quinta-feira, 5 de novembro de 2020

História - professor Marcondes - 2ºE -

 

ORIENTACÕES: • Atividade Individual

                            • Pesquise as palavras desconhecidas no dicionário ou internet

TEXTO: AS REFORMAS RELIGIOSAS NA EUROPA

O Brasil é o segundo maior país do mundo em número de cristãos, atrás apenas dos Estados Unidos. São inúmeras e diferentes práticas cristãs: católica, luterana, presbiteriana, batista, metodista, adventista, pentecostal etc. Algumas delas tiveram início na Europa no século XVI, em meio a movimentos que propunham reformar algumas práticas e dogmas da Igreja Cristã.

O movimento resultou em violência, conflitos e ate mesmo guerras, que se estenderam por décadas. Ao final, a maior conquista foi a liberdade. E não apenas liberdade religiosa, já que esse princípio, ou direito, estendeu-se para muitas outras esferas da vida, como a política e a economia. Vamos entender melhor essa história!

A crise religiosa europeia

Nos séculos XIV e XV, a Igreja Católica enfrentou uma época de crise. Sua autoridade temporal e espiritual era constantemente contestada por intelectuais e por reis.

Os próprios membros da Igreja passaram a discordar de algumas doutrinas e práticas do clero, o que causou desavenças internas. Muitos integrantes pensavam em reformá-la, embora não contassem com o apoio da cúpula, que sufocava as pretensões de mudança.

Na Inglaterra, por exemplo, John Wycliff, um professor de Teologia, liderou um grupo de pessoas que traduziu a Bíblia do latim – incompreensível para a maior parte da população – para o inglês e defendeu a criação de uma Igreja nacional, despojada (desapegada) de riquezas.

Mais tarde, em Florença, o dominicano Girolamo Savonarola procurou persuadir os florentinos a abdicar do luxo, combater a corrupção e desencadear uma cruzada para a purificação da Península Itálica.

Naquele período, a tentativa de reformar a Igreja era uma tarefa difícil.

REFORMAS RELIGIOSAS

Durante o século XVI, o território que hoje compõe a Alemanha era um conjunto de principados e cidades autônomas que faziam parte do Sacro Império Romano – Germânico.

Assim como em outras partes da Europa, os diferentes grupos sociais estavam descontentes com a Igreja Católica. A nobreza ambicionava suas terras, a burguesia desejava libertar-se da obrigatoriedade de enviar dinheiro a Roma e o povo também queria se livrar dos inúmeros tributos que pagava.

LUTERANISMO

Nesse contexto, desde 1513, o sacerdote agostiniano Martinho Lutero vinha protestando contra as ações e os ensinamentos da Igreja. Ele se opunha à venda de indulgências e pregava que somente a fé – e não a Igreja ou as boas obras praticadas – poderia salvar as pessoas.

Em 1517, Lutero afixou na porta da catedral de Wittenberg 95 teses contra a venda de indulgencias, criticando a autoridade do papa e defendendo a livre interpretação da Bíblia.

Essa atitude teve diversas repercussões. Os nobres que ambicionavam as terras da Igreja, a burguesia que desejava que o seu dinheiro permanecesse na Alemanha e os pobres que ansiavam por mudanças, todos apoiaram as ideias de Lutero, reproduzindo suas teses e as divulgando por toda a região.

Incomodado com o que acontecia, em 1520, o papa Leão X ordenou que Lutero se retratasse. Diante da negativa do monge, excomungou-o.

Dicionário histórico

A Ordem de Santo Agostinho (dos agostinianos) foi fundada em 1244 e atua nos campos da educação e da promoção social.

Indulgência – 1, Tolerância para perdoar os erros alheios. 2, Perdão de culpa ou dívida. 3, Remissão parcial ou total dos pecados cometidos. 4, Falta de rigor.

 






 

 

ATIVIDADE

LEIA O DOCUMENTO ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES:

AS 95 TESES DE LUTERO

Os trechos abaixo, fazem parte das 95 Teses afixado por Lutero na porta da Catedral de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517 e colocava em xeque várias práticas da Igreja, algumas críticas que se dirigem contra a prática de venda de indulgências.

21 – Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.

(...)

33 – Deve-se desconfiar daqueles que dizem que as indulgências do papa são um inestimável dom divino pelo qual o homem se reconcilia com Deus.

(...)

36 – Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem plena remissão do castigo e do pecado; ela é-lhe devida sem indulgência.

(...)

50 – É preciso ensinar aos cristãos que, se o papa conhecesse as usurpações dos pregadores de indulgências, ele preferiria que a basílica de São Pedro desaparecesse em cinzas a vê-la construída com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas.

Coletânea de documentos históricos para o 1º grau. São Paulo: CENP/SEE. P.81-82.

QUESTÃO 1 – Considere o documento acima, depois responda:

a)     O nome do autor do texto?

b)     A data em que foi escrito?

c)     A quem ele se dirigia com suas críticas?

d)     O assunto principal?

QUESTÃO 2 – Qual era a posição de Lutero quanto à prática da venda de indulgencias pela Igreja? Ele era contra ou a favor? Como você chegou a essa conclusão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

     Olá queridos, Segue o link:  Clique Aqui Abraços e boa semana!