segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ARTE 2ºM A B C D de 14/09 a 29/09/2020 `Profª Glyns Roman

            A dança e suas modalidades             A construção de jingles       

       Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e seus processos de criação

       Desenvolver poéticas pessoais


ARTE     2ºM A, B, C e D                                              Profª  Glyns Roman

Responda as perguntas abaixo:

1-Como você imagina que pode ser organizada uma Mostra de filmes de dança?

2- Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha dos filmes que participarão dela?

3- Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?

4- De que modo seria feita a divulgação?

5-Quais filmes com o tema da dança você assistiu?

Agora observe as imagens e leia o texto abaixo.

                                 

                      Jules Cherét                                                               Toulouse-Lautrec

                              

                                                                Toulouse-Lautrec

Os primeiros cartazes


Os primeiros prospectos de cartazes foram desenvolvidos ainda no século X por meio de xilogravuras, obtidas através da impressão de matrizes de madeira pelos povos orientais
Na época renascentista, o primeiro cartaz conhecido é de Saint-Flour, de 1454, feito em manuscrito, sem imagens. Mas foi somente no final do século XIX que a arte de reunir textos e ilustrações numa folha de papel alcançou maior projeção ao ser propagada pelos mercadores europeus, assim como um alto grau de sofisticação pela mão de artistas plásticos da época. A integração entre produção artística e industrial é uma herança da carreira de Jules Cherét. Filho de um compositor tipográfico e aprendiz de um litógrafo em Paris, foi em Londres que estudou as técnicas mais recentes. De volta a Paris em 1860, Cherét gradualmente desenvolveu um sistema de 3 a 4 cores de  impressão.
O estilo de Cherét atingiu o seu auge por volta de 1880 e foi adoptado e desenvolvido por outros artistas como Pierre Bonnarde e Toulouse-Lautrec. 
Reconhecido por retratar cenas da vida noturna e do submundo parisiense, Toulouse-Lautrec, por exemplo, assinou centenas de cartazes de divulgação de espetáculos de cabaré, então reproduzidos através de pedras litográficas. Foi nas mãos de Toulouse-Lautrec, através do toque impressionista que a arte publicitária alcançou popularidade.

Atividade 1

Escolha um tema para a sua mostra de dança. A partir dele você deve selecionar filmes, bailarinos ou companhias de dança que possam representar esse tema na sua mostra.

Crie um cartaz de divulgação ilustrado da mostra, citando o nome que remete ao tema escolhido por você, os participantes, o dia hora e local. Para fazer a curadoria da sua mostra é muito importante ter claro a quem ela será direcionada, o público-alvo, antes de escolher o que será exibido.

Use uma folha de sulfite e trabalhe com a imagem pintada com tinta, lápis de cor, canetinhas ou com colagens, cuide da diagramação das letras e informações.

Atividade 2

Caderno do aluno páginas 93 e 94. Responda a sondagem.

Um jingle nada mais é que uma música ou canção curta utilizada em uma campanha de publicidade para divulgar um produto ou serviço. Mas não é uma canção qualquer — a música publicitária deve ser contagiante, repetitiva e ter letras fáceis de serem memorizadas.

O primeiro jingle foi feito nos Estados Unidos em 1926 para o cereal matinal Wheaties, mas ele só alcançou o seu auge na década de 1950. Já no Brasil, o primeiro jingle surgiu em 1932, anunciando a Padaria Bragança, localizada no Rio de Janeiro.

O principal ingrediente de uma música publicitária é a criatividade.

O termo “paródia”, deriva do grego (parodès) e significa “canto ou poesia semelhante à outra”. Trata-se de uma releitura cômica, geralmente envolvida por um caráter humorístico e irônico que altera o sentido original, criando assim, um novo.

Assista e analise os vídeos abaixo.

Vídeo 1

https://www.youtube.com/watch?v=Efe20Mz2AQU&list=PL7C06E401CAA6E7BE&index=16    

vídeo 1

https://www.youtube.com/watch?v=odh1aBRrjw8  vídeo 2

https://www.youtube.com/watch?v=8BVBztnlvTg  vídeo 3

Agora responda:

1-É possível saber qual deles é mais antigo? Explique.

2-Qual vídeo apresente seu produto através do jingle?

  - A música descreve o produto adequadamente?

  -Provoca os sentidos do paladar?

  -Através do jingle é possível saber a quem se destina o produto?

3-Qual vídeo faz uso de efeitos de imagens digitalizadas?

  -Qual é a intenção do uso desses recursos de efeitos especiais nas imagens?

4-Qual dos vídeos faz uso de paródia na sua apresentação?

  - Qual é o conteúdo do vídeo com a paródia?

  -Por que foi escolhida uma música de paródia nesse caso? Qual é a intenção?

5-Qual ou quais vídeos estão anunciando um produto para venda?

6-Qual ou quais vídeos não estão vendendo um produto?

7-Você acha importante a música para fins comerciais? Por quê?

8-O tipo de equipamento sonoro, de edição de imagens, e uso de tecnologias nos dá uma noção temporal (de quando foi produzido) dessas produções presentes nos vídeos?

9-Em qual vídeo é utilizada a linguagem teatral? Justifique sua resposta.

10-Invente um produto, faça um esboço dele e crie uma frase capaz de despertar o desejo de possuí-lo. Dê nome e alguma característica infalível para que o consumidor queira comprá-lo.

Envie suas atividades para o e-mail glynschi@gmail.com  ou poste na sala do google classroom.  Acompanhe as aulas na sala do whatsapp e assista as aulas do CMSP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!