pontos da reta y = mx + h.
y < mx + h: pontos do semiplano situado abaixo da reta y = mx + h.
y ≤ mx + h: pontos do semiplano situado abaixo da reta, mais os pontos da reta y = mx + h.
Exercícios Resolvidos:
3) Represente uma inequação de cada caso graficamente, considerando a continuidade ou não da região solicitada.
Para resolver um sistema de inequações do 1º grau graficamente, devemos:
a) traçar em um mesmo plano o gráfico de cada inequação;
b) determinar a região correspondente à intersecção dos dois semiplanos.
4) Dê a resolução gráfica do sistema:
Solução: Traçando as retas – x + y = 4 e 3x + 2y = 6.
5) Dê a resolução gráfica do sistema:
6) Resolva graficamente o sistema de inequações simultâneas .
E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
3° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turmas: 3° Ano A, 3° Ano B e 3° Ano C
Cronograma: de 03/04/2020 a 12/04/2020
CONTEÚDO: Geometria Analítica – Inequações de Retas Problemas Lineares
Situação de Aprendizagem 2 – Volume 1 – 3° Ano – Exercícios 7, 8 e 9.
Situação de Aprendizagem 3 – Volume 1 – 3° Ano – Exercícios 1, 2, 3, 4, 5 e Desafio.
HABILIDADES: Representar graficamente inequações lineares por regiões do plano. (T2–H22–GI).
PLANO DE AULA: Relacionar duas inequações do 1° grau com o gráfico e a área de intersecção das duas inequações. (Conteúdo para 10 aulas)
MATERIAL: Exercícios subjetivos e gráficos sobre a inequação do 1° grau, sobre elipse e hipérbole.
OBSERVAÇÂO: É necessário a impressão ou cópia das páginas seguintes.
Exercícios Propostos:
1) Como observado anteriormente, a equação y = mx + h representa os pontos de uma reta inclinada em relação aos eixos coordenados. Uma reta divide o plano em dois semiplanos. Em um deles, o que se situa acima da reta, os pontos são tais que y > mx + h; no outro, abaixo da reta, temos y < mx + h. Se os semiplanos incluem os pontos da reta, temos y ≥ mx + h para os pontos acima da reta ou na reta, e y ≤ mx + h para os pontos abaixo dela ou na reta.
Partindo dessa idéia, associe cada uma das regiões coloridas A, B, C, D, E e F a uma inequação ou a um sistema de inequações do tipo y > mx + h, ou, então, y < mx + h, considerando–se a continuidade ou não da região solicitada.
2) Uma pessoa deve fazer uma dieta em que deve ingerir, no mínimo, 75 g de proteínas por dia, servindo–se apenas de certo alimento A.
a) Se cada grama de A fornece 0,15 g de proteína, quantos gramas de A deverão ser ingeridos por dia, no mínimo ?
b) Represente algebricamente a relação entre a quantidade x de A em gramas a ser ingerida e a quantidade y de proteínas correspondente.
3) Um fazendeiro dispõe de 18 alqueires para plantar milho e alfafa. Chamando de x a área a ser plantada de milho, e y a área a ser plantada de alfafa, e sabendo-se que o fazendeiro pode optar por deixar uma parte das terras sem plantar nenhuma das culturas, responda às questões a seguir:
a) Represente a relação algébrica que deve existir entre os valores x e y.
4) Em uma fábrica que produz um só tipo de produto, o custo C da produção de x unidades é a soma de um custo fixo C0 com um custo variável C1, que é proporcional a x. Se o processo de produção for tal que cada unidade produzida a mais tenha sempre o mesmo custo, independentemente do valor de x, então C1 = kx, onde k representa o custo de cada unidade do produto. Em uma fábrica como a descrita acima, tem-se: C = 3000 + 150x (x é o número de artigos; C é o custo da produção em reais).
b) Para qual valor de x o custo fixo se iguala ao custo variável ?
c) A partir de qual valor de x o custo fixo passa a representar menos de 10% do custo total da produção ?
5) Um pequeno fazendeiro dispõe de 8 alqueires para plantar milho e cana. Ele deve decidir quanto plantar de milho e quanto de cana, em alqueires, de modo que seu rendimento total seja o maior possível. Cada alqueire de milho plantado deve resultar em um rendimento líquido de R$ 20 mil e cada alqueire de cana deverá render R$ 15 mil. No entanto, cada alqueire de milho requer 20000 L de água para irrigação e cada alqueire de cana requer somente 10000 L de água, sendo que, no período correspondente, a quantidade de água disponível para tal fim é 120000 L. Considere x e y as quantidades de alqueires plantados de milho e cana, respectivamente.
a) Como se pode representar, em termos de x e y, o rendimento total R a ser recebido pelo fazendeiro, supondo que venda a totalidade de sua produção ?
f) Mostre que, quanto maior o rendimento R, maior a ordenada do ponto em que a reta que o representa intercepta o eixo OY.
3° Ano – Habilidades das Questões
1)Tema 2 – Espaço e forma – H22: Representar graficamente inequações lineares por regiões do plano. (GI)
2)Tema 2 – Espaço e forma – H22: Representar graficamente inequações lineares por regiões do plano. (GI)
3)Tema 2 – Espaço e forma – H22: Representar graficamente inequações lineares por regiões do plano. (GI)
4)Tema 2 – Espaço e forma – H22: Representar graficamente inequações lineares por regiões do plano. (GI)
5)Tema 2 – Espaço e forma – H22: Representar graficamente inequações lineares por regiões do plano. (GI)
Boa noite turma. Eu sei que todos nós estamos passando por uma situação complicada em todos os sentidos. Mas mesmo assim, devemos ter fé na vida e em todas as dificuldades que ela nos proporciona neste momento. Muitos de vocês, já sei, tem dificuldades e limitações em relação à Matemática. Porém, estou tentando passar o mínimo e necessário para o curso de vocês tenha uma conclusão. Tentem fazer as atividades e comunique-se comigo se houver dificuldades e também, me ajudem a passar as atividades para os colegas que vocês sabem que não tem uma comunicação fácil com equipamentos de interação digital (celular próprio, local exclusivo de estudos, e outras situações que não ajudam nos estudos), devido às limitações ao possibilidade de acesso. Por isso peço que acessem a Secretaria Escolar Digital (SED) e usem os recursos possíveis à aqueles que tem este acesso. Abaixo estão 3 códigos de acesso gratuito ao Google Classroom. Porque 3, isto eu não sei. Usem o 1° e se não der certo, usem os outros 2 códigos. Mas tentem. Eu fiz o convite em cada um deles. O 1° tem de todos os professores. Os demais somente eu kkk.Bons estudos e protejam-se. Estejam com DEUS.
ResponderExcluirA seguir, os códigos do Google Classroom.
3° Ano A
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uml63f6
3° Ano B:
bxnam4u
qw2uzxt
iti4djp
3° Ano C:
vfhtqgo
p5ounxc
rrhb7qp
Boa noite e bom descanso.