segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ARTE 3ºM A B C De 14/09 a 29/09/2020 Profª Glyns Roman

            O uso das tecnologias e as mudanças nas formas de produzir música.

       Conhecer profissões e profissionais relacionados à linguagem musical.

       Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada.


 

ARTE         3º médio  A, B e C                                                                        Profª Gyns Roman

 Atividade 1

Observe a obra abaixo

Whaam!  Roy Lichtenstein   1963

Criado em 1963, a obra Whaam! é uma tela feita com tinta acrílica e óleo baseada em uma imagem publicada no ano anterior na revista em quadrinhos All American Men of War, da DC Comics. Lichtenstein foi celebrado por utilizar imagens bastante comerciais como as presentes nos quadrinhos e nos anúncios e que, via de regra, alcançavam o grande público.

Roy Lichtenstein (1923-1997) foi um dos grandes nomes da pop art. A produção artística de Roy Lichtenstein é conhecida por fazer referência a personagens da cultura de massa e por ter um estilo similar ao encontrado nas histórias em quadrinhos.

Para conhecer mais sobre o artista e suas obras visite a página indicada no link abaixo

 https://www.culturagenial.com/obras-roy-lichtenstein/

Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais.

Você viu esse recurso na pintura e deve ter visto nas histórias em quadrinhos. Mas e na música? Como ela é utilizada? Assista ao divertido vídeo abaixo e ficará claro como isso funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=KD08nEL8cYk   Música e onomatopeia.

Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.

https://www.youtube.com/watch?v=wIG4h7lvj4Y   vídeo 1

Em 1976, o grupo alemão Kraftwerk lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo, descreve musicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.

https://www.youtube.com/watch?v=kv8_EZrNhpY  vídeo 2

Depois de assistir aos vídeos 1 e 2, compare como foi realizada a produção musical. Escreva:

-Autor da música 1:

R_______________________________________________________

-Tipos de instrumentos, músicos e outros que participam dessa execução

R_______________________________________________________

-Local e tipo de apresentação, forma de registro

R__________________________________________________

-Você percebe a reprodução do som específico da movimentação do trem?

R___________________________________________________

-Autor da música 2:

R_______________________________________________________

-Tipos instrumentos, músicos e outros que participam dessa execução:

R________________________________________________________

-Local e tipo de apresentação, forma de registro:

R_________________________________________________________

-Com quais equipamentos foi realizado o som do movimento do trem?

R________________________________________________________

Se estiver com o caderno do aluno, consulte as páginas 88 e 89.

Atividade 2

Leia a seguir sobre o trabalho dos profissionais de música.

Regente (maestro) – Responsável por reger orquestras ou bandas, criando composições, melodias, arranjos, dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais;

Produtor musical – Responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores, e por participar de todo o processo da produção;

Professor de música – Responsável por ministrar aulas teóricas e práticas de música na rede municipal, estadual, particular e/ou projetos sociais;

Pesquisador musical – Responsável por realizar pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura, na área de música, a partir de metodologias científicas e culturais;

Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres responsável por consertar ou construir instrumentos musicais;

Cantor ou vocalista- Responsável por cantar, ou seja, usar a voz como seu instrumento musical;

Musicoterapeuta – Responsável por utilizar a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e social de indivíduos  ou grupos;

Instrumentista – Responsável por integrar conjuntos vocais e instrumentais, manipulando instrumentos melo-rítmicos;

Crítico musical – Responsável por escrever e publicar em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e shows musicais;

• DJ ou disc jockey – Responsável por transmitir música (muitas vezes da sua autoria) na rádio, televisão ou em outros locais diversos (baladas, shows, etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam diversos estilos para atender a todos tipos de público;

Cantor de jingle – Responsável por trabalhar seu conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, para conseguir interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao público”.

Escolha uma dessas profissões e faça uma pesquisa sobre o tema. A partir da sua pesquisa, faça uma dissertação dos desafios dessa profissão, o que ela tem de interessante e onde você poderia fazer uma formação para atuar com a mesma.  Pesquise sobre apps e softwares capazes de auxiliar na profissão escolhida, se for o caso. Na página 90 do caderno do aluno você encontrará algumas informações e links.

O seu texto deve ter no mínimo 10 linhas, deve citar as fontes consultadas e indicar links de vídeos, textos e apps pesquisados.

Enviar as atividades 1 e 2com nome e sala para glynschi@gmail.com  ou postar no classroom.

Participe das aulas na sua sala de whatsapp e assista as aulas do CMSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!