terça-feira, 9 de junho de 2020

Atividades para o mês de Junho - 2º D (parte 1)

E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
2° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turma: 2° Ano D
Cronograma: de 02/06/2020 a 12/06/2020

CONTEÚDO: Determinantes – Calcular determinantes de 3ª ordem.
Situação de Aprendizagem 8 – Volume 1 – 2° Ano – Resoluções de determinates
HABILIDADES:
Calcular determinantes de 3ª ordem. (T1–H14–GIII)
PLANO DE AULA: relacionar um sistema de equações lineares à matriz correspondente. Calcular determinantes de 3ª ordem. (Conteúdo para 10 aulas)
MATERIAL: Exercícios subjetivos sobre determinantes.
OBSERVAÇÂO: É necessário a impressão ou cópia das páginas seguintes.

Determinante de uma matriz quadrada

Se A é uma matriz quadrada A de ordem 2, dada por: A = 
A11
a12
A21
a22
definimos o determinante de A, denotado por det(A), como: det(A) = a11.a22 – a21.a12
Se A é uma matriz quadrada A de ordem 3, dada por: A = 
a11
A12
a13
a21
A22
a23
a31
A32
a33
definimos o determinante de A, como:
det(A) = a11a22a33 + a21a32a13 + a31a12a23  – (a11a32a23 + a21a12a33 + a31a22a13)

Regra prática de Sarrus: Dada a matriz A de ordem 3:
A = 
a11
a12
a13
a21
a22
a23
a31
a32
a33
Repetimos as duas primeiras colunas após a terceira coluna, de forma a montar uma matriz com 3 linhas mas com 5 colunas.
a11
A12
a13
a11
a12
a21
A22
a23
a21
a22
a31
A32
a33
a31
a32
Marcamos 3 diagonais que descem, de acordo com algumas cores. Os produtos obtidos nas diagonais que descem devem ter o sinal positivo.

a11
a12
a13
a11
a12
a21
a22
a23
a21
a22
a31
a32
a33
a31
a32

Produto cor amarela
a11a22a33
Produto cor verde
a12a23a31
Produto cor azul
a13a21a32
Marcamos agora 3 diagonais que sobem, de acordo com outras cores. Os produtos obtidos nas diagonais que sobem devem ter o sinal negativo.

a11
a12
a13
a11
a12
a21
a22
a23
a21
a22
a31
a32
a33
a31
a32

Produto cor rosa
a11a22a33
Produto cor bege
a12a23a31
Produto cor khaki
a13a21a32
O determinante da matriz A é a soma dos seis produtos, conservados os sinais:
det(A) = a11a22a33 + a21a32a13 + a31a12a23  – (a11a32a23 + a21a12a33 + a31a22a13)
Observamos que esta regra não funciona para matrizes de ordem diferente que 3.

Propriedades dos determinantes
Em todas as situações abaixo, consideraremos matrizes quadradas de ordem n>2.
Se In é a matriz identidade, então: det(In) = 1
Se N é uma matriz nula, então: det(N) = 0
Se uma linha (ou coluna) da matriz A for nula, então: det(A) = 0
A matriz A bem como a sua transposta At, possuem o mesmo determinante de A, isto é:
det(At) = det(A)
Se B é a matriz obtida pela multiplicação de uma linha (ou coluna) da matriz A por um escalar k, então:
det(B) = k det(A)
Se B=kA, onde k é um escalar, então: det(B) = kn det(A)
Se B é a matriz obtida pela troca de duas linhas (ou colunas) de A, então: det(B) = – det(A)
Se A tem duas linhas (ou colunas) iguais, então: det(A) = 0
Se a diferença entre os elementos de duas linhas (ou colunas) de uma matriz A é uma mesma constante, então: det(A) = 0
Se uma linha (ou coluna) de A for múltipla de uma outra linha (ou coluna) de A, então: det(A) = 0
Ao fixar todas as linhas (ou colunas) de uma matriz exceto uma delas, o determinante de A será uma função linear da linha (ou coluna) não fixada da matriz.
Ao multiplicar (ou dividir) uma linha (ou coluna) de uma matriz por um número real k, o determinante da matriz será multiplicado (ou dividido) por k.

Exercícios Resolvidos:
1) Dadas as matrizes A = , B = e C = , determine:
a) X = A2 – 3B + 4C – I.
b) detX
c) det A
d) det B
e) detC
a) X = . – 3. + 4.
X = +
X = +
X = X =

b) detX = detX = 5280 + 3567 + 888 – (– 528 – 696 + 45510)
detX = 10959 – 45510 detX = – 34551

c) detA = detA = 1 – 48 + 40 – (20 + 24 – 4) detA = 45 – 92 detA = – 47

d) detB = detB = 16 – 5 – 18 – (– 12 + 12 – 10) detB = – 7 + 10 detB = 3

e) detC = detC = – 4 – 8 – 27 – (– 24 – 3 – 12) detC = – 39 + 39 detC = 0
2) Determine x na equação .
4x + 2x – 0 – (– 4 + 4x + 0) = 8 6x + 4 – 4x = 8 2x = 8 – 4 2x = 4 x = x = 2
3) Determine x na equação .
18 + 4x – 3x – (2x – 12 + 9x) = 0 18 + 1x – 11x + 12 = 0 – 10x = – 30
x = x = 3

4) Determine x na equação x = +
x = +
x = (24 + 0 + 5 – (– 40 – 0 + 18)) + (– 45 – 1 + 48 – (6 + 18 +20)) x = (29 – (– 22)) + (2 – (44))
x = (29 + 22) + (2 – 42) x = (51) + (– 42) x = 51 – 42 x = 9

E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos
Disciplina: 00784 – Matemática
Professor Marcelo Reimberg Christe
2° Ano do Ensino Médio 2020
Período: Manhã
Turma: 2° Ano D
Cronograma: de 02/06/2020 a 12/06/2020

Exercícios propostos:
1) Calcule cada um dos determinantes abaixo:
a) detA =
b) detB =
c) detC =
d) detD =

2) Calcule o valor de x em cada um dos determinantes abaixo:
a) = 0
b) = 2
c) =

Um comentário:

  1. Boa noite turma. Eu sei que todos nós estamos passando por uma situação complicada em todos os sentidos. Mas mesmo assim, devemos ter fé na vida e em todas as dificuldades que ela nos proporciona neste momento. Muitos de vocês, já sei, tem dificuldades e limitações em relação à Matemática. Porém, estou tentando passar o mínimo e necessário para o curso de vocês tenha uma conclusão. Tentem fazer as atividades e comunique-se comigo se houver dificuldades e também, me ajudem a passar as atividades para os colegas que vocês sabem que não tem uma comunicação fácil com equipamentos de interação digital (celular próprio, local exclusivo de estudos, e outras situações que não ajudam nos estudos), devido às limitações ao possibilidade de acesso. Por isso peço que acessem a Secretaria Escolar Digital (SED) e usem os recursos possíveis à aqueles que tem este acesso. Abaixo estão 3 códigos de acesso gratuito ao Google Classroom. Porque 3, isto eu não sei. Usem o 1° e se não der certo, usem os outros 2 códigos. Mas tentem. Eu fiz o convite em cada um deles. O 1° tem de todos os professores. Os demais somente eu kkk.Bons estudos e protejam-se. Estejam com DEUS.
    A seguir, os códigos do Google Classroom.
    2° Ano D
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    4hnxuhr
    Boa noite e bom descanso.

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Atividade Quinzenal - Prof. Vinícius Rondon

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