terça-feira, 2 de junho de 2020

Atividade Prof Marcelo - Matemática - REPOSTADA - Entrega até 14/06 (Parte 2)

E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
3° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turmas: 3° Ano A, 3° Ano B e 3° Ano C
Cronograma: de 13/04/2020 a 30/04/2020 - REPOSTADA - Entrega até 14/06
Geometria Analítica – Cônicas

1 – Elipse

Considerando, num plano α, dois pontos distintos, F1 e F2, e sendo 2a um número real maior que a distância entre F1 e F2, chamamos de elipse o conjunto dos pontos do plano α tais que a soma das distâncias desses pontos a F1 e F2 seja sempre igual a 2a.
Por exemplo, sendo P, Q, R, S, F1 e F2 pontos de um mesmo plano e F1F2 < 2a, temos:
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http://www.somatematica.com.br/emedio/conicas/Image2.gif
A figura obtida é uma elipse.
Observações:
1ª) A Terra descreve uma trajetória elíptica em torno do sol, que é um dos focos dessa trajetória. A lua em torno da terra e os demais satélites em relação a seus respectivos planetas também apresentam esse comportamento.
2ª) O cometa de Halley segue uma órbita elíptica, tendo o Sol como um dos focos.
3ª) As elipses são chamadas cônicas porque ficam configuradas pelo corte feito em um cone circular reto por um plano oblíquo em relação à sua base.

Elementos
Observe a elipse a seguir. Nela, consideramos os seguintes elementos:
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  • focos : os pontos F1 e F2
  • centro: o ponto O, que é o ponto médio de
  • semi-eixo maior: a
  • semi-eixo menor: b
  • semidistância focal: c
  • vértices: os pontos A1, A2, B1, B2
  • eixo maior: │A1A2│ = 2a
  • eixo menor: │B1B2│ = 2b
  • distância focal: │F1F2│ = 2c

Relação fundamental
Na figura acima, aplicando o Teorema de Pitágoras ao triângulo OF2B2, retângulo em O, podemos escrever a seguinte relação fundamental: a2 = b2 + c2

Excentricidade: Chamamos de excentricidade o número real e tal que:
Pela definição de elipse, 2c < 2a, então c < a e, consequentemente, 0 < e < 1.
Observação: Quando os focos são muito próximos, ou seja, c é muito pequeno, a elipse se aproxima de uma circunferência.
Equações
Vamos considerar os seguintes casos:
a) elipse com centro na origem e eixo maior horizontal
Sendo c a semidistância focal, os focos da elipse são F1(– c, 0) e F2(c, 0):
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Aplicando a definição de elipse , obtemos a equação da elipse:
b) elipse com centro na origem e eixo maior vertical
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Nessas condições, a equação da elipse é:


2 – Hipérbole

Considerando, num plano α, dois pontos distintos, F1 e F2, e sendo 2a um número real menor que a distância entre F1 e F2, chamamos de hipérbole o conjunto dos pontos do plano α tais que o módulo da diferença das distâncias desses pontos a F1 e F2 seja sempre igual a 2a.
Por exemplo, sendo P, Q, R, S, F1 e F2 pontos de um mesmo plano e F1F2 = 2c, temos:
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A figura obtida é uma hipérbole.
Observação: Os dois ramos da hipérbole são determinados por um plano paralelo ao eixo de simetria de dois cones circulares retos e opostos pelo vértice:
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Elementos
Observe a hipérbole representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos:
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focos: os pontos F1 e F2
vértices: os pontos A1 e A2
centro da hipérbole: o ponto O, que é o ponto médio de
semieixo real: a
semieixo imaginário: b
semidistância focal: c
distância focal: │F1F2│ = 2c
eixo real: │A1A2│ = 2a (contem os focos)
eixo imaginário: │B1B2│ = 2b (b > 0 e tal que a2 + b2 = c2 – relação fundamental)
Excentricidade: Chamamos de excentricidade o número real e tal que: . Como c > a, temos e > 1.
Equações
Vamos considerar os seguintes casos:
a) hipérbole com centro na origem e focos no eixo Ox
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F1(– c, 0)
F2( c, 0)
Aplicando a definição de hipérbole:
Obtemos a equação da hipérbole:
b) hipérbole com centro na origem e focos no eixo Oy
Nessas condições, a equação da hipérbole é:
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Hipérbole equilátera
Uma hipérbole é chamada equilátera quando as medidas dos semi-eixos real e imaginário são iguais:
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a = b

Assíntotas da hipérbole
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Assíntotas são retas que contêm as diagonais do retângulo de lados 2a e 2b.
Quando o eixo real é horizontal, o coeficiente angular dessas retas é ; quando é vertical, o coeficiente é .

Equação
Vamos considerar os seguintes casos:
a) eixo real horizontal e C(0, 0)
As assíntotas passam pela origem e têm coeficiente angular ; logo, suas equações são da forma:
b) eixo vertical e C(0, 0)
As assíntotas passam pela origem e têm coeficiente angular ; logo, suas equações são da forma:
3 – Parábola

Dados uma reta d e um ponto F (F d), de um plano α, chamamos de parábola o conjunto de pontos do plano α equidistantes de F e d. Assim, sendo, por exemplo, F, P, Q e R pontos de um plano α e d uma reta desse mesmo plano, de modo que nenhum ponto pertença a d, temos:
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Observações:
1ª) A parábola é obtida seccionando-se obliquamente um cone circular reto:
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2ª) Os telescópios refletores mais simples têm espelhos com secções planas parabólicas.
3ª) As trajetórias de alguns cometas são parábolas, sendo que o Sol ocupa o foco.
4ª) A superfície de um líquido contido em um cilindro que gira em torno de seu eixo com velocidade constante é parabólica.

Elementos
Observe a parábola representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos:
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  • foco: o ponto F
  • Diretriz: a reta d
  • vértice: o ponto V
  • parâmetro: p
Então, temos que:
  • o vértice V e o foco F ficam numa mesma reta, o eixo de simetria e.
Assim, sempre temos e d.
  • DF = p
V é o ponto médio de

Equações
Vamos considerar os seguintes casos:
a) parábola com vértice na origem, concavidade para a direita e eixo de simetria horizontal
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Como a reta d tem equação e na parábola temos:
  • P(x, y);
  • dPF = dPd (definição);
Obtemos, então, a equação da parábola:
b) parábola com vértice na origem, concavidade para a esquerda e eixo de simetria horizontal
Nessas condições, a equação da parábola é:
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Como a reta d tem equação e na parábola temos:
  • P(x, y);
  • dPF = dPd (definição);
Obtemos, então, a equação da parábola:

c) parábola com vértice na origem, concavidade para cima e eixo de simetria vertical
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Como a reta d tem equação e na parábola temos:
  • P(x, y);
  • dPF = dPd (definição);
Obtemos, então, a equação da parábola:

d) parábola com vértice na origem, concavidade para baixo e eixo de simetria vertical
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Como a reta d tem equação e na parábola temos:
  • P(x, y);
  • dPF = dPd (definição);
Obtemos, então, a equação da parábola:

Exercícios Resolvidos:
1) Considere as equações apresentadas na coluna da esquerda e os nomes das curvas planas descritas na coluna da direita.
Associe a 2ª  coluna com a 1ª coluna.
A associação que relaciona corretamente a equação ao tipo de curva plana na sequencia de cima para baixo, é:
(A) I, IV, II, V e III
(B) I, V, III, IV e II
(C) II, III, V, I e IV
(D) III, II, IV, I e V
(E) IV, II, V, I e III
Solução: Para determinar que tipo de curva cada equação representa devemos observar algumas características das equações, observe:
Reta: x e y possuem expoentes iguais a 1, sendo que nem x, nem y podem estar no denominador, nesse caso item (II)
Circunferência: o número que multiplica x² e y² é sempre o mesmo e temos uma soma de x² e y² nesse caso o item (V)
Elipse: os números que multiplicam x² e y² são diferentes e temos uma soma de x² e y², item (I)
Hipérbole: temos uma subtração de x² e y², item (IV)
Parábola: temos só x² ou só y², item (III)
Alternativa letra A
2) A distância entre o centro da circunferência de equação x² + y² + 8x – 6y = 0 e o foco de coordenadas positivas da elipse de equação é:
O centro C da circunferência é: C (– 4; 3)
Na elipse: a2 = 25 a = 5 e b2 = 16 a = 4
Logo: a2 = b2 + c2 25 = 16 + c2 c2 = 9 c = 3
O centro da elipse é C(0; 0). A elipse tem eixo maior sobre o eixo x, dessa forma o foco de coordenadas positivas é F(3; 0). A distância entre o centro da circunferência e o foco é:

3) Encontre a equação da elipse que tem como eixo maior a distância entre as raízes da parábola de equação y = x² – 25 e excentricidade .
Na parábola y = x2 – 25, com raízes x = – 5 e x = 5. Dessa forma, 2a = 10 a = 5
Usando a excentricidade sabemos que: . Na elipse, c = 3
a2 = b2 + c2 25 = b2 + 9 b2 = 16 b = 4. O centro da elipse é C(0; 0) e sua equação é:

4) Encontre a equação da parábola que passa pelo ponto P(0; 10) e pelos focos da hipérbole de equação 9x² – 16y² = 144
5) Encontre a equação da reta que passa pelo ponto P(2; 3) e é perpendicular à reta que passa pelo centro da circunferência de equação x² + y² + 8x – 4y + 11 = 0 e pelo foco de coordenadas positivas da hipérbole de equação  


3° Ano – Habilidades dos Exercícios Resolvidos

1)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
2)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
3)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
4)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
5)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
3° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turmas: 3° Ano A, 3° Ano B e 3° Ano C
Cronograma: de 13/04/2020 a 30/04/2020

CONTEÚDO: Geometria Analítica – Cônicas: elipse, hipérbole e parábola (15 aulas)
Situação de Aprendizagem 4 – Volume 1 – 3° Ano – Exercícios 6, 7, 8, 9, 10 e 11.

HABILIDADES: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (T2–H23–GI)

PLANO DE AULA:Conteúdo para 15 aulas.
Reconhecer uma elipse e sua equação e seus coeficientes e aplicação em exercícios. (5 aulas)
Reconhecer uma hipérbole e sua equação e seus coeficientes e aplicação em exercícios. (5 aulas)
Construir graficamente uma elipse e ou uma hipérbole no plano cartesiano. (5 aulas)

MATERIAL: Exercícios subjetivos e gráficos sobre a inequação do 1 ° grau, sobre elipse e hipérbole.

OBSERVAÇÂO: É necessário a impressão ou cópia das páginas seguintes.

Exercícios Propostos:
6) Usando o fato de que a elipse é uma circunferência “achatada”, ou seja, é a curva obtida quando reduzimos (ou ampliamos) na mesma proporção todas as cordas perpendiculares a um diâmetro dado, mostre que a equação da elipse de centro na origem e com os semieixos a e b é .

7) Em uma elipse com centro na origem e semieixo maior a no eixo OX, os pontos (0; b) e (0; –b) distam do centro menos do que a. Os pontos do eixo OX que estão a uma distância a de (0; b) e (0; – b) têm coordenadas (c; 0) e (– c; 0). Eles são particularmente importantes, sendo chamados focos da elipse. O valor c é chamado distância focal da elipse. Por construção, a soma das distâncias dos pontos (0; b) e (0; – b) até os focos é igual a 2a. É possível mostrar que para todo ponto P (x; y) do plano, se , então, a soma das distâncias de P até os focos (c; 0) e (– c; 0) é igual a 2a. A razão é chamada excentricidade da elipse, sendo representada pela letra e.
a) Mostre que, entre a, b e c vale a relação a2 = b2 + c2.
b) Mostre que, fixado o valor de a, quanto menor for o valor de b, mais a excentricidade se aproxima de 1 e a elipse se aproxima de um segmento de reta; quanto mais próximo de a for o valor de b, mais a excentricidade se aproxima de zero e a elipse se aproxima de uma circunferência.
8) Considere a elipse representada a seguir de centro na origem e semieixos a = 13 e b = 5.
Determine:
a) a equação da elipse;
d) o valor de k para que o ponto P (5; k), do primeiro quadrante, pertença à elipse;
b) a excentricidade da elipse;
e) a soma das distâncias de P aos focos da elipse.
c) os focos da elipse;


9) A equação 4x2 – 9y2 = 36 pode ser vista como uma hipérbole. Fatore o primeiro membro e obtenha X e Y tal que X.Y = 36. Em seguida, determine as assíntotas e faça uma representação gráfica da hipérbole, obtendo (2x – 3y).(2x + 3y) = 36, ou seja, X.Y = 36.

10) A equação de uma hipérbole representada no plano cartesiano, com centro na origem, é do tipo em que a é a abscissa do vértice da hipérbole, nas condições representadas na figura seguinte: 
a) Sabendo isso, determine a equação da hipérbole que passa pelo ponto (3; 0) e tem como assíntotas as retas e .
b) Faça a representação gráfica da hipérbole e de suas assíntotas.
11) Obtenha a equação da hipérbole com centro na origem, representada na figura, sabendo que ela passa pelo ponto (a; 0) e que tem como assíntotas as retas e .

12) Determine o foco e a diretriz das parábolas que podem ser representadas no plano cartesiano
por equações do tipo:
a) y = kx2
b) x = ky2
c) y = kx2 + h


3° Ano – Habilidades das Questões

6)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
7)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
8)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
9)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
10)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)
11)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)

12)Tema 2 – Espaço e forma – H23: Identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI)

Um comentário:

  1. Boa noite turma. Eu sei que todos nós estamos passando por uma situação complicada em todos os sentidos. Mas mesmo assim, devemos ter fé na vida e em todas as dificuldades que ela nos proporciona neste momento. Muitos de vocês, já sei, tem dificuldades e limitações em relação à Matemática. Porém, estou tentando passar o mínimo e necessário para o curso de vocês tenha uma conclusão. Tentem fazer as atividades e comunique-se comigo se houver dificuldades e também, me ajudem a passar as atividades para os colegas que vocês sabem que não tem uma comunicação fácil com equipamentos de interação digital (celular próprio, local exclusivo de estudos, e outras situações que não ajudam nos estudos), devido às limitações ao possibilidade de acesso. Por isso peço que acessem a Secretaria Escolar Digital (SED) e usem os recursos possíveis à aqueles que tem este acesso. Abaixo estão 3 códigos de acesso gratuito ao Google Classroom. Porque 3, isto eu não sei. Usem o 1° e se não der certo, usem os outros 2 códigos. Mas tentem. Eu fiz o convite em cada um deles. O 1° tem de todos os professores. Os demais somente eu kkk.Bons estudos e protejam-se. Estejam com DEUS.
    A seguir, os códigos do Google Classroom.
    3° Ano A
    my6oa7c
    gjszqru
    uml63f6

    3° Ano B:
    bxnam4u
    qw2uzxt
    iti4djp

    3° Ano C:
    vfhtqgo
    p5ounxc
    rrhb7qp
    Boa noite e bom descanso.

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Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

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