segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ATIVIDADES DE REVISÃO DE GEOGRAFIA – 3º ENSINO MÉDIO

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO CARAGUATATUBA

Avenida Alagoas, 539 – Indaiá CEP 11665-160 – Caraguatatuba – SP –Brasil – Atendimento: (12) 3886-3688 / e-mail:decaraguatatubagab@gmail.com

 

EE DR GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS – ILHABELA

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

PROFESSOR: Cristina Terribele

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 21 a 30 de setembro de 2020

 

ATIVIDADES DE REVISÃO DE GEOGRAFIA – 3º ENSINO MÉDIO.

 

 

1- O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?

Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.

No entanto, à medida que as florestas são queimadas ou retiradas e o processo de aquecimento global é intensificado, o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados.

Ironicamente, enquanto as florestas tropicais úmidas diminuem continuamente, o trabalho científico realizado nas últimas duas décadas jogou um pouco de luz sobre os vínculos essenciais que existem entre a saúde das florestas tropicais e o resto do mundo [...].

WWF Brasil. Por que a Amazônia é importante? Disponível em: http://www.wwf.org.br, Acesso em: 13/09/2013.

 

Sobre a Floresta Amazônica, considere as seguintes afirmações:

I. Evapotranspiração intensa e produção de umidade;

II. Vegetação densa e fechada;

III. Produção de oxigênio para o planeta;

Dentre as alternativas acima, aquela (s) que demarca (m) corretamente a importância da Floresta Amazônica para a biosfera é (são):

a) I

b) I e II

c) I e III

d) II e III

e) I, II e III

 

2- Dentre as alternativas abaixo, todas representam um exemplo de como o clima influencia as vegetações e os solos, exceto:

a) Formação espinhosa em cactos para retenção de água em climas secos.

b) Solos rasos na região do semiárido nordestino

c) Formato cônico das coníferas para evitar o acúmulo de neve

d) Galhos retorcidos nas árvores do Cerrado para facilitar a evapotranspiração.

e) Solos pobres e arenosos em regiões de desertos.

 

3- (UFPE – com alterações)

As formações vegetais, observadas na superfície terrestre, sofrem influências diretas e indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos, demonstrando a interdependência entre os elementos biológicos, climáticos e geomorfológicos. Com relação a esse tema, julgue as alternativas a seguir:

I (    ) a altitude e a latitude são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma zonação fitogeográfica.

II. (    ) nas zonas frias, a vegetação de tundra é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes.

III. (    ) as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.

IV. (    ) as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações reduzidas, caracterizam-se pelas gramíneas altas, que morrem na superfície no período de inverno.

 

4- (UFRRJ-RJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um “quadro” que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:

 

a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.

b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.

c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.

d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio a

e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.

5- (UNESP-SP) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa.

d) Caatinga.

e) Amazônico.

 

6- “O processo de envelhecimento nos países desenvolvidos ocorreu muito tempo depois de eles terem adquirido padrões elevados de vida, com redução das desigualdades sociais e econômicas (…). O desenvolvimento social e econômico na América do Norte e Europa Setentrional e Ocidental já estava determinado quando as demandas de uma sociedade que envelhecia (e mesmo as preocupações sobre isso) foram reconhecidas (…).

Nenhum país na América Latina apresenta uma história e um contexto institucional similares. Ao contrário: em quase todos os países, um processo de envelhecimento altamente comprimido começa a ocorrer no meio de economias frágeis e níveis crescentes de pobreza (…)”.

(Adaptado de: LEBRÃO, M. L. O envelhecimento no Brasil: aspectos da transição demográfica e epidemiológica. Saúde Coletiva, vol. 4, nº 017. São Paulo: Editorial Bolina, 2007. p.137).

Diante das considerações acima mencionadas, pode-se concluir que

 

a) há um processo generalizado de envelhecimento populacional em todo o mundo, o que é explicado pela explosão demográfica vivenciada atualmente pela maioria dos países.

b) a transição demográfica não representa um avanço das sociedades se não for acompanhada por uma política de distribuição de renda e democratização das estruturas sociais.

c) a queda das taxas de natalidade vem se tornando um problema para os países subdesenvolvidos, que atingem os mais altos índices de envelhecimento populacional.

d) ao contrário da América do Norte e da Europa, a América Latina apresenta um envelhecimento médio de sua população, acentuado pelas fragilidades de suas economias e níveis de renda.

 

7- Israel possui 22.000 Km2 e uma população de 5.500.000 habitantes e uma renda per capita de 13.220 dólares. Calcule a densidade demográfica.

a) 25hab/Km2.

b) 250hab/Km2.

c) 350hab/Km2.

d) 150 hab/Km2.

e) 2.500 hab/Km2.

 

8-          [...] Tendo 1,6 milhão de árabes israelenses dentro de seu próprio território e ainda controlando desde 1967 parte considerável da Cisjordânia, Israel acabaria tendo, num dia não muito distante, uma população árabe maior do que a judaica, devido ao alto índice de natalidade entre os palestinos, comparado aos israelenses.

Pois bem, a “bomba demográfica” virou miragem, segundo dados divulgados pelo Bureau Central de Estatísticas de Israel sobre a composição da população em Israel e na Cisjordânia.

Por fatores ainda não devidamente explicados, e talvez ligados, conscientemente ou não, ao constante temor de ver o país varrido do mapa por regimes muçulmanos radicais, o índice de natalidade dos israelenses subiu gradativamente ano a ano até atingir a atual e alta média de 3 filhos por casal, praticamente idêntico ao dos palestinos da Cisjordânia – 3,1 filhos por casal [...].

 

SETTI, Ricardo. “Bomba demográfica” árabe deixa de existir em Israel. Disponível em: veja.abril.com.br

 

O governo israelense vem constantemente se preocupando em elevar o número de habitantes do país para que, com um quantitativo populacional maior, consiga maior pressão internacional para avançar sobre o território palestino. De acordo com a leitura do texto, podemos observar que a principal estratégia adotada para aumentar o número de habitantes é:

 

a) intensificar as taxas de migrações

b) aumentar o crescimento absoluto

c) melhorar a expectativa de vida

d) melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

e) elevar o crescimento vegetativo

 

9- "A estimativa do Banco Mundial é que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza, chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da população."

Os momentos de crise como a pandemia causada pelo coronavírus atingem de modo mais evidente aos mais pobres. Um dos fatores indicativos para definir a pobreza extrema está relacionado com a segurança alimentar. O indicador de segurança alimentar é referente ao (à):

 

a) segurança nos transportes de insumos agrícolas.
b) acesso físico e econômico à alimentação saudável e adequada.
c) condições para a reabertura do comércio de alimentos.
d) limpeza de produtos comprados em mercados para a eliminação do coronavírus.

 

10- Acompanhe o gráfico:



O gráfico acima demonstra um forte desequilíbrio entre os salários recebidos por homens e mulheres.

O mesmo estudo ainda afirma que apesar das mulheres ganharem menos que os homens trabalham mais: 54,4 horas semanais, contra 51,4, dos homens.

 

Segundo o IBGE, essa diferença se deve a dois fatores principais:

 

1.       A responsabilização das mulheres sobre o trabalho doméstico que as obrigam a assumir empregos com horários mais flexíveis para que possam conciliar as tarefas.

2.       O preconceito contra a mulher refletido nas contratações para cargos de chefia e gerência.

Esses estudos evidenciam que no Brasil ainda há uma forte desigualdade:

a) de gênero
b) de religiosa
c) racial
d) jurídica

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!