A dança e suas modalidades A construção de jingles
●
Investigar as potencialidades das relações
entre linguagens artísticas e seus processos de criação
●
Desenvolver
poéticas pessoais
ARTE 2ºM A, B, C e
D
Profª Glyns Roman
Responda as perguntas abaixo:
1-Como você imagina que pode ser organizada uma Mostra de
filmes de dança?
2- Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha
dos filmes que participarão dela?
3- Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem
poderia participar?
4- De que modo seria feita a divulgação?
5-Quais filmes com o tema da dança você assistiu?
Agora observe as imagens e leia o texto abaixo.
Jules
Cherét
Toulouse-Lautrec
Toulouse-Lautrec
Os primeiros cartazes
Os primeiros prospectos de cartazes foram desenvolvidos ainda no século X por
meio de xilogravuras, obtidas através da impressão de matrizes de
madeira pelos povos orientais.
Na época renascentista, o primeiro cartaz conhecido é de Saint-Flour, de
1454, feito em manuscrito, sem imagens. Mas foi somente no final do
século XIX que a arte de reunir textos e ilustrações numa folha de
papel alcançou maior projeção ao ser propagada pelos mercadores
europeus, assim como um alto grau de sofisticação pela mão de artistas
plásticos da época. A integração entre produção artística e industrial é uma
herança da carreira de Jules Cherét. Filho de um compositor
tipográfico e aprendiz de um litógrafo em Paris, foi em Londres que estudou as
técnicas mais recentes. De volta a Paris em 1860, Cherét gradualmente
desenvolveu um sistema de 3 a 4 cores de
impressão.
O estilo de Cherét atingiu o seu auge por volta de 1880 e foi adoptado e desenvolvido
por outros artistas como Pierre Bonnarde e Toulouse-Lautrec.
Reconhecido por retratar cenas da vida noturna e do submundo parisiense, Toulouse-Lautrec,
por exemplo, assinou centenas de cartazes de divulgação de espetáculos de
cabaré, então reproduzidos através de pedras litográficas. Foi nas mãos de
Toulouse-Lautrec, através do toque impressionista que a arte
publicitária alcançou popularidade.
Atividade 1
Escolha um tema para a sua mostra de dança. A partir dele
você deve selecionar filmes, bailarinos ou companhias de dança que possam
representar esse tema na sua mostra.
Crie um cartaz de divulgação ilustrado da mostra, citando o
nome que remete ao tema escolhido por você, os participantes, o dia hora e
local. Para fazer a curadoria da sua mostra é muito importante ter claro a quem
ela será direcionada, o público-alvo, antes de escolher o que será exibido.
Use uma folha de sulfite e trabalhe com a imagem pintada com
tinta, lápis de cor, canetinhas ou com colagens, cuide da diagramação das letras
e informações.
Atividade 2
Caderno do aluno páginas 93 e 94. Responda a sondagem.
Um jingle nada mais é que uma música ou canção curta utilizada em uma campanha de
publicidade para divulgar um produto ou serviço. Mas não é uma canção qualquer
— a música publicitária deve ser contagiante, repetitiva e ter letras fáceis de
serem memorizadas.
O primeiro jingle foi feito nos Estados Unidos em 1926 para o
cereal matinal Wheaties, mas ele só alcançou o seu auge na década de 1950. Já
no Brasil, o primeiro jingle surgiu em 1932, anunciando a Padaria Bragança,
localizada no Rio de Janeiro.
O principal ingrediente de uma música publicitária é a criatividade.
O termo “paródia”, deriva do grego (parodès) e
significa “canto ou poesia semelhante à outra”. Trata-se de uma releitura
cômica, geralmente envolvida por um caráter humorístico e irônico que altera o
sentido original, criando assim, um novo.
Assista e analise os vídeos abaixo.
Vídeo 1
https://www.youtube.com/watch?v=Efe20Mz2AQU&list=PL7C06E401CAA6E7BE&index=16
vídeo 1
https://www.youtube.com/watch?v=odh1aBRrjw8
vídeo 2
https://www.youtube.com/watch?v=8BVBztnlvTg
vídeo 3
Agora responda:
1-É possível saber qual deles é mais antigo? Explique.
2-Qual vídeo apresente seu produto através do jingle?
- A música descreve o
produto adequadamente?
-Provoca os sentidos
do paladar?
-Através do jingle é
possível saber a quem se destina o produto?
3-Qual vídeo faz uso de efeitos de imagens digitalizadas?
-Qual é a intenção do
uso desses recursos de efeitos especiais nas imagens?
4-Qual dos vídeos faz uso de paródia na sua apresentação?
- Qual é o conteúdo
do vídeo com a paródia?
-Por que foi
escolhida uma música de paródia nesse caso? Qual é a intenção?
5-Qual ou quais vídeos estão anunciando um produto para
venda?
6-Qual ou quais vídeos não estão vendendo um produto?
7-Você acha importante a música para fins comerciais? Por
quê?
8-O tipo de equipamento sonoro, de edição de imagens, e uso
de tecnologias nos dá uma noção temporal (de quando foi produzido) dessas
produções presentes nos vídeos?
9-Em qual vídeo é utilizada a linguagem teatral? Justifique
sua resposta.
10-Invente um produto, faça um esboço dele e crie uma frase
capaz de despertar o desejo de possuí-lo. Dê nome e alguma característica
infalível para que o consumidor queira comprá-lo.
Envie suas atividades para o e-mail glynschi@gmail.com ou poste na sala do google
classroom. Acompanhe as aulas na sala do
whatsapp e assista as aulas do CMSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário