O uso das tecnologias e as mudanças nas formas de produzir música.
●
Conhecer
profissões e profissionais relacionados à linguagem musical.
●
Compreender
e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada.
ARTE 3º médio A, B e C Profª Gyns Roman
Atividade 1
Observe
a obra abaixo
Whaam! Roy Lichtenstein 1963
Criado
em 1963, a obra Whaam! é uma tela feita com tinta acrílica e
óleo baseada em uma imagem publicada no ano anterior na revista em
quadrinhos All American Men of War, da DC Comics. Lichtenstein foi
celebrado por utilizar imagens bastante comerciais como as presentes nos
quadrinhos e nos anúncios e que, via de regra, alcançavam o grande público.
Roy
Lichtenstein (1923-1997) foi um dos grandes nomes da pop art. A produção
artística de Roy Lichtenstein é conhecida por fazer referência a personagens da
cultura de massa e por ter um estilo similar ao encontrado nas histórias em
quadrinhos.
Para
conhecer mais sobre o artista e suas obras visite a página indicada no link
abaixo
https://www.culturagenial.com/obras-roy-lichtenstein/
A Onomatopeia é
uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons
naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais.
Você
viu esse recurso na pintura e deve ter visto nas histórias em quadrinhos. Mas e
na música? Como ela é utilizada? Assista ao divertido vídeo abaixo e ficará
claro como isso funciona.
https://www.youtube.com/watch?v=KD08nEL8cYk
Música e onomatopeia.
Villa-Lobos
compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da
peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar por 54
cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal
característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada
em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
https://www.youtube.com/watch?v=wIG4h7lvj4Y vídeo
1
Em
1976, o grupo alemão Kraftwerk lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz
uma música com o mesmo nome. O grupo, descreve musicalmente uma viagem de trem
pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.
https://www.youtube.com/watch?v=kv8_EZrNhpY vídeo
2
Depois
de assistir aos vídeos 1 e 2, compare como foi realizada a produção musical.
Escreva:
-Autor da música 1:
R_______________________________________________________
-Tipos
de instrumentos, músicos e outros que participam dessa execução
R_______________________________________________________
-Local
e tipo de apresentação, forma de registro
R__________________________________________________
-Você
percebe a reprodução do som específico da movimentação do trem?
R___________________________________________________
-Autor da música 2:
R_______________________________________________________
-Tipos
instrumentos, músicos e outros que participam dessa execução:
R________________________________________________________
-Local
e tipo de apresentação, forma de registro:
R_________________________________________________________
-Com
quais equipamentos foi realizado o som do movimento do trem?
R________________________________________________________
Se
estiver com o caderno do aluno, consulte as páginas 88 e 89.
Atividade
2
Leia
a seguir sobre o trabalho dos profissionais de música.
•
Regente (maestro) – Responsável por reger orquestras ou bandas, criando
composições, melodias, arranjos, dirigir grupos vocais, instrumentais ou
eventos musicais;
•
Produtor musical – Responsável por controlar a sessão de gravação, guiar
os músicos e cantores, e por participar de todo o processo da produção;
•
Professor de música – Responsável por ministrar aulas teóricas e
práticas de música na rede municipal, estadual, particular e/ou projetos
sociais;
•
Pesquisador musical – Responsável por realizar pesquisas acadêmicas, de
investigação e de resgate de cultura, na área de música, a partir de
metodologias científicas e culturais;
•
Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos
musicais ou luthieres responsável por consertar ou construir
instrumentos musicais;
•
Cantor ou vocalista- Responsável por cantar, ou seja, usar a voz como
seu instrumento musical;
•
Musicoterapeuta – Responsável por utilizar a música e seus elementos
(som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e
social de indivíduos ou grupos;
•
Instrumentista – Responsável por integrar conjuntos vocais e
instrumentais, manipulando instrumentos melo-rítmicos;
•
Crítico musical – Responsável por escrever e publicar em livros, jornais
ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações
e shows musicais;
•
DJ ou disc jockey – Responsável por transmitir música (muitas
vezes da sua autoria) na rádio, televisão ou em outros locais diversos
(baladas, shows, etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que
existam tipos diferentes de DJs que adotam diversos estilos para atender a
todos tipos de público;
•
Cantor de jingle – Responsável por trabalhar seu conhecimento sobre
música, técnica de criação de novos tons e vozes, para conseguir interpretar a
música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao público”.
Escolha
uma dessas profissões e faça uma pesquisa
sobre o tema. A partir da sua pesquisa, faça uma dissertação dos desafios dessa
profissão, o que ela tem de interessante e onde você poderia fazer uma
formação para atuar com a mesma. Pesquise sobre apps e softwares
capazes de auxiliar na profissão escolhida, se for o caso. Na página 90 do
caderno do aluno você encontrará algumas informações e links.
O
seu texto deve ter no mínimo 10 linhas, deve citar as fontes consultadas e
indicar links de vídeos, textos e apps pesquisados.
Enviar as atividades 1 e 2com nome e sala para glynschi@gmail.com ou postar no classroom.
Participe das aulas na sua sala de whatsapp e assista as
aulas do CMSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário