sexta-feira, 12 de junho de 2020

Biologia - Semana 15 a 19 de junho - Professor André - 1º A, B, C

Atividade a ser desenvolvida:

Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo Whatsapp.

Avaliação:

A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.

Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.

Relações ecológicas 2

Relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos. Essas relações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes e podem ser classificadas como harmônicas e desarmônicas, dependendo das consequências que elas trazem aos envolvidos.



Interespecífica

Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies distintas.

Relações interespecíficas harmônicas

Protocooperação (ou cooperação ou mutualismo facultativo): espécies que possuem condições de viverem sozinhas, mas que se associam a outras, trocando benefícios. Ex: crocodilos que convivem com certas aves (pássaro-palito) que se alimentam dos detritos e sanguessugas presentes em sua boca; anêmonas e caranguejo eremita: estas se aproveitam dos restos de alimento do eremita que, por sua vez, se beneficia com os mecanismos de defesa das anêmonas, etc. Essa relação não é obrigatória, isto é, um organismo não depende do outro para viver.



Mutualismo (ou mutualismo obrigatório): ambas as espécies se beneficiam e é indispensável à sobrevivência, Ex: liquens – associação de algas (realiza fotossíntese e produção de matéria orgânica) e fungos (absorção de água e nutrientes); cupins e protozoários – estes digerem a celulose, que não é digerida naturalmente por aqueles;


Inquilinismo: uma espécie vive sobre ou no interior de uma espécie dita hospedeira a fim de se proteger ou conseguir recursos adicionais, sem que esta última seja prejudicada. Ex: bromélias e orquídeas se abrigando em troncos de árvores em busca, principalmente, de luz solar.


Comensalismo: uma espécie é beneficiada em termos alimentares e a outra é indiferente, em termos de custo-benefício. Ex: abutres e urubus se beneficiando com os restos alimentares de animais carnívoros; tubarão e peixe-piloto – este se aproveita dos restos alimentares daquele.


Relações interespecíficas desarmônicas

Predação (ou predatismo): uma espécie animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal – as presas. Esse é um mecanismo que regula a densidade populacional de presas e predadores.



Parasitismo: uma espécie parasita outra – hospedeira – como forma de obter alimento. A espécie hospedeira se prejudica com a relação. Ex: Carrapato parasitando cães; lombriga e ser humano, etc.



Competição interespecífica: duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente. Ex: raízes de plantas competindo por água e nutrientes; gafanhotos e gado competindo por capim; ciliados competindo por alimento, etc.



https://youtu.be/AlH04eihLv8 (relações harmônicas)

https://youtu.be/B2sMIOel4dM (relações ecológicas)

https://youtu.be/tmgS4RkqH1w (risco de extinção)

https://youtu.be/fux4lpzhT-w (predador de escorpiões)

1. As afirmativas abaixo apresentam diferentes relações interespecíficas entre os seres vivos.

I) O fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga, que fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz.

II) O leão mata e devora a sua presa para se alimentar.

III) As orquídeas, para conseguirem luz, prendem-se com suas raízes ao tronco e aos ramos altos das árvores.

IV) As rêmoras prendem-se ao corpo dos tubarões para se alimentarem dos restos das presas caçadas pelos tubarões.

As relações descritas nesses itens são classificadas, respectivamente, como:

a) Inquilinismo, predatismo, mutualismo e comensalismo.

b) Predatismo, comensalismo, mutualismo e inquilinismo.

c) Comensalismo, predatismo, inquilinismo e mutualismo.

d) Mutualismo, predatismo, inquilinismo e comensalismo.

e) Mutualismo, predatismo, comensalismo e inquilinismo.

2. É comum observar bromélias e orquídeas sobre as árvores tentando conseguir um local para viver e luz para a sua sobrevivência. Essas plantas realizam com as árvores uma relação ecológica denominada:

a) Mutualismo.

b) Protocooperação.

c) Inquilinismo.

d) Parasitismo.

3. O mutualismo facultativo, também chamado de protocooperação, é uma relação ecológica em que indivíduos de espécies diferentes interagem e ambos se beneficiam da interação. Entretanto, nesse tipo de relação, uma espécie pode viver isolada da outra. Entre os exemplos a seguir, marque a alternativa que indica um exemplo de mutualismo facultativo.

a) Bromélias e árvores altas.

b) Caranguejo-eremita e anêmona-do-mar.

c) Cachorro e carrapato.

d) Fungos e algas (líquens).

e) Leão e zebra.

(UFSM- RS) Quem pratica esportes muitas vezes não avalia os avanços tecnológicos que carrega em seu "uniforme de trabalho". Em calçados como o tênis, há o cuidado com o uso de materiais redutores da transpiração. Tudo para prevenir as micoses, geralmente causadas por fungos que se aproveitam do calor e umidade dos pés para obter abrigo e "saborear" a queratina das unhas, pele e pelos.

Revista "Saúde", Janeiro de 2002, p. 105 (adaptado)

4. Os fungos causadores de micoses, ao buscar abrigo e alimento nos pés dos atletas, causando danos ao organismo, exercem um tipo de associação conhecido por

a) mutualismo.

b) inquilinismo.

c) parasitismo.

d) comensalismo.

e) predatismo.

Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.

Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!