E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
3° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turmas: 3° Ano A, 3° Ano B e 3° Ano C
Cronograma: de 13/04/2020 a 30/04/2020 - REPOSTADA - Entrega até 14/06
Geometria Analítica – Cônicas
1 – Elipse
Considerando, num plano α, dois pontos distintos, F1 e F2, e sendo 2a um número real maior que a distância entre F1 e F2, chamamos de elipse o conjunto dos pontos do plano α tais que a soma das distâncias desses pontos a F1 e F2 seja sempre igual a 2a.
Por exemplo, sendo P, Q, R, S, F1 e F2 pontos de um mesmo plano e F1F2 < 2a, temos:
Observações:
1ª) A Terra descreve uma trajetória elíptica em torno do sol, que é um dos focos dessa trajetória. A lua em torno da terra e os demais satélites em relação a seus respectivos planetas também apresentam esse comportamento.
2ª) O cometa de Halley segue uma órbita elíptica, tendo o Sol como um dos focos.
3ª) As elipses são chamadas cônicas porque ficam configuradas pelo corte feito em um cone circular reto por um plano oblíquo em relação à sua base.
Elementos
Relação fundamental
Na figura acima, aplicando o Teorema de Pitágoras ao triângulo OF2B2, retângulo em O, podemos escrever a seguinte relação fundamental: a2 = b2 + c2
Excentricidade: Chamamos de excentricidade o número real e tal que:
Pela definição de elipse, 2c < 2a, então c < a e, consequentemente, 0 < e < 1.
Observação: Quando os focos são muito próximos, ou seja, c é muito pequeno, a elipse se aproxima de uma circunferência.
Equações
Vamos considerar os seguintes casos:
a) elipse com centro na origem e eixo maior horizontal
Sendo c a semidistância focal, os focos da elipse são F1(– c, 0) e F2(c, 0):
b) elipse com centro na origem e eixo maior vertical
2 – Hipérbole
Considerando, num plano α, dois pontos distintos, F1 e F2, e sendo 2a um número real menor que a distância entre F1 e F2, chamamos de hipérbole o conjunto dos pontos do plano α tais que o módulo da diferença das distâncias desses pontos a F1 e F2 seja sempre igual a 2a.
Por exemplo, sendo P, Q, R, S, F1 e F2 pontos de um mesmo plano e F1F2 = 2c, temos:
Elementos
Observe a hipérbole representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos:
Excentricidade: Chamamos de excentricidade o número real e tal que: . Como c > a, temos e > 1.
Equações
Vamos considerar os seguintes casos:
a) hipérbole com centro na origem e focos no eixo Ox
b) hipérbole com centro na origem e focos no eixo Oy
Nessas condições, a equação da hipérbole é:
Hipérbole equilátera
Uma hipérbole é chamada equilátera quando as medidas dos semi-eixos real e imaginário são iguais:
Assíntotas da hipérbole
Equação
Vamos considerar os seguintes casos:
a) eixo real horizontal e C(0, 0)
As assíntotas passam pela origem e têm coeficiente angular ; logo, suas equações são da forma:
b) eixo vertical e C(0, 0)
As assíntotas passam pela origem e têm coeficiente angular ; logo, suas equações são da forma:
3 – Parábola
Dados uma reta d e um ponto F (F ∉ d), de um plano α, chamamos de parábola o conjunto de pontos do plano α equidistantes de F e d. Assim, sendo, por exemplo, F, P, Q e R pontos de um plano α e d uma reta desse mesmo plano, de modo que nenhum ponto pertença a d, temos:
Elementos
Equações
Vamos considerar os seguintes casos:
b) parábola com vértice na origem, concavidade para a esquerda e eixo de simetria horizontal
c) parábola com vértice na origem, concavidade para cima e eixo de simetria vertical
d) parábola com vértice na origem, concavidade para baixo e eixo de simetria vertical
Exercícios Resolvidos:
1) Considere as equações apresentadas na coluna da esquerda e os nomes das curvas planas descritas na coluna da direita.
Solução: Para determinar que tipo de curva cada equação representa devemos observar algumas características das equações, observe:
Reta: x e y possuem expoentes iguais a 1, sendo que nem x, nem y podem estar no denominador, nesse caso item (II)
Circunferência: o número que multiplica x² e y² é sempre o mesmo e temos uma soma de x² e y² nesse caso o item (V)
Elipse: os números que multiplicam x² e y² são diferentes e temos uma soma de x² e y², item (I)
Hipérbole: temos uma subtração de x² e y², item (IV)
Parábola: temos só x² ou só y², item (III)
Alternativa letra A
2) A distância entre o centro da circunferência de equação x² + y² + 8x – 6y = 0 e o foco de coordenadas positivas da elipse de equação é:
O centro C da circunferência é: ⇒ C (– 4; 3)
Na elipse: a2 = 25 ⇒ a = 5 e b2 = 16 ⇒ a = 4
Logo: a2 = b2 + c2 ⇒ 25 = 16 + c2 ⇒ c2 = 9 ⇒ c = 3
O centro da elipse é C(0; 0). A elipse tem eixo maior sobre o eixo x, dessa forma o foco de coordenadas positivas é F(3; 0). A distância entre o centro da circunferência e o foco é:
⇒ ⇒
3) Encontre a equação da elipse que tem como eixo maior a distância entre as raízes da parábola de equação y = x² – 25 e excentricidade .
Na parábola y = x2 – 25, com raízes x = – 5 e x = 5. Dessa forma, 2a = 10 ⇒ a = 5
Usando a excentricidade sabemos que: . Na elipse, c = 3
a2 = b2 + c2 ⇒ 25 = b2 + 9 ⇒ b2 = 16 ⇒ b = 4. O centro da elipse é C(0; 0) e sua equação é:
⇒ ⇒
4) Encontre a equação da parábola que passa pelo ponto P(0; 10) e pelos focos da hipérbole de equação 9x² – 16y² = 144
5) Encontre a equação da reta que passa pelo ponto P(2; 3) e é perpendicular à reta que passa pelo centro da circunferência de equação x² + y² + 8x – 4y + 11 = 0 e pelo foco de coordenadas positivas da hipérbole de equação
3° Ano – Habilidades dos Exercícios Resolvidos
1)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
2)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
3)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
4)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
5)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
3° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turmas: 3° Ano A, 3° Ano B e 3° Ano C
Cronograma: de 13/04/2020 a 30/04/2020
CONTEÚDO: Geometria Analítica – Cônicas: elipse, hipérbole e parábola (15 aulas)
Situação de Aprendizagem 4 – Volume 1 – 3° Ano – Exercícios 6, 7, 8, 9, 10 e 11.
HABILIDADES: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (T2–H23–GI)
PLANO DE AULA:Conteúdo para 15 aulas.
Reconhecer uma elipse e sua equação e seus coeficientes e aplicação em exercícios. (5 aulas)
Reconhecer uma hipérbole e sua equação e seus coeficientes e aplicação em exercícios. (5 aulas)
Construir graficamente uma elipse e ou uma hipérbole no plano cartesiano. (5 aulas)
MATERIAL: Exercícios subjetivos e gráficos sobre a inequação do 1 ° grau, sobre elipse e hipérbole.
OBSERVAÇÂO: É necessário a impressão ou cópia das páginas seguintes.
Exercícios Propostos:
8) Considere a elipse representada a seguir de centro na origem e semieixos a = 13 e b = 5.
Determine:
12) Determine o foco e a diretriz das parábolas que podem ser representadas no plano cartesiano
por equações do tipo:
3° Ano – Habilidades das Questões
6)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
7)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
8)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
9)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
10)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
11)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
12)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
Boa noite turma. Eu sei que todos nós estamos passando por uma situação complicada em todos os sentidos. Mas mesmo assim, devemos ter fé na vida e em todas as dificuldades que ela nos proporciona neste momento. Muitos de vocês, já sei, tem dificuldades e limitações em relação à Matemática. Porém, estou tentando passar o mínimo e necessário para o curso de vocês tenha uma conclusão. Tentem fazer as atividades e comunique-se comigo se houver dificuldades e também, me ajudem a passar as atividades para os colegas que vocês sabem que não tem uma comunicação fácil com equipamentos de interação digital (celular próprio, local exclusivo de estudos, e outras situações que não ajudam nos estudos), devido às limitações ao possibilidade de acesso. Por isso peço que acessem a Secretaria Escolar Digital (SED) e usem os recursos possíveis à aqueles que tem este acesso. Abaixo estão 3 códigos de acesso gratuito ao Google Classroom. Porque 3, isto eu não sei. Usem o 1° e se não der certo, usem os outros 2 códigos. Mas tentem. Eu fiz o convite em cada um deles. O 1° tem de todos os professores. Os demais somente eu kkk.Bons estudos e protejam-se. Estejam com DEUS.
ResponderExcluirA seguir, os códigos do Google Classroom.
3° Ano A
my6oa7c
gjszqru
uml63f6
3° Ano B:
bxnam4u
qw2uzxt
iti4djp
3° Ano C:
vfhtqgo
p5ounxc
rrhb7qp
Boa noite e bom descanso.